Associação de Canto Coral apresenta Concertos de Celebração do Dia Nacional da MPB com a estreia da Missa Brasileira, de Jean Kleeb e a Poesia Cantada com os Coros Prelúdio e de Câmara, além de o Requiem de Mozart com o Coro Sinfônico da ACC
Próximo ao Dia da Música Popular Brasileira (17 de outubro), a Associação de Canto Coral faz sua homenagem à Música Coral do Brasil com dois de seus coros, simultaneamente, no Teatro de Câmara, da Cidade das Artes, no dia 14 de outubro, às 18h, apresentando a Missa Brasileira, de Jean Kleeb e a Poesia Cantada com o Coro Prelúdio e de Câmara.
E no dia 15 de outubro, às 17h, o público da Barra da Tijuca será contemplado com o Concerto do Requiem de Mozart, uma das mais importantes composições escritas para corais e a obra data do último ano de vida do compositor com a participação do Coro Sinfônico da ACC. As duas exibições serão regidas pelo maestro Miguel Torres.
Ainda no domingo, dia 15, porém mais cedo, às 11h, haverá um Concerto no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca – com a participação do Coro Prelúdio apresentando também a Missa Brasileira e um repertório de MPB com o Grupo Vocal da ACC. A direção é de Zeca Rodrigues.
Sobre A Missa Brasileira e a Poesia Encantada
A Poesia Cantada possui obras de grandes compositores como Ernani Aguiar, Ricardo Tacuchian, Ronaldo Miranda, Jayme Ovalle e Alberto Nepomuceno – todas baseadas em poemas de autores brasileiros, interpretadas à capela pelo Coro de Câmara da Associação de Canto Coral.
A Missa Brasileira, composta por Jean Kleeb, é baseada principalmente em gêneros musicais populares. A obra transmite bem a brasilidade nas partes fixas do texto litúrgico da missa, onde o “Kyrie” (oração que faz parte da missa e se inicia com a invocação “Senhor, tende piedade”, recitada ou cantada) é uma bossa nova, “o Gloria” (o canto do Glória, chamado também de Hino de Louvor, é uma espécie de salmo escrito pela própria Igreja. Ele é composto por louvores e súplicas que expressam nossa gratidão a Deus que se inclina até nossa humanidade) tem um pouco de samba e baião, e se percebe a influência do maracatu e do maxixe ao longo da música.
A Missa Brasileira surgiu da ideia da junção de dois mundos musicais: A cultura europeia dialogando com os estilos brasileiros – como o samba, o maracatu, o baião, e a bossa nova. A junção desses diferentes estilos vai se transformando ao decorrer da peça. Jean Kleeb é um compositor brasileiro, que reside na Alemanha, onde trabalha também como pianista e regente coral. Publicou sua Missa na Europa, que ganhou destaque em muitos países. É uma obra que transmite a brasilidade nas partes fixas do texto litúrgico da missa cantada em latim.
Sobre o Requiem de Mozart
Entoado principalmente pelos católicos, o Requiem é um tipo de missa especial celebrada pelas igrejas cristãs em homenagem aos mortos. E especialmente no dia 15 de outubro, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, às 17h, será apresentado o “Requiem em ré menor”, de W.A. Mozart, regido pelo maestro Miguel Torres, com André Torres ao piano. Composto em 1791, é uma obra musical do último ano de vida do compositor austríaco considerado um dos grandes gênios da humanidade.
Nota: Em julho de 1791, Mozart recebeu a encomenda de escrever um Requiem através de intermediários anônimos que agiam provavelmente em nome do excêntrico conde Franz de Walsegg. Entretanto, sua saúde vai se deteriorando e Mozart vem a falecer em 5 de dezembro deixando aproximadamente um terço da obra incompleta. Sua esposa, Constance, passando por grave crise financeira, recorre a amigos e discípulos do compositor que concluem a partitura que alcança grande êxito, se tornando uma das obras corais mais emblemáticas de todos os tempos.
Sobre a Associação de Canto Coral (ACC)
Fundada em 1941, a Associação de Canto Coral tem exercido expressiva representação no cenário cultural musical do país, proporcionando ao público o convívio com o grande repertório coral, desde o antigo ao contemporâneo passando pela música popular e até mesmo a ópera.
ACC vem se destacando também pela apresentação em primeira audição no país de muitas obras corais, em particular aquelas de compositores brasileiros. Teve como sua primeira diretora artística a regente Cleofe Person de Mattos, que se dedicou principalmente a pesquisa e execução do repertório do padre compositor José Maurício Nunes Garcia.
Atualmente a direção artística é de Jésus Figueiredo, que procura expandir as atividades da associação, incentivando a criação de vários grupos corais com diferentes perfis musicais, implementando um repertório mais amplo e variado. Hoje, conta com cerca de 180 associados e colaboradores que mantém suas atividades artísticas tanto em sua sede no centro do Rio, assim como suas apresentações nos mais importantes palcos da cidade e do nosso Estado.
Sobre Miguel Torres
Bacharel em Regência pela Escola de Música/UFRJ, possui licenciatura plena em Música e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Candido Mendes. Iniciou seus estudos musicais pelo piano. Estendeu seus estudos ao Canto lírico, tendo estudado com Victor Prochet, Gina Martins e Marianna Lima, do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Atualmente dirige os seguintes coros: na Associação de Canto Coral os Coros de Câmara e Prelúdio, além de ser regente assistente do Coro Sinfônico; No Centro Universitário Celso Lisboa, o Coro Cênico e o Coral Canta Celso. No Programa Aprendiz Musical o Coro Aprendiz Infantojuvenil; o Coral Península na Barra da Tijuca. Dirigiu concertos com as orquestras: Sinfônica da UFRJ e Musicâmara (Volta Redonda).
Tem se dedicado a área de ópera, teatro musical e coro cênico. Assinou a direção musical do espetáculo “À noite na Lapa – um musical ao som de Noel Rosa” em 2012 na UNISUAM. Também com grande sucesso dirigiu em 2018/2019 a opereta “A noiva do condutor” na Sala Baden Powell e no Teatro de Câmara da Cidade das Artes com o Coro Prelúdio da Associação de Canto Coral. Em 2018 atuou como maestro interno na produção da ópera “Um baile de máscaras” de Giuseppe Verdi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ficando responsável pela projeção dos vídeos utilizados como parte do cenário. Com o Coro Cênico da Celso Lisboa dirigiu musicalmente as seguintes montagens: em 2020 em formato de radio-novela “À noite na Lapa” que está no Spotify. Em 2022, o espetáculo “Love story”, montagem baseada em “West side story”. E em 2023 está na montagem de “O Despertar da primavera”. Como maestro preparador do Coro Sinfônico da ACC atuou nas montagens de ópera da Associação de Canto Coral: “O trovador” em 2017 de Verdi, “O Elixir do Amor” de Donizetti.
Sobre Zeca Rodrigues
Zeca Rodrigues é músico carioca graduado pela UniRio (Universidade do Rio de Janeiro) e com especialização em Arranjo Vocal e Regência Coral. Atualmente cursa o Mestrado em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS), também na UniRio.
Atua no meio vocal/coral como diretor vocal e arranjador, com vários dos seus arranjos interpretados dentro e fora do Brasil. Recebeu em 2012, com o grupo BeBossa, o Prêmio Catavento (Rádio Cultura – SP) de melhor grupo vocal de MPB. Participou como professor em diversos festivais de música, como o Festival Música na Ibiapaba – CE e Painel de Regência Funarte. Com o grupo vocal Triar, no ano de 2019, realizou uma turnê de dois meses na Europa, passando por várias cidades.
Participou como arranjador, nesse ano, da campanha de divulgação do The Voice Kids 23.
Sobre o Grupo Vocal da ACC
O Grupo Vocal da ACC, formado em fins de 2022, apresenta, em homenagem ao dia da MPB, um repertório com alguns clássicos da Música Popular Brasileira, montado especialmente para essa importante data, com arranjos vocais escritos pelo próprio diretor Zeca Rodrigues. Alguns dos pilares da nossa música, como Milton Nascimento e Caetano Veloso, fazem parte dos autores das canções selecionadas para essa apresentação homenagem.
Ficha técnica:
Associação de Canto Coral
Regência: Miguel Torres
Piano: André Torres
Solistas Requiem de Mozart: Maria Gerk (soprano), Helena Lopes (contralto), Guilherme Gonçalves (tenor) e Ciro D’Araújo(barítono)
Participações: Coro Prelúdio, Coro Sinfônico da ACC, Coro da ACC e Grupo Vocal da ACC
Serviço:
Associação de Canto Coral
Missa Brasileira/ Poesia Cantada/Requiem de Mozart
– Dia 14 de outubro, sábado, às 18h – Cidade das Artes – Estreia Missa Brasileira – de Jean Kleeb e a Poesia Cantada – Coro Prelúdio e Coro da ACC
Local: Teatro de Câmara
Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 a meia-entrada – bilheteria da Cidade das Artes e pela plataforma sympla: https://abrir.link/Bo2Bi
Classificação: Livre
– Dia 15 de outubro, domingo, às 11h – Centro da Música Carioca Artur da Távola – Concerto de Celebração do Dia Nacional da MPB com o Coro Prelúdio e Grupo Vocal da ACC
Local: Sala Paulo Moura
Endereço: Rua Conde de Bomfim, 824 – Tijuca – RJ
Ingressos: R20,00 (inteira) e R$10,00 (meia -entrada) bilheteria do Centro de Música Artur da Távola e pela plataforma eleventickets: https://abre.ai/gTB0
Classificação: Livre
– Dia 15 de outubro, domingo, às 17h – Cidade das Artes – Concerto do Requiem de Mozart com o Coro Sinfônico da ACC
Local: Teatro de Câmara
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada) – bilheteria da Cidade das Artes e pela plataforma sympla: https://abrir.link/U0saE
Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Classificação: Livre
Assessoria de imprensa: -Alexandre Aquino e Cláudia Tisato-
Maestro Miguel Torres e o Coro Sinfônico da ACC – Teatro de Câmara – Foto de Capa: Esteban Ibarra
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