Semanalab divulga projetos selecionados para receber consultoria e abre inscrições para sete formações gratuitas em cinema
A SemanaLab – eixo formativo da Semana de Cinema Negro – abre inscrições para nova rodada de formação gratuita. A capacitação audiovisual é destinada às pessoas com interesse em diversas áreas da produção audiovisual. Neste ano, a proposta é trabalhar o viés estético dos filmes e também da distribuição – área ainda pouco explorada por realizadores em início de carreira. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente, até 11 de abril, pelo link: https://forms.gle/cnNNUymjMnydViTp8.
São 7 eixos formativos e as aulas acontecerão de 14 a 19 de abril de 2025, no Instituto Cervantes (Rua dos Inconfidentes, 600 – Savassi, Belo Horizonte). O edital com informações completas está no mesmo link de inscrições. Todas as masterclass contam com intérprete de Libras.
Confira a programação das aulas:
14/04, segunda-feira, 19h às 21h – Masterclass “Produção de Impacto: filmes como ferramenta de transformação social”, por Rayanne Layssa, curadora e produtora de impacto da distribuidora Descoloniza Filmes.
Ementa: Os filmes e séries de impacto são aqueles que apontam causas urgentes, que retratam situações que precisam ser destacadas, que ampliam o nosso olhar para temas sensíveis e que, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural. Esta masterclass abordará possibilidades temáticas, de financiamento e distribuição para filmes e séries de impacto.
15/04, terça-feira, 19h às 21h – Masterclass “Processos Criativos da Direção de Arte”, por Jéssica Senra, fotógrafa e diretora de arte e criativa.
Ementa: A direção de arte está em todos seus processos de criação, desde a leitura do roteiro onde pensa em “vestir” uma cena à finalização da obra. Entenda algumas especificidades da linguagem cinematográfica e a primordial função da direção de arte ao fazer escolhas para se desenvolver uma narrativa. Nesta masterclass, serão abordados temas como pesquisa, composição, produção de objetos e cenotécnica.
16/04, quarta-feira, 19h às 21h – Masterclass Prática “Maquiagem de Efeito”, por Abigail Marianno, maquiadora e caracterizadora.
Ementa: A masterclass tem como objetivo iniciar os participantes no universo da caracterização, por meio das técnicas e práticas de maquiagem e dos efeitos mais utilizados em produções cinematográficas, como machucados e envelhecimento. Os participantes aprenderão sobre uso de técnicas diferentes e tipos específicos de materiais para se chegar no resultado desejado.
17/04, quinta-feira, 19h às 21h – Masterclass “Coordenação de Intimidade”, por Maria Campos, preparadora de elenco e coordenadora de intimidade.
Ementa: A coordenação de intimidade é uma função que tem ganhado cada vez mais importância em produções cinematográficas e que envolve a preparação de cenas de nudez ou interações íntimas. Estes profissionais são responsáveis por “coreografar” as cenas, definir limites e zelar pela segurança e bem-estar de todos os envolvidos. Esta masterclass busca conscientizar a importância de se ter em set pessoas preparadas para cenas delicadas.
18/04, sexta-feira, 14h às 17h – Masterclass “O que faz um agregador digital”?, por Igor Kupstas, diretor da O2 Play, distribuidora de filmes e séries.
Ementa: Na era digital, muito se consome conteúdos pelos streamings, mas para que um filme possa chegar nessas plataformas, há empresas responsáveis por conectar os distribuidores e produtores a estes agentes. Além disso, os filmes precisam passar por um processo de codificação e padronização rigoroso. Esta masterclass tem como objetivo explicar passo-a-passo que faz um agregador digital.
18/04, sexta-feira, 18h às 21h – Masterclass “O papel do agente de vendas na projeção de um filme”, por Lidia Damatto, agente de vendas da empresa More Than Films.
Ementa: Um agente de vendas trabalha na venda dos filmes internacionalmente, contactando com distribuidoras, canais e streaming para que o filme possa circular internacionalmente. É uma ponte entre os produtores e outros pilares da cadeia de circulação de um filme. Nesta masterclass serão compartilhados os conhecimentos de uma agente de vendas que atua no mercado, demonstrando prós e contras e quando vale a pena procurar este profissional para um filme.
19/04, sábado, 9h às 12h – Masterclass Internacional “Desenho de Audiência e Formação de Público, um estudo de caso do Festival Bogoshorts (Colômbia)”, por Jaime E. Manrique, diretor do Bogoshorts.
Ementa: Um filme é feito para que possa ser visto. Mas com as multitelas, algoritmos e tantos estímulos, está cada vez mais difícil ter a atenção dos espectadores, principalmente nas salas de cinema. Esta masterclass visa discutir as possibilidades de trabalhar na formação de público e como fazer um desenho de audiência para que o seu filme alcance o público desejado de forma orgânica, através do compartilhamento da experiência do diretor do Festival de Curtas-metragens Bogoshorts. *Masterclass em espanhol com tradução consecutiva para o portugu
19/04, sábado, 14h – 16h – Apresentação Oral dos projetos selecionados para a consultoria no Laboratório de Formação.
A atividade é aberta a todos. Além das aulas magnas, neste mês de abril também acontecem as consultorias gratuitas para oito projetos selecionados. Os trabalhos inscritos recebem assessorias individuais e coletivas com três especialistas.
Fernanda Vidigal, produtora criativa e executiva de projetos de cinema independente, formada em Cinema e Audiovisual pela UNA, com especialização em Produção Cinematográfica pela EICTV (Cuba). Associada da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, faz parte da Rede de Talentos do Projeto Paradiso (Brasil), Talents Berlinale Guadalajara (México) e Rotterdam Lab (Países Baixos). Fundadora da empresa Carapiá Filmes. Desde 2013 Fernanda já colaborou em mais de 10 longas-metragens de ficção, documentário e animação;
Higor Gomes, roteirista, diretor e montador. Sócio-fundador da produtora de cinema Ponta de Anzol Filmes. Seus filmes de curta-metragem Impermeável Pavio Curto (2018), Forrando a Vastidão (2021) e Ramal (2023), foram exibidos em mais de 100 festivais e mostras nacionais, ganhando diversos prêmios. Atualmente, desenvolve o roteiro de seu primeiro projeto de longa-metragem Tempestade Ninja. É associado da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas).
Carol Rodrigues, roteirista e diretora, graduada em Audiovisual pela USP e em Ciências Sociais pela Unicamp. Seu primeiro longa, Criadas, vencedor do Prêmio Cabíria de Melhor Roteiro em 2023, está em finalização. Dirigiu curtas premiados como A Felicidade Delas e A Boneca e o Silêncio e trabalhou em séries para Netflix, HBO, Amazon e Gloob, além de atuar como consultora para diferentes produtoras brasileiras. Como Executiva Criativa na Amazon Studios, liderou projetos como Lov3 e a 2ª temporada de Manhãs de Setembro, além de co-liderar Amar é para os Fortes. Também participou como tutora de diversos programas, incluindo Segundo Ato (Netflix), LAB Negras Narrativas (APAN), Frapa[LAB], Vila das Artes, Porto Iracema e Empoderadas. Indicada como “Roteirista do Ano” no Prêmio ABRA 2020.
Confira os projetos selecionados:
1- Abá e a Ginga do Vento, curta-metragem, ficção, animação – Direção: Natalie Matos e Produção: Gabriela Souza Matos
2- Caminhos do Carnaval, curta-metragem, ficção – Direção: Josiane Santos e Produção: Daniela Cambraia
3- Cleo, curta-metragem, ficção – Direção: Esdras Ananias e Produção: Arthur Quadra
4- Consciência Abutre, média-metragem, ficção – Direção: João Paulo Freitas e Produção: Davi Cândido
5- Legacy, curta-metragem, ficção, animação – Direção: Rafael LaCruz e Produção: Rafael LaCruz
6- Onde está enterrado o seu umbigo?, longa-metragem, híbrido – Direção: Nayara Leite e Produção: Mariana Nolaço
7- Trambiqueiras, curta-metragem, ficção – Direção: Isabella Peci e Produção: Maria Eduarda Rodrigues
8- Um Dia Eu Vou Morrer, curta-metragem, híbrido – Direção: Maria Clara dos Santos e Produção: Gabriel Bispo
A produtora e co-realizadora da SemanaLab, Fernanda Vidigal, explica que a SemanaLab surge da necessidade de ter em Belo Horizonte um espaço formativo para realizadores que estão iniciando seus projetos audiovisuais para que saiam desse laboratório fortalecidos para captar recursos nas Leis Municipais, Estaduais e Federais, assim como em fundos internacionais. “Queremos que Belo Horizonte seja o polo do cinema negro do país, assim como já vem sendo reconhecida através de produtoras como Filmes de Plástico (indicada ao Oscar com o filme Marte Um), Semana de Cinema Negro de BH e agora com a SemanaLab”, disse Fernanda Vidigal.
Sobre a Semanalab
Em sua segunda edição, é um espaço de formação audiovisual e laboratório de desenvolvimento que considera toda a cadeia de produção e distribuição dos filmes, estimulando novas linguagens narrativas, experimentos criativos e diversificando a cinematografia nacional. O objetivo é ampliar os conhecimentos do público interessado em produzir cinema e que os realizadores e os projetos saiam capacitados para captar recursos, e que os filmes possam inovar em suas produções. Este projeto é produzido pela Carapiá Filmes e Quiabo Produções, com o apoio do Instituto Cervantes Belo Horizonte, patrocínio do Banco BS2, e realização da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, projeto n° 2268/2023, e da SECULT-MG – Lei Paulo Gustavo, ID 246587.
Serviço de formação gratuita
Inscrições: até 11 de abril pelo https://forms.gle/cnNNUymjMnydViTp8
Período das aulas: 14 a 19 de abril no Instituto Cervantes (Rua dos Inconfidentes, 600 – Savassi, Belo Horizonte)
-Arvore-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.5
Comments 1