A escola de samba União do Parque Acari anunciou nas suas redes sociais a mais nova integrante de seu time de musas para o Carnaval 2025: Iman Shervington. Com uma trajetória impressionante no samba e um histórico de ativismo social, Iman trará sua experiência e paixão à avenida.
Dançarina com raízes americanas e jamaicanas, Iman começou no samba há quase 15 anos. Além de sua carreira na dança, ela também atua no cinema e na assessoria de uma organização sem fins lucrativos de saúde pública sediada em New Orleans, o The Institute of Women & Ethnic Studies. Através de seu trabalho, a beldade cria filmes e outras produções voltadas para questões como saúde mental e cuidados materno-infantis e adolescentes.
Iman iniciou sua jornada no samba em 2010, quando dançava com um grupo afro em Nova Orleans, e foi convidada a experimentar o samba. Desde então, sua paixão pela cultura e dança brasileira cresceu. “Devido à minha herança jamaicana e à minha infância em Nova Orleans, senti as minhas raízes negras representadas no samba”, disse Iman, destacando a conexão profunda que estabeleceu com o ritmo.
Nos últimos anos, a dançarina ampliou seus conhecimentos em outras formas de danças brasileiras, incluindo o samba de roda, jongo, maculelê, maracatu e samba reggae, o que a ajudou a compreender melhor as raízes do samba e a riqueza da cultura afro-brasileira.
A grande virada na carreira de Iman no samba ocorreu durante a pandemia de Covid-19, em 2020, quando conheceu Alex Coutinho, coordenador de passistas, e Ale Jansen. Através do International Samba Congress de Los Angeles, ela fez aulas de samba online com grandes nomes como Alex e Jorge Amarelloh. Foi aí que a jamaicana entrou para o grupo Poderosas do Samba, que abriu diversas portas para ela no mundo do samba.
Com o apoio das Poderosas do Samba, Iman realizou o sonho de desfilar como musa na Marquês de Sapucaí em 2022. Desde então, já desfilou três vezes como musa do Império da Tijuca e dançou com Acadêmicos de Cubango, Paraíso do Tuiuti e no famoso Carnaval de Notting Hill, em Londres. Durante essa trajetória, aprimorou sua técnica ao lado de profissionais renomados como George Louzada, Bellinha Delfim e Luara Bombom.
A relação com a União do Parque Acari começou em 2024, quando Iman se encantou com o enredo da escola em homenagem ao bloco afro Ilê Aiyê. “Eu me apaixonei pela escola à primeira vista. Vi o esplendor da minha negritude na Avenida”, revelou. Agora, em 2025, ela expressa sua alegria em se inspirar no enredo que homenageia o violão, um instrumento fundamental na história do samba. Com grande entusiasmo, Iman Shervington está pronta para brilhar como musa da União do Parque Acari no próximo Carnaval, levando toda a sua dedicação e paixão pela cultura do samba para o desfile.
-Adriano Cornélio-
Assessoria de Imprensa Gres União do Parque Acari
Iman Shervington – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.4