A partir de amanhã, 11/2, o Centro Cultural Light inicia uma programação especial em comemoração e homenagem ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência em suas redes sociais. Alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 5 “Igualdade de Gênero” e pensando na importância dessa data, o espaço vem, desde 2018, destacando a participação das mulheres na ciência por meio de conteúdos educativos sobre a temática.
Com uma variedade de publicações, que vão desde a reflexão sobre o que é ciência até o destaque de cientistas mulheres de áreas diversas, o conteúdo começa a ser liberado a partir desta sexta-feira e vai até o fim do mês, sendo liberado gradativamente nas redes sociais do espaço no Instagram e Facebook (@centroculturallight) de forma gratuita.
A programação trará curiosidades sobre mulheres que ganharam destaque no âmbito científico, como Mária Telkes, cientista responsável por projetar a “Dover House”, uma casa experimental para testar a força da energia solar. Com esse experimento, Telkes comprovou que a energia solar pode ser usada para aquecimento e geração de energia, uma inovação que impactou e segue impactando o planeta até hoje.
A brasileira Verena Paccola também ganhará destaque na programação, a jovem identificou mais de 25 asteroides no sistema solar usando um software da NASA. Verena, em isolamento social, inscreveu-se no treinamento aplicado pela NASA, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e dividia seu tempo entre estudar os conteúdos para os exames de ingresso nas faculdades e a caçada por asteroides. A estudante ganhou prêmios destas duas Instituições.
Sobre o dia 11 de fevereiro
Em dezembro de 2015, o dia 11 de fevereiro foi estabelecido, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. A data tem como finalidade celebrar os feitos de mulheres nessa área e encorajar as gerações mais novas a buscarem a carreira científica.
Dialogando com os propósitos da ONU, o Programa Educativo Cultural Light comemora esse dia junto seu público. Em 2018, primeiro ano em que se festejou a data no Centro Cultural Light, foram propostas duas atividades ao público escolar: uma oficina de aerogami, em que aeromodelos de papel eram construídos e falava-se sobre como a história da aviação foi construída também por mulheres, e outra relacionada ao uso e à construção caseira de um microscópio, objeto relacionado à figura de um cientista.
O Programa Educativo Cultural Light conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel).
-Assessoria de Imprensa – Light-
Fotos de Capa: Thalita Cardoso
@ Portal AL 2.0.2.2