O coreógrafo Pablo Guerreiro, que foi o responsável pela comissão de frente da Vigário Geral, escola campeã do Carnaval 2019 pela Série B, participará da 3ª Edição do Festival Samb’Afro, na Martinica, no Caribe. O festival, que já se tornou tradicional, acontecerá de 23 a 28 de abril, com vários destaques, como intercâmbio cultural com os fãs tradicionais da Martinica, conceito de fitness Dance’jam (descobrindo demartinique), e dança da Martinica, com treinamento entre convidados do Brasil e de Londres.
Este ano, por sua vez, o evento contará com a presença do bailarino, coreógrafo, e especialista em estilo malandro do Rio de Janeiro, Pablo Guerreiro, que este ano esteve à frente da comissão da Vigário Geral, escola da Série B, e de Irineu Nogueira, com a sua cantora/percussionista britânica Dembis, para a parte Afro do espetáculo. O objetivo do festival será de oferecer aos participantes a oportunidade de visitar os locais culturais e turísticos da Martinica, além de destacar as semelhanças entre as expressões afro-descendentes, e mostrar as especificidades de cada uma delas, criando uma ponte cultural, esportiva e turística entre a Martinica e o Brasil.
“Conhecer uns aos outros facilitará a compreensão e, assim, desenvolveremos uma vida melhor em conjunto. Estou muito feliz e radiante em poder mostrar um pouco do meu trabalho em terras caribenhas. A responsabilidade é grande e estou pronto para mais esse desafio. Levarei o nosso samba e gingado com amor e dedicação”, destacou Pablo Guerreiro, que ministrará aulas no festival. Com ampla experiência em samba, Pablo nasceu em Porto Alegre e começou a sua carreira artística aos 12 anos no grupo de música e dança Afro-sul Odomodê, onde, por sete anos, atuou profissionalmente e obteve sua formação em dança afro-brasileira. Esse desenvolvimento levou-o ao Carnaval de Porto Alegre, onde ganhou dois estandartes de ouro como passista em 2006 e 2007. Foi também convidado a participar, no Rio de Janeiro, do 15º Aniversário da Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Mestre Manoel Dionísio, e do Prêmio Personalidades do Samba do Carnaval, em que foi justamente agraciado com o troféu “Personalidades do Samba”.
Como professor da Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, o coreógrafo ministrava aulas de samba no pé e dança de salão, além de dançar na Cia de Dança Jaime Arôxa. Ele também atuou como professor da Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Manoel Dionísio, onde adquiriu amplo conhecimento do samba carioca. Também buscou sua aproximação do samba carioca participando e adquirindo experiências em comissões de frente, onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes coreógrafos como Jaime Arôxa, Hélio Bejani e Carlinhos de Jesus, e ser agraciado com dois Estandartes de Ouro.
Em sua trajetória, ele atuou também como assistente coreógrafo da novela “Lado a Lado” e como preparador de elenco/coreógrafo da novela “Flor do Caribe”, ambas da Rede Globo. Além disso, atuou como ator/bailarino do musical “Ginga Tropical” e, atualmente, ministra aulas e palestras pelo mundo levando a cultura da dança do samba, o folclore brasileiro e a filosofia da matriz afro-brasileira. Já passou pelos Estados Unidos, Inglaterra, Paris, Rússia, Suíça, China e outros países, participou de inúmeros espetáculos, desfilou e trabalhou em diversas escolas de samba.
No Carnaval de 2019, ele foi o responsável pela comissão de frente da Acadêmicos de Vigário Geral, que conquistou o primeiro lugar na Série B com o o enredo “Mwene Kongo – O Reino Europeu na África que se tornou folclore no Brasil”.