Por Carolina Branchi
Nos últimos tempos o e-commerce cresceu de forma bastante expressiva. Empresas de diversos segmentos passaram a investir não só em vendas on-line, mas também na divulgação e na comunicação para tentar atrair novos consumidores. Fato é que o crescimento do setor, impulsionado pela pandemia, também trouxe muita concorrência. Mas, diante de um mercado tão disputado, como fazer para criar a melhor estratégia e melhor ação para ter sucesso?
O primeiro passo é a captação de novos contatos. Como fazer isso? O ponto de conversão é um ótimo caminho. Ou seja, converter a pessoa que visita o site em um cliente que vai fechar uma compra. Para isso, os formulários de cadastros e os pop-ups (janela secundária no site, exibida conforme a navegação do público) são mecanismos muito utilizados. Por meio deles é possível solicitar nome, e-mail e a partir daí disparar uma mensagem de boas-vindas com um desconto ou algum outro benefício.
Esses novos contatos receberão produtos direcionados, já a plataforma de automação consegue mensurar os cliques tanto no e-mail quanto no site. Fazendo assim, os produtos são enviados de acordo com o interesse do cliente.
Sabe qual outra estratégia muito importante? Recuperar o carrinho on-line que foi abandonado. De forma recorrente, muitas pessoas se esquecem de comprar os produtos ou simplesmente na hora de efetuar o pagamento ficam na dúvida se querem mesmo os itens lá selecionados e não concluem o processo. Então, uma maneira de ajudar na efetivação da compra é enviar um e-mail relembrando os produtos do carrinho.
Ações pós-venda
Tão importantes quanto as vendas são as ações adotadas depois que elas forem executadas. É isso que vai trazer para a empresa o entendimento de como foi a compra do cliente, a entrega e o atendimento de maneira geral. Dependendo do produto, um e-mail com informações sobre como utilizá-lo também é uma ótima alternativa.
Para aqueles produtos que serão comprados novamente depois de um tempo, encaminhar um e-mail dizendo que ele está acabando e que chegou a hora de comprar mais pode ajudar a manter o relacionamento.
Aniversário e datas especiais
A lembrança de aniversários de clientes e também de datas especiais é uma estratégia fundamental. É preciso ter uma comunicação personalizada e com alternativas diferentes para que o cliente possa entrar em contato para comprar. Porque, mesmo com o avanço do e-commerce, as pessoas querem falar com o atendimento, principalmente no WhatsApp. Então, aquele lembrete de “chame agora nosso atendimento para saber mais sobre o nosso produto” facilita a compra.
O papel da plataforma de automação é justamente para que o cliente tenha mais agilidade. Mas toda ação estratégica da empresa sempre precisa ser analisada, porque isso permite saber se está no caminho certo ou se algumas coisas precisam ser alteradas para se ter mais sucesso. Só que toda estratégia necessita de um tempo para ser testada. E todo cliente precisa sentir que aquele comunicado é para ele.
Carolina Branchi é diretora de integrações da Dinamize, empresa que está no mercado de tecnologia desde 2000 e oferece softwares para automação de marketing e e-mail marketing.
Sobre a Dinamize
A Dinamize é uma plataforma completa em automação de marketing e e-mail marketing. A empresa se consolidou no mercado de tecnologia atraindo clientes dos mais diversos segmentos. São cerca de 22 mil marcas atendidas no Brasil e no exterior, além de mil canais parceiros. Possui operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba. Fora do país tem unidades nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal. Por meio de suas plataformas, a Dinamize ajuda as empresas a venderem mais e ter uma comunicação mais personalizada com o cliente. Para mais detalhes, visite o site: https://www.dinamize.com.br/.
-NB Press Comunicação-
Foto de Capa: Reprodução / Instagram
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