Vanessa Aggio, Rainha de Bateria da escola de samba Camisa 12, foi pé quente, além de ter sido um dos grandes destaques do desfile de 2025 no Grupo de Acesso II do Carnaval de São Paulo. Com uma fantasia deslumbrante, em tons de azul e prata, que simbolizava o orixá Ogum, Vanessa encantou o público e ajudou a levar a escola ao vice-campeonato.
A fantasia luxuosa de Vanessa foi um dos elementos mais comentados da noite. Inspirada em Ogum, orixá da guerra e da força, a peça foi detalhadamente construída com cristais de Strass Swarovski em uma estética imponente, refletindo a força e a energia do orixá. Ao longo do desfile, a rainha de bateria se destacou, mostrando não apenas sua beleza, mas também o enorme simbolismo de sua fantasia, que emocionou quem estava na avenida.
As escolas que integram o grupo de acesso II do Carnaval de São Paulo, como nos últimos anos, desfilam uma semana antes das escolas do grupo especial, e sendo assim, tiveram a missão de abrirem a maratona dos desfiles no Sambódromo do Anhembi na noite do último sábado, 22 de fevereiro, com entrada franca para o público que lotou todas as arquibancadas.
A Camisa 12, que foi fundada em 1996, realizou uma apresentação impecável ao levar a passarela do samba o enredo “Edun Ará Ase Idajo – Força que faz a justiça”, o qual foi desenvolvido pelo carnavalesco Delmo de Moraes, com o samba de enredo de autoria dos Compositores Turko, Rafa do Cavaco, Maradona e Thiago de Xangô.
A apuração aconteceu no dia seguinte aos desfiles, domingo (23), e consagrou a escola Pérola Negra como a grande campeã e o vice-campeonato ficou para a agremiação ligada à Torcida organizada Camisa 12, a qual fica situada no bairro da Vila Maria, na zona norte da capital paulistana, reafirmando sua força e tradição no Carnaval de São Paulo.
A performance de Vanessa, a frente da Bateria Ritmo Doze que possui no comando o Mestre Felipe Neninho, demonstrou durante todo o desfile uma energia contagiante e presença marcante, com muito samba no pé e graciosidade enquanto sambava, o que foi crucial para o sucesso da escola, que mesmo sem conquistar o primeiro lugar, demonstrou todo o seu potencial garantindo uma vaga no grupo superior para o próximo ano.
“Foi uma emoção indescritível representar Ogum e estar à frente da bateria, que foi um dos maiores símbolos da nossa apresentação. A Camisa 12 deu tudo de si e é uma honra poder viver esse momento”, declarou Vanessa ao posar com a taça do campeonato nas mãos, radiante com o resultado e com a energia positiva que ela e a escola transmitiram ao público.
O vice-campeonato da Camisa 12 é um marco importante para a agremiação, e a fantasia de Vanessa, além de linda, fortaleceu a temática e a representação cultural da escola, marcando um desfile inesquecível no Carnaval 2025, conquistando assim uma vaga de ascensão para o grupo de Acesso I para o carnaval de 2026.
Vanessa também desfilará neste carnaval como Musa da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, onde virá como Musa sambando e riscando o chão com sua graciosidade à frente de uma ala da agremiação da Cantareira.
-Renato Cipriano-
Assessoria de Imprensa
Vanessa Aggio – Foto de Capa: Eduardo Schwartzberg / Renato Cipriano – Zuleika Ferreira – Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.5