Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Batalhas online e performance sobre ditadura compõem programação da 14º edição do VIVADANÇA Festival internacional

Universo das danças

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
abril 28, 2021
Em Notícias
0
Batalhas online e performance sobre ditadura compõem programação da 14º edição do VIVADANÇA Festival internacional
322
Compartilhamentos
2.5k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Parte fundamental na programação do VIVADANÇA Festival Internacional, o movimento Hip Hop se faz presente na 14ª edição do festival com a tradicional batalha de break, que celebra o universo das danças urbanas, além da batalha de MCs e um concurso de performances de popping. Totalmente adaptado ao formato online e digital, o evento coordenado por Ananias Break e Thina Reis reúne competidores de vários estados do Brasil e acontece entre os dias 29 de abril e 9 de maio de 2021. O público pode acompanhar as competições gratuitamente através do site: www.festivalvivadanca.com.br/hiphop.

Nesta edição do Hip Hop VIVADANÇA as batalhas serão na modalidade 1 vs 1 e os vídeos serão gravados e avaliados pelo júri convidado. Serão 8 participantes B.Boys e B.Girls, além de 8 participantes MCs. A categoria popping não formará uma batalha, mas um concurso de performances com 10 selecionados para premiação. O evento também premia os três primeiros lugares das batalhas de break e MCs. O júri do break é composto pela B.Girl Lorinha (CE), B.boy Marquinhus (SP) e B.boy Perninha (PB). Para a batalha de MCs, o corpo de jurados conta com a Nutt MC, Suja Dfato MC e Chagas MC, todos da Bahia. O Dj Insano, também da Bahia, é o músico e artista convidado para produzir os beats para as disputas desta edição online.

 

Leia também

A batida do tambor vai ecoar na Pequena África, na Zona Portuária: nasce a Escola Olodum Rio de Janeiro

Acondroplasia: doença rara exige cuidados multidisciplinar ao longo da vida

Festival contempla intercâmbio internacional, break, rap e popping em disputas virtuais que dialogam com cenário político e social impactado pela pandemia. Viva dança – batalha de break 2019 – Foto: Labfoto

Ananias Break, coordenador da mostra Hip Hop no VIVADANÇA, ressalta os desafios em levar a cultura hip-hop para o formato online. “As batalhas adaptadas ao audiovisual implicam em um novo olhar, uma provocação para os dançarinos de break e popping, que é desenvolver uma performance coreográfica pensando no cenário, na iluminação, no figurino e ambientação. Já os MCs que interagiam nas rimas com perguntas e respostas passam a batalhar com um tema sorteado. O ponto positivo é que através do online conseguimos uma seleção de b.boys e b.girls bastante diversificada, com participantes de diferentes cidades do Brasil”, conclui.

O movimento Hip Hop, fortemente ligado à cultura de rua e marcado por protestos sociais, além de se readaptar às plataformas digitais traz para a cena do VIVADANÇA um repertório baseado em críticas sociais e políticas em torno do momento crítico que estamos vivendo, a partir dos temas que irão nortear as batalhas. Segundo Ananias, esse é mais um momento de resistência e mobilização para sobrevivência de muitas comunidades e fortalecimento de grupos culturais. “O Hip Hop reivindica, educa e transforma. Nesse momento de pandemia, muitos grupos de rap e break tomaram para si a responsabilidade de ajudar nas necessidades de seus bairros e se organizaram em lives solidárias. Estamos encontrando novas formas de continuar com a nossa expressão artística e luta social nas redes”.

 

VIVADANÇA Festival Internacional, o movimento Hip Hop se faz presente na 14ª edição do festival com a tradicional batalha de break – Foto: Labfoto

Diretora geral e curadora do VIVADANÇA, Cristina Castro ressalta que as ações ligadas ao Hip Hop são fundamentais na programação do festival. “Promover e difundir a dança urbana é sobretudo dialogar com artistas que fazem e movimentam a criação, a técnica na atualidade. Há mais de uma década promovemos as batalhas e intercâmbios, um diálogo bonito que se tornou nacional e caminha a cada edição para abrir novos horizontes O espaço para eles é sempre garantido e a construção coletiva, presencial ou virtual.”

 

Intercâmbio Brasil-Alemanha traz Hip Hop para cena com montagem baseada na ditadura brasileira

Outro destaque na programação Hip Hop do VIVADANÇA é a Residência Artística com o dançarino afroalemão Raphael Hillebrand, que usa seu multifacetado repertório cultural para formar sua visão sobre hip-hop e dança-teatro. No VIVADANÇA, em parceria com o programa de residência Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o artista compartilhará sua experiência de intercâmbio com o popper baiano Tiago Bruneve, cujo resultado, a versão brasileira do seu espetáculo “3 Irmãos” será lançado no dia 2 de maio (domingo), às 16h, com um bate-papo online, e fica disponível gratuitamente até o final do festival. No encontro online mediado por Augusto Soledade, baiano radicado nos Estados Unidos, Hillebrand compartilha com o público brasileiro o processo dessa versão brasileira, além de contar mais sobre a sua trajetória artística. Mais informações: www.festivalvivadanca.com.br/residencia-2021

Na montagem original de “3 Brüder” (3 Irmãos), o coreógrafo e bailarino Raphael Hillebrand se inspira em uma história da época do regime nazista, com dramaturgia de Catherine Umbdenstock. Na versão brasileira, interpretada pelo popper baiano Bruneve, com texto adaptado pelo escritor também baiano Moisés Alves, a inspiração é a ditadura brasileira. A ditadura os moldou, os torceu e os dobrou. Que significado tem esta história em nossas vidas hoje? Ele conta esta história com paixão e todas as geometrias do hip-hop, formando braços em fuzil, arma, como soldado. Este é um evento raro, mesmo no hip-hop: aquele que fala enquanto dança, enquanto descreve o retorno ao cativeiro em um salto acrobático para trás.

Nascido em Hong Kong de país de origem germânica e da África Ocidental, criado em Berlim e educado através do hip-hop, Raphael, através de seu extenso trabalho internacional, cultivou uma compreensão e um instinto de justiça social para as complexidades de identidade cultural. Atualmente endossado como residente na versão digital do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, oferece a sua obra para uma adaptação ao contexto brasileiro.

 

Abordagem feminina no break

O encontro de Breaking/Bgirling será conduzido por Viola Luise Barner, Bgirl oriunda da Alemanha e agente cultural do Hip Hop. A atividade abordará metodologias de criação na dança de rua. Serão apresentados conceitos para desconstruir, reconstruir e inovar os Fundamentos, com ênfase na abordagem feminina da dança. As ferramentas apresentadas funcionarão para cada mulher independente da sua experiência ou do seu espaço disponível e poderão ser usadas por pessoas com ou sem experiência. Acontece 3 de maio 2021, das 11h às 13h, para inscritos. Mais informações: https://festivalvivadanca.com.br/intercambios2021/

 

PROGRAMAÇÃO:

Batalhas de Break e de MCs, concurso de popping

29/04 (quinta)

10h – batalhas break e mc’s top 8

20h – resultado jurados

20h – sorteio temas mc’s (ao vivo no Instagram @vivadanca)

 

03/05 (segunda)

10h – batalhas break e mc’s top 4

20h – resultado jurados

20h – sorteio temas mc’s às 20h (ao vivo no Instagram @vivadanca)

 

04/05 (terça)

16h – resultado concurso popping

06/05 (quinta)

10h – batalhas break e mc’s – disputa terceiro lugar

20h – resultado jurados

 

09/05 (domingo)

18h – batalhas break e mc’s – disputa final AO VIVO

Espetáculo “3 Brüder” (3 Irmãos)

Versão brasileira

Exibição da performance: De 2 até 9 de maio

Criação original: Raphael Hillebrand

Recriação brasileira: Tiago Bruneve

Texto brasileiro: Moisés Alves

Bate-papo e lançamento: 2 de maio (domingo), 16h – Evento em inglês com tradução simultânea para português

Mediação: Augusto Soledade

Plataforma de exibição: Canal de YouTube do VIVADANÇA (www.youtube.com/vivadancafestival)

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Mais informações: www.festivalvivadanca.com.br/residencia-2021/

O VIVADANÇA Festival Internacional é uma realização da Baobá Produções Artísticas. O projeto foi selecionado pelo Edital Eventos Calendarizados com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta com parceria institucional do Goethe-Institut, Instituto Cervantes, MID – Movimento Internacional de Dança (DF), Instituto Francês, Embaixada da França e Aliança Francesa, Teatro Vila Velha, Sesc São Paulo e Mostra de Cinemas Africanos.

 

-Isidoro B. Guggiana-

Assessoria de Imprensa
VIVADANÇA Festival Internacional – Foto de Capa: Labfoto
Portal AL 2.0.2.1
Tags: BrasilCarnaval 2022Covid-19Cultura & ArteEntretenimentoFestival de DançaHoróscopo
Previous Post

Nova musa do pagode, cantora Karinah faz show on-line com convidados pra lá de especiais

Next Post

‘Ayrton Senna do Brasil’! Vinte e sete anos de saudade do grande ídolo dos admiradores da Fórmula 1

Related Posts

A batida do tambor vai ecoar na Pequena África, na Zona Portuária: nasce a Escola Olodum Rio de Janeiro
Notícias

A batida do tambor vai ecoar na Pequena África, na Zona Portuária: nasce a Escola Olodum Rio de Janeiro

maio 19, 2025
Acondroplasia: doença rara exige cuidados multidisciplinar ao longo da vida
Notícias

Acondroplasia: doença rara exige cuidados multidisciplinar ao longo da vida

maio 19, 2025
Centro de Esportes da Comunidade do Leme é inaugurado com patrocínio da Light e oferece aulas gratuitas
Notícias

Centro de Esportes da Comunidade do Leme é inaugurado com patrocínio da Light e oferece aulas gratuitas

maio 19, 2025
Corre e anota na agenda: Vanessa da Mata traz nova turnê ao Rio de Janeiro, no Qualistage
Notícias

Corre e anota na agenda: Vanessa da Mata traz nova turnê ao Rio de Janeiro, no Qualistage

maio 19, 2025
Documentário: ‘Game Girls’ | A Cultura Gamer Feminina vai para a Tela Grande
Notícias

Documentário: ‘Game Girls’ | A Cultura Gamer Feminina vai para a Tela Grande

maio 19, 2025
Alô, Caxias! Pimpolhos da Grande Rio promove oficinas gratuitas para crianças e adolescentes
Notícias

Alô, Caxias! Pimpolhos da Grande Rio promove oficinas gratuitas para crianças e adolescentes

maio 19, 2025

Recommended

União de Maricá renova com mestre de bateria para a Série Ouro 2024

União de Maricá renova com mestre de bateria para a Série Ouro 2024

março 27, 2023
Gente que vive conectado. Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo

Gente que vive conectado. Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo

setembro 29, 2021

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    336 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO