Ação também vai proporcionar oportunidades a 560 jovens das 19 edições do programa
De acordo com a recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil, entre jovens de 18 a 24 anos, chegou a 18% no último trimestre. Entre os motivos que podem ajudar a aumentar esse número, está a falta de oportunidades. Seja na área profissional, como também na educação e na saúde, principalmente quando se fala na saúde mental.
Pensando nisso, o Centro de Promoção e Saúde (Cedaps), em parceria com a Organização YouthBuild Internacional, acaba de lançar o “Censo da Rede Jovens Construtores”. A pesquisa será realizada por 19 graduados do Programa Jovens Construtores – desenvolvido no Brasil, pelo Cedaps, desde 2009 – com 560 jovens, que participaram de todas as edições realizadas em comunidades do Rio de Janeiro. O objetivo é analisar como estão os indicadores e de que forma as ações oferecidas estão alcançando essa rede, visando a fortalecer ainda mais os resultados de ações futuras, além de também proporcionar aos selecionados para aplicar a pesquisa uma oportunidade de mostrarem o seu potencial.
”A pesquisa será aplicada até a segunda semana de novembro e com a análise final, a ideia é oferecer a esses jovens, oportunidades de trabalho profissional, qualificação, suporte socioemocional e regularização de documentos. Entre os objetivos do programa Jovens Construtores, está o aumento de renda e escolaridade dos jovens. Vamos verificar se isso realmente aconteceu. Sou morador de comunidade como eles e sei como é importante ter um projeto voltado a jovens de periferia. Muitos não têm chance nem de terminar os estudos, imagina conseguir emprego ou tratar da saúde mental”, diz Arthur Felizardo.
Morador do Morro dos Prazeres, no Centro, Arthur tem 26 anos, participou da edição de 2015 do Jovens Construtores. Hoje integra a equipe técnica do Cedaps, é formado em gestão comercial, possui MBA em gestão estratégica e já representou o programa nos Estados Unidos.
O censo será realizado na Zona Norte, nas comunidades, Complexo do Alemão, Borel, Mangueira, Maré, Del Castilho e Pavuna, no Centro, nos Morros dos Prazeres e da Providência, e na Muzema e 29 de Março, na Zona Oeste. Os pesquisadores terão o apoio da equipe técnica do PJC e as organizações de base comunitárias vão apoiar os jovens pesquisadores nos seus territórios. O resultado da pesquisa será divulgado em dezembro.
Uma nova edição do PJC está sendo realizada em Rio das Pedras, Zona Oeste. Em parceria com a concessionária de saneamento básico Iguá, os participantes estão recebendo treinamento para formação em encanadores.
O Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, de 17 a 25 anos, originalmente concebida pela organização YouthBuild. O objetivo é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.
Sobre o Cedaps
Promover o fortalecimento de comunidades e territórios populares, jovens e serviços públicos de saúde, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis. Essa é a missão do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) que, em 2023, chega aos 30 anos, com relevantes conquistas e uma série de projetos em andamento.
A atuação do Cedaps, para realização e parceria em ações, projetos e programas, se organiza através de três frentes: Prevenção e Cuidado, Juventude e Serviços Públicos, que são integradas e transversais.
Instagram: https://www.instagram.com/cedapsbrasil/
-RPA Comunicação Estratégica-
Primeiro encontro Censo – Jovens Construtores – Foto de Capa: Divulgação / Cedaps
@ Portal AL 2.0.2.3