A maior exposição inter-religiosa da América Latina foi aberta ao público nesta semana. A décima edição da “Expo Religião” acontece na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, até o dia 15 deste mês, e conta com mais de 50 estandes. A entrada é gratuita.
Com uma programação plural, para dar espaço a todas as religiões, o evento garante diversas atrações culturais ao público presente, passando por danças, palestras, rodas de conversa, artigos religiosos e comidas típicas de cada segmento.
Durante a abertura da exposição, a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltou que a cultura é uma importante ferramenta contra a intolerância.
“A Biblioteca Parque Estadual, assim como a cultura, retoma seu papel na agenda de eventos no estado do Rio de Janeiro. Já são 10 anos da Expo Religião nos mostrando que é possível viver em harmonia, levando conhecimento e entendimento de diversas religiões. Vamos conhecer, vivenciar e poder trocar experiências durante estes cinco dias”, afirmou Danielle Barros.
A exposição foi dirigida e idealizada pela jornalista Luzia Lacerda. São 28 diferentes religiões representadas nos stands, destacando que a proposta é mostrar que a união pode sobrepor a intolerância.
“Gostaria de agradecer à secretária Danielle Barros por mais uma vez nos permitir realizar esse evento aqui e, também, ao presidente da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, José Roberto Gifford, assim como a todos representantes religiosos que aqui estão presentes. A cada ano, o diálogo e o respeito aumentam mais”, completou Luzia Lacerda.
Após a abertura do evento, o público começou a explorar os diferentes ambientes da exposição. Atraída pela diversidade de religiões representadas nos estandes, a arquiteta Marisa de Carvalho, 37 anos, parou para saber um pouco mais sobre as religiões de matrizes africanas.
“São culturas muito diferentes e, ao longo da vida, nem sempre temos acesso a todas elas. Conhecer um pouco mais nos ajuda a entender e respeitar as escolhas dos outros. Eu fui criada no Cristianismo, na Igreja Católica, mas sempre tive meus olhos abertos para buscar entender todas as religiões”, contou.
Na segunda-feira (15), último dia de evento, será realizada uma homenagem especial aos 113 anos da Umbanda, única religião brasileira e carioca.
Durante todo o evento, as normas sanitárias devem ser respeitadas, como distanciamento social e uso de máscaras. É necessária a apresentação do comprovante de vacinação para os maiores de 12 anos.
Opções de lazer
A exposição conta com apresentações culturais de canto e diversos tipos de dança, como a dança espanhola, cigana, indígena, hare krishna e dança do ventre. Também tem um local destinado aos expositores, para venda de produtos, e o espaço zen, com reiki, terapias holísticas, cromoterapia, aromaterapia, entre outros.
Já na parte de gastronomia, uma praça de alimentação foi montada para trazer a experiência típica de cada cultura ao público.
Serviço
Programação:
Quinta-feira (11): das 13h às 19h
Sexta-feira (12): das 10 às 19h
Sábado (13): das 10 às 19h
Domingo (14): das 10 às 19h
Segunda (15): das 10 às 19h
-Ascom Cultura-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.1