Escritora, pesquisadora e compositora tem mais de 30 obras publicadas
O último episódio inédito da temporada de 2023 do Conversa com o Autor recebe a escritora, pesquisadora e compositora Ieda de Oliveira. O programa vai ao ar na Rádio MEC neste domingo (17), às 12h30. Apresentada por Katy Navarro, a atração radiofônica terá nova temporada a partir de março do ano que vem.
Com mais de 30 anos de trajetória literária, Ieda escreveu mais de 30 obras, conquistou diversos prêmios e se tornou uma reconhecida conferencista internacional. A convidada é pós-doutora em Análise do Discurso pela Université Paris XIII, doutora em Letras pela USP, mestre em Letras pela PUC-Rio e especialista em literatura infantil e juvenil pela UFRJ.
Durante o bate-papo com Katy Navarro, Ieda de Oliveira fala de seus dois livros mais recentes: “Entre Medos e Segredos”, publicado em maio, e “O azul de Gabriel”, em fase de lançamento. O primeiro é uma história onde a inveja, a mentira, a intriga e o fantasmagórico perseguem os personagens. Por outro lado, de forma intensa, também existe a força da amizade, do amor e da superação. A autora conta que, neste livro, busca tratar da questão do autoconhecimento para entender melhor o outro.
Em “O azul de Gabriel”, Ieda descreve a trajetória do personagem principal, que é do espectro autista, desde o nascimento até os 15 anos. A narração é feita pelo irmão mais velho e a trama mostra aspectos amorosos, difíceis e emocionantes da vida de quem tem autismo e também de quem convive com pessoas autistas. É uma obra de ficção, mas que levou a escritora a pesquisar muito e fazer dezenas de entrevistas. Foram oito anos de estudo, análise, escuta e escrita, até o lançamento deste livro sensível, atual e focado na realidade do autista.
O relato sobre a recente publicação fez a convidada se emocionar durante a entrevista no Conversa com o Autor. O que ficou depois que colocou o ponto final na história? Humanidade, responde Ieda de Oliveira.
Sobre o Conversa com o Autor
Apresentado e produzido pela jornalista Katy Navarro, o programa Conversa com o Autor tem o objetivo de divulgar a literatura brasileira e incentivar a leitura. A atração semanal da Rádio MEC recebe autores para um bate-papo sobre suas publicações e assuntos variados do mundo dos livros.
São quase 30 minutos de uma conversa que gira em torno dos lançamentos, títulos, curiosidades, processo criativo, sugestões de obras, leituras e as diversas narrativas literárias dos autores brasileiros.
Após três anos fora do ar, Conversa com o Autor volta à grade da Rádio MEC em 2023, ano em que completa uma década. Os episódios da nova temporada do programa também ficam disponíveis em formato de videocast no canal da emissora pública no YouTube.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Histórico da emissora
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.
A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.
Serviço
Conversa com o Autor – domingo, dia 17/12, às 12h30, na Rádio MEC AM
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
-Divulgação EBC-
Ieda de Oliveira e Katy Navarro – Foto de Capa: Divulgação / Rádio MEC