A artista plástica Yonis Malacrida é uma artista consagrada, no mundo inteiro, pelo seu trabalho em porcelanas. Nascida no município de Queimados, no Rio de Janeiro, teve uma infância difícil.
Mc Boy da Penha chega a Minas Gerais para Baile Love, um dos maiores bailes do Brasil
Oriunda de uma família humilde e numerosa, ainda criança tinha responsabilidades de um adulto. “Na idade de 9 anos eu disse para meus pais que iria partir. Naquela época, não tinha noção pra onde iria… Eu sonhava com uma vida melhor” – diz Yonis.
Em 1985, com apenas 19 anos, partiu para a sua mais importante decisão – foi viver na Suíça. Com muitas saudades da família superou os obstáculos e as dificuldades.
Experiência Inesquecível, Thaiz Schmitt sobre morar em Los Angeles
Neste novo mundo observou que poderia desenvolver a sua arte com mais tranquilidade. A sua primeira exposição aconteceu, em 2005. O fato de viver em outra cultura favoreceu o seu enriquecimento cultural.
Dessa forma, Yonis aproveitou para adquirir conhecimento e experiência através das exposições que participou e participa mundo a fora. Como a que aconteceu nos dias 16 a 18 de maio. A artista participou da XLI Exposição Nacional de Pintura sobre Porcelana, que aconteceu em Copacabana.
Eterna madrinha do samba, grupo Primos do Samba prestam homenagem a Beth Carvalho
Com o tema – “Civilizações”, Yonis se fez presente, convidada pela ABRAP (Associação Brasileira de Porcelana). E sobre a porcelana segue dizendo – “é um trabalho apaixonante. A porcelana é um material nobre que é baseado nos 4 elementos, sobre o qual posso me exprimir de diferentes maneiras, misturando outros elementos como o vidro, madeira, ouro etc… Sobre diversas formas”
Yonis presenteia Museu do Samba com uma obra de arte
Dias depois da exposição, em Copacabana, Yonis esteve no Museu do Samba do Rio de Janeiro, para presentear a instituição com uma peça sua feita de porcelana. A obra de arte intitulada – “A cor do samba” partiu da necessidade da artista de voltar às suas origens, à sua pátria. E nada melhor do que o samba para retratar as sua origens.
Oriundo do município pobre e rural de Queimados, no Rio de Janeiro, Yonis cresceu e venceu na vida. Superou todas as barreiras e obstáculos pertinentes a uma mulher e negra.
Para a sua alegria e contentamento, personalidades ilustres do mundo do samba e do Carnaval fizeram-se presentes, numa comunhão com membros da diretoria do Museu do Samba, para louvarem a artista e receberem a obra de arte. Tia Surica, o senhor Tiãozinho da Mocidade, Sérgio Noronha, Selma Candeia, Márcia Moura, Desirée Reis e Claudiene Esteves, foram alguns nomes presentes ao cerimonial.
Yonis que já rodou o mundo com sua arte, que já fez parte como júri de tantos campeonatos de arte com porcelana e já presidiu instituições do segmento, mundo a fora, ficou emocionada com a recepção, e declarou: – “foi um momento maravilhoso! Estou emocionada por demais”.
TAGS: Gorros estão na moda nesse inverno Fabiano de Abreu responde à Ministra Damares Hugo Junior assume a presidência do Sossego Gil Jung faz ensaio temático Tijuca recebe Grupo Bom Gosto e Renato da Rocinha Marcus Ferreira se despede da Império da Tijuca Renovação da moda a partir da consciência sustentável Horóscopo Alto Astral – semana de 20/05 a 26/05 Quitéria Chagas continua como rainha de bateria do Império Serrano Tia Maria do Jongo ganha Prêmio Sim à Igualdade Racial 2019 Caroline Lima segue na União de Jacarepaguá 2 anos de Samba sem Fome São Clemente apresenta sambas concorrentes no dia 10/08 Ex-chiquitita fala sobre a carreira Tarcizo Zanon se desliga da Estácio de Sá Chef de Cozinha Márcia Gomes passa dia no Spa Jojo todynho volta ao palco e lota show Uma visão nua e crua sobre empreendedorismo
-Clilton Paz-
Assessor de Imprensa de Yonis Malacrida