Cansaço, insegurança e custos afastam foliões das ruas
Streaming e delivery dominam a festa dentro de casa
O Carnaval de 2025 será menos agitado para a maioria dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa inédita da Hibou, instituto especializado em monitoramento e insights de consumo, com mais de 1600 pessoas, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, 69% dos entrevistados afirmam que vão passar o feriado em casa, enquanto apenas 7% pretendem curtir os bloquinhos de rua. Apesar do alto número de brasileiros que optam por não sair, 30% ainda pretendem participar do Carnaval de alguma forma fora de casa, seja viajando ou indo a festas e desfiles. Entre os que vão para as ruas, as dificuldades são previsíveis: 79% reclamam da falta de banheiros públicos, 51% da superlotação e 50% da insegurança.
Carnaval no sofá: maratonas de séries, comida por delivery e descanso
Se os bloquinhos perdem espaço, o entretenimento dentro de casa ganha força. Dos 69% que pretendem curtir em casa, 51% afirmam que vão maratonar filmes e séries no streaming, enquanto 33% dizem que querem apenas relaxar sem compromisso e 28% pretendem aproveitar para colocar a casa em ordem.
As plataformas de streaming serão as grandes companhias da folia caseira: 69% dos entrevistados que vão ficar em casa, citaram a Netflix como a principal escolha para o feriado, seguida pelo YouTube (26%) e Amazon Prime Video (24%).
Filmes e séries e o delivery de comida também acompanham o clima de descanso. 23% dos entrevistados afirmam que não vão mudar sua rotina alimentar, enquanto os outros 77% apostam em opções mais práticas e indulgentes. Os lanches aparecem como a escolha de 7,5%, seguidos de churrasco (7,2%) e doces e guloseimas (6,9%).
No quesito bebidas no sofá, 64% afirmam que a água será a principal escolha, mas o Carnaval ainda pede algo a mais para alguns brasileiros: 27% vão consumir bebidas fermentadas, como cerveja e vinho, e 16% vão optar por destilados, como vodca e uísque.
Bloquinhos: o que não pode faltar na mochila dos foliões?
Para quem vai encarar a folia nas ruas, alguns itens são indispensáveis. 73% dos entrevistados dizem que não podem sair sem os amigos, 67% destacam a importância da hidratação, 65% não abrem mão de um sapato confortável, já 53% afirmaram que precisa de música boa e animada.
Protetor solar é essencial para 56% dos foliões, enquanto 44% afirmam que uma cerveja gelada não pode faltar na festa.
“O Carnaval de rua exige preparo. As pessoas querem conforto, segurança e estrutura para curtir sem preocupações. Esse tipo de informação é essencial para marcas e organizadores, pois mostra que ainda há muitos desafios a serem resolvidos para melhorar a experiência dos foliões“, destaca Lígia Mello, CSO da Hibou.
Viagens: mais descanso, menos festa
Entre os 12% dos brasileiros que pretendem viajar no feriado, 77% estão em busca de descanso, enquanto apenas 23% querem um destino carnavalesco.
O carro próprio será o meio de transporte mais utilizado, escolhido por 72% dos viajantes, seguido pelo avião (15%) e pelo ônibus (9%). Já no quesito hospedagem, 26% dos entrevistados vão ficar na casa de parentes, enquanto 14% optaram por hoteis e 26% escolheram o Airbnb ou casas de temporada.
Pets são prioridade para a maioria dos viajantes: metade das pessoas com pet que vai viajar no carnaval levará seu pet consigo.
Bolso sem folia
O orçamento também influencia os planos neste carnaval: 44% dos brasileiros afirmam que não vão gastar nada além do habitual, enquanto 30% pretendem desembolsar até R$250 a mais e 13% estimam gastos entre R$250 e R$500.
“Esse ano vemos um aumento de pessoas que pretendem gastar acima de R$250 reais, indo de 14% em 2023 para 27,5% em 2025” explica Lígia.
Carnaval e redes sociais: Instagram o folião queridinho
Seja para mostrar a fantasia, compartilhar momentos ou acompanhar as festas, as redes sociais são presença garantida no Carnaval. O Instagram será a plataforma mais usada por 45% dos entrevistados, seguido pelo Facebook (19%) e pelo YouTube (18%).
O TikTok, apesar de seu crescimento, ainda aparece atrás das demais redes, sendo a escolha de 8% dos brasileiros.
Quando o assunto é representatividade, 29% dos brasileiros dizem que não conseguem identificar uma celebridade que seja “a cara do Carnaval”. Entre os nomes mais citados, Ivete Sangalo lidera com 15,4%, seguida por Paolla Oliveira (9,9%) e Viviane Araújo (8,8%).
“O Carnaval sempre foi impulsionado por grandes personalidades e observamos que quase metade das citações se concentram em 9 nomes, as demais estão pulverizadas muito em função das redes sociais que permitem que cada um construa sua própria experiência da festa“, explica Lígia Mello.
“O que não muda é o protagonismo dessa data na cultura brasileira. Seja no sofá ou na rua, com glitter ou pijama, com cerveja ou com água, o Carnaval segue como um dos momentos mais aguardados do ano.” conclui Lígia.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
–Desiree Michel Nacle Hamuche Montes-
Assessoria de Imprensa
Foto de Capa: Agência Brasil / EBC
@ Portal AL 2.0.2.5