Cantar bem é admirável, mas para obter êxito nesta carreira é preciso de muito estudo e técnica. Pensando em mostrar ao público um pouco deste universo e em dar algumas dicas de como manter uma boa voz, o Theatro Municipal Palco Livre convida o maestro Jésus Figueiredo e o mezzo-soprano Lara Cavalcanti, ambos do Coro do TMRJ para um bate-papo na próxima terça-feira, às 15h. O tema será O Canto Lírico e os cuidados com a voz.
Em homenagem ao Granes Quilombo, Império da Tijuca lança enredo para o Carnaval 2021
O maestro vai abordar um breve histórico sobre a origem e a evolução do canto lírico, destacar os principais compositores e suas óperas, a influência do bel canto em várias gerações e explicar como é um coro de ópera, em especial, o coro do TMRJ.
A cantora lírica Lara Cavalcanti vai ressaltar os cuidados com a voz e a produtividade em uma rotina de ensaios e apresentações de um coro profissional. Lara também vai recomendar como fazer um aquecimento vocal correto. E claro, os artistas vão responder as perguntas do público que poderá participar, a partir das 15h, na live, ao vivo, no Instagram do Theatro Municipal.
Sobre o maestro Jésus Figueiredo
Jésus Figueiredo é Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), onde trabalhando ininterruptamente desde 1999, e atua também junto a Orquestra Sinfônica do TMRJ na preparação de Óperas, dirigindo concertos e na regência de Balés. É também Regente Titular dos Coros e Diretor Musical da Associação Canto Coral (RJ), instituição fundada em 1941 pela maestrina e musicóloga Cleofe Person de Mattos, e a qual teve como incentivador e patrono o maestro Heitor Villa-Lobos. É bacharel em Regência, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela UFRJ, onde em diferentes períodos foi Professor de Regência, Prática Orquestral, Canto Coral e Regência de Banda Sinfônica. Ministrou aulas de Análise Musical, Harmonia, Canto Coral e Regência no curso de música na Universidade de Barra Mansa, e atualmente faz parte do quadro de professores da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música.
Sobre o mezzo-soprano Lara Cavalcanti
Lara Cavalcanti é formada pela escola de música da UFRJ com diploma de dignidade acadêmica Magna cum laude, fez parte da Academia de ópera Bidu Sayão no teatro Municipal do Rio de Janeiro e é pós graduada em canto lírico pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (Coletivo das artes). Atualmente cursa o mestrado profissional na UFRJ e é solista/ corista do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Dentre suas atuações destacam-se: La Tragédie de Carmen (Carmen), Bodas de Fígaro (Marcellina), Faust (Siebel), Cavalleria Rusticana (Lola), João e Maria ( João), A menina das nuvens (Mãe), Dido and Aeneas (Dido), Serse (Arsamene), La Cenerentola (Tisbe). Em teatros variados: La Traviata (Flora), O Mambembe encantado (Ana Beleza), Cosi fan tutte (Dorabella), Suor Angelica (Tia Principessa), Carmen (Mercedes). Fez parte do Lyric Opera Studio de Weimar na Alemanha na edição de 2018. No repertório de concerto destaca, Il pianto di Maria de Ferrandini, 9ª sinfonia de Beethoven, Petite Messe Solennelle de Rossini, Das lied Von der Erde de Mahler,Te Deum de Bruckner e Les nuits d’été de Berlioz. Foi premiada no concurso Maria Callas em 2015 e no concurso de música de câmara Francisco Mignone em 2016. Recebeu junto ao espetáculo “A modinha que não sai de moda” o Troféu de reconhecimento na categoria advento cultural não governamental no Congresso da sociedade de cultura latina seção Brasil ano – 2016. Gravou junto ao conjunto Brasil Ensemble o Magnificat de João Guilherme Ripper e Ladainha de Francisco Braga junto ao coro de câmara Sacra Vox.
Serviço:
Theatro Municipal Palco Livre convida Jésus Figueiredo e Lara Cavalcanti em O Canto Lírico e os cuidados com a voz
Data: 19 de maio – terça-feira
Live às 15h
Instagram: @theatromunicipalrj
TAGS: Monótono! 200 anos da Casa França-Brasil Que isso, fera! Horóscopo Alto Astral de 11/05 a 17/05 Emanuele Morais inova ao fazer 1a live Camisa xadrez manga longa com nó Thaeme e Thiago lançam faixa inédita Arte negra! ‘Live com Griot,’ Campanha Ritmo Solidário Marília Mendonça lança música Camisa de Caveira sempre na moda Covid-19 fez triplicar assinantes de site adulto Alfredo Dias Gomes lança seu primeiro disco Dani Sperle posa para revista Moda: Blusa ombro caído Viradouro 2021
-Cláudia Tisato-
Assessoria de Imprensa