No dia 27 de abril, próxima terça-feira, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa completa 94 anos! Com o patrocínio Ouro Vale, a mais antiga e tradicional escola de formação em ballet clássico no Brasil apresenta mais uma #AulaEmCasa, desta vez para falar sobre a trajetória da EEDMO e do lançamento do e-book “Professores que Construíram Nossa História: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 94 anos”. Com realização e pesquisa de Paulo Melgaço e Miguel Alves, a live vai abordar a trajetória dessa Instituição de Ensino tão amada por inúmeras gerações.
O Diretor da EEDMO, Hélio Bejani considera esta data muito especial: “Estamos homenageando todos os professores que, nestes 94 anos, deram continuidade ao legado técnico, artístico e pedagógico deixado pela Mestra Maria Olenewa.”
Desde 1927, graças aos esforços de sua fundadora Maria Olenewa, a EEDMO vem formando gerações e gerações de bailarinos que atuam nacional e internacionalmente na arte da dança. A escola, além de formar bailarinos com excelente qualidade técnica e artística, forma também cidadãos conscientes da importância da educação e da cultura na identidade de um país. A Escola conta atualmente com 280 alunos e todos têm acesso gratuito, com um elenco de professores de ponta da dança clássica do país.
O professor e pesquisador da Escola, Paulo Melgaço, conhece bem a importância de um grande mestre:
“Para comemorarmos o aniversário de 94 anos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, estamos homenageando todos os mestres que por aqui passaram e contribuíram para o desenvolvimento e a formação de milhares de alunos ao longo dos tempos” – destaca o pós-doutor em Educação pela UFRJ.
A bailarina e professora da EEDMO, Liana Vasconcelos, aproveita a data para revelar o quanto a trajetória dentro da Escola foi fundamental para o desenvolvimento de estudos acadêmicos. Liana é Bacharel em Produção Cultural pela UFF, Mestre em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ e Doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO, com pesquisa sobre o trabalho de pontas da professora Jacy Jambay:
“Trago neste breve texto uma reflexão sobre três palavras fundamentais ao pensarmos na importância de uma escola de formação em Ballet Clássico. São elas: memória, tradição e evolução. A memória, segundo Pollack , exerce um papel fundamental ao proporcionar o sentimento de continuidade necessário para a construção dos sentidos de pertencimento social, de um indivíduo ou de um grupo. Nós professores, ensinamos aos nossos alunos, ao longo dos seus nove anos de formação, a importância da valorização da memória de nossa escola e de todos aqueles que fizeram parte da história da mesma” – ressalta Liana.
Depoimentos de diversos professores estarão no e-book que será disponibilizado nas redes oficiais do Theatro a partir de terça – feira (27).
Participam Da #AulaEmCasa Hélio Bejani, Diretor da EEDMO, Dalal Achcar, ex- Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Paula Albuquerque, professora da EEDMO, Ed Souza, Bailarino do Birmingham Royal Ballet , Melanie Matos, formanda 2021 da EDDMO, e como mediador Paulo Melgaço, Professor e Pesquisador da EEDMO. A live começa às 14h.
Sobre Dalal Achcar
Bailarina e coreógrafa. Dalal nasceu no Rio de Janeiro. Aprimorou seus conhecimentos em Paris, Nova York e Londres. Como coreógrafa, notabilizou-se por criações de grande porte como Floresta Amazônica, Don Quixote e O Quebra-Nozes, considerado um dos melhores do mundo. Foi idealizadora e pioneira na criação de musicais infanto-juvenis de grande sucesso como Cinderela, Sonho de uma Noite de Carnaval, Romeu e Julieta e Branca de Neve. Foi Diretora Artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e duas vezes Presidente da Fundação Teatro Municipal. Fundou a Associação de Amigos do Theatro Municipal, a primeira do gênero no país. Quando Presidente da Fundação, criou a série Educação com Arte, com espetáculos exclusivos de ópera e ballet, com um programa de orientação aos professores assistido por milhares de alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro. Temas brasileiros sempre foram sua paixão. Inventivou a produção de clássicos brasileiros com sua criação Floresta Amazônica e a realização de Gabriela e O Boto, além das produções de alta qualidade técnica e artística como Coppélia, Giselle, Romeu e Julieta, La Bayadére, O Lago dos Cisnes e O Morcego. E também a peça Abelardo e Heloísa da série de cartas de amor, em que reuniu teatro, música instrumental, canto lírico e dança, utilizando os espaços do saguão e do foyer do Theatro como cenário. Criou o primeiro curso superior de Formação de Professores de Dança do país, no Rio de Janeiro. É condecorada pela Rainha Elizabeth II com a Order of British Empire, pelo Ministro da Cultura da França como Chevalier de L´Ordre des Arts et des Lettres, sendo posteriormente elevada ao grau de Officier pelo Governo do Brasil com a Ordem do Rio Branco e com a Ordem do Mérito Cultural (no grau de Comendador).
Sobre Hélio Bejani
Hélio Bejani é Natural de Piracicaba/SP. Bailarino, músico, coreógrafo e diretor artístico, é Diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Diretor do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi bailarino solista do Theatro Municipal MRJ dançando todo seu repertório por 18 anos. Foi também coordenador da Orquestra Sinfônica do Municipal. Atua ainda no carnaval do Rio de Janeiro como coreógrafo de comissão de frente desde 2007. Atualmente, coreografa a Escola Acadêmicos do Grande Rio.
Sobre Paula Albuquerque
Formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa em 1990.
Formada pela Faculdade da Cidade em Licenciatura Plena em Dança em 1994.
Em 1992 começou a trabalhar na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa onde se encontra até os dias atuais ministrando aulas para os níveis preliminar , primeiro básico e segundo básico.
Nascido no Rio de Janeiro, bailarino do Birmingham Royal Ballet, graduado pelo Royal Ballet School de Londres e a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Participou do Prix de Lausanne em 2011 e fez parte da Cia Jovem de ballet do Rio de Janeiro.
Sobre Melanie Matos
Iniciou seus estudou de ballet na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa no preliminar. Atualmente cursa o terceiro ano técnico, sendo uma das formandas de 2021. Participou de todos os espetáculos de final de ano da Escola de Dança promovidos pela Amadança.
Sobre Paulo Melgaço
Pós- doutor e doutor em educação pela UFRJ, possui mestrado em educação, comunicação e cultura pela Uerj. Atua como professor e pesquisador na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa desde 1993. É professor colaborador do programa de pós- graduação em ensino das artes cênicas na UNIRIO e autor de diversos livros, entre eles: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 75 anos: a história que fez estórias, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa: um sonho feito em cores, Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança.
Sobre Paulo Melgaço
Pós- doutor e doutor em educação pela UFRJ, possui mestrado em educação, comunicação e cultura pela Uerj. Atua como professor e pesquisador na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa desde 1993. É professor colaborador do programa de pós- graduação em ensino das artes cênicas na UNIRIO e autor de diversos livros, entre eles: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 75 anos: a história que fez estórias, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa: um sonho feito em cores, Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança.
Serviço:
Campanha #AulaEmCasa apresenta EEDMO 94 anos em lançamento do e-book comemorativo: “Professores que Construíram Nossa História: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 94 anos”
Data: 27 de abril – terça-feira (aniversário da Escola)
Horário: 14h
Acompanhe as plataformas virtuais oficiais:
Facebook theatro.municipal.3
https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/
Instagram: @theatromunicipalrj
https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br
Facebook:@theatro.municipal.3
https://www.facebook.com/theatro.municipal.3
Youtube: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
https://www.youtube.com/channel/UCGRr5BwD-tItwx_CEtEpqBA
Classificação: Livre
Apoio: Rádio SulAmérica Paradiso 95,7 FM, Rádio Roquete – Pinto 94.1 FM, Rádio MEC 99.3 FM, Livraria da Travessa e Ingresso Rápido.
Patrocínio Ouro @valenobrasil
Governo Federal Ordem e Progresso
-Claúdia Tisato, Gustavo Dúran, Yasmim Ribeiro-
Assessoria de Imprensa TMRJ
Foto de Capa: Acervo Escola
Portal AL 2.0.2.1