O carnavalesco Leandro Vieira e o diretor executivo da Imperatriz Leopoldinense, João Felipe Drumond, desembarcaram nesta quinta-feira (04.08) em Pernambuco para uma expedição no estado. Em 2023, a agremiação vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”. O tema se inspira em cordéis populares, como “A chegada de Lampião no inferno”, “O grande debate que teve Lampião com São Pedro” e “A chegada de Lampião no céu”.
“O objetivo era conhecer de perto a história de Virgulino Ferreira da Silva e enriquecer ainda mais a história que a Imperatriz Leopoldinense contará na avenida”, afirma João Felipe.
Em Recife, a delegação da Imperatriz visitou o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Secretaria de Turismo e o Museu Cais do Sertão. Já em Serra Talhada, terra natal de Lampião, foram visitadas a sede da prefeitura municipal e o Museu do Cangaço.
“O enredo surge como uma vontade de falar de um pedaço do Brasil que vale a pena. O Brasil da cultura popular. Da oralidade. Da tradição da contação de histórias. O Brasil que delira e reinventa realidades, já que o mundo real não basta. O Brasil do cordel. Dos repentes. O enredo surge de um Brasil que a gente alimenta na memória afetiva como uma espécie de Brasil imaginário para suportar o Brasil real”, diz Leandro Vieira.
A disputa de samba-enredo para o Carnaval de 2023 na Imperatriz começa no dia 04 de setembro. O regulamento completo da disputa pode ser acessado no site oficial da escola: imperatrizleopoldinense.com.br. Esta é a primeira vez que a disputa será aberta a todos os compositores interessados. Poetas de escolas coirmãs, filiados a entidades musicais em geral, e talentos dos mais variados gêneros podem inscrever suas obras no concurso.
-Pedro Henrique Leite-
Assessor de Imprensa Gres Imperatriz Leopoldinense
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.2