Evento foi realizado no Palácio da Cidade e contou com a presença da Corte Real da festa carioca
.
O Carnaval de 2025 do Rio está oficialmente aberto. Ao entregar, de forma simbólica, a chave da cidade ao Rei Momo Kaio Mackenzie, o prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta sexta-feira (28/2), a temporada de folia no Rio e o início do reinado da corte carnavalesca deste ano. A cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, foi apresentada pelo carnavalesco e pesquisador Milton Cunha e contou com a presença de toda a Corte Real.
– Esse é o meu 13º ano transmitindo esse cargo tão honroso e que me dá tanto orgulho. A maneira como o Rio construiu sua identidade, sua força e imagem tem relação direta com a maior manifestação cultural do nosso país e do mundo. O meu muito obrigado a essa gente do samba, das escolas de samba, dos blocos, que celebram a vida todos os anos no nosso Carnaval – afirmou o prefeito, comemorando o momento de celebração na “capital mundial do Carnaval”.
A cerimônia também contou com apresentações da bateria da Unidos do Viradouro, escola campeã do Carnaval do ano passado, e da banda da Guarda Municipal do Rio.
Agradecendo a presença de todos, o Rei Momo Kaio Mackenzie ressaltou a importância do momento para a cidade.
– Esse é um evento de suma importância para o Carnaval e para a cultura carioca. Como Rei Momo dessa cidade maravilhosa que tem o maior Carnaval do mundo, é uma honra receber a chave da cidade. O povo merece, precisa e quer o Carnaval de 2025. Tenho certeza que vai ser o maior de todos os tempos. Oficialmente eu declaro aberto o Carnaval de 2025 – disse Mackenzie.
Além do Rei Momo, também estiveram presentes na cerimônia a Rainha do Carnaval 2025, Thuane Ribeiro; as Princesas Rhuanda Monteiro e Jéssica Almeida; o muso Luis Otávio Antonio dos Santos; a musa Bianca de Oliveira Mourão Ermida; e também do cidadão não-binário Lucas Antonio Valentim da Silva.
Guardiã da chave da cidade, que é entregue ao Rei Momo a cada Carnaval, a família Candonga participou da solenidade. Também estiveram presentes representantes das Associações das Velhas Guardas das escolas de samba cariocas e o casal Raul Farias Lima e Iza Xavier, que forma a Dupla do Rio de Perna de Pau, mestre-sala e porta-bandeira da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Riotur.
-Riotur-
Foto de Capa: Alexandre Macieira / Riotur
@ Portal AL 2.0.2.5