Baseado em sua tese de doutorado defendida pela UFRJ, em 2019, a nova obra do historiador e antropólogo Vinícius Natal, retrata a profissão de cenógrafo na cidade do Rio de Janeiro, um campo profissional ainda pouco explorado e importante para a formação do ofício de um carnavalesco. Para embarcar nessa análise, o autor encontra o personagem histórico Publio Marroig e, a partir de seus passos na vida pública, desvenda esse mundo artístico.
“O Publio era filho de espanhóis e veio para o Rio de Janeiro no final do século XIX, junto de sua família. Ele e outros tantos imigrantes europeus fizeram parte da construção de um modelo de cenografia carioca que atuava desde os teatros, parques de diversões, decorações de bailes e tudo o mais em que se necessitava de espetacularidade visual na cidade” – afirma o pesquisador, que terminou, recentemente, seu pós-doutorado em História da Arte, na UERJ e integra a equipe de pesquisa do GRES Acadêmicos do Grande Rio.
O livro, que será lançado no próximo dia 22, pela editora Mórula, é estruturado com uma série de ricas imagens de cenários de teatro, carros alegóricos de grandes sociedades carnavalescas, e mesmo das até então desconhecidas Festas Venezianas – desfiles de embarcações iluminadas na enseada de Botafogo – é possível perceber o sabor da produção artística visual na cidade e o trânsito dos cenógrafos entre diferentes formas festivas urbanas entre os séculos XIX e XX. Tendo como capa a ilustração do artista Antonio Vieira, a ideia é, também, chamar atenção para a ausência de mulheres e negros no campo artístico brasileiro.
“A gente começa a percorrer a vida do Publio e percebe que há um circuito profissional formado por, basicamente, descendentes de imigrantes europeus. Isso vai dar forma a um modelo que privilegia, até hoje, a presença masculina e branca nos espaços de produção visual carnavalesca da cidade, quase que excluindo negros e mulheres. As escolas de samba são um grande exemplo disso e é preciso olhar com preocupação para esse desequilíbrio.” – declara o autor.
Lançando seu 3º livro, e já concorrendo ao prêmio do Site Carnavalesco na categoria de Criação literária, Vinícius Natal escolheu lançar sua obra no Barodromo, restaurante que tem como tema as escolas de samba do carnaval carioca.
“Não tinha lugar mais pertinente que o Barodromo. É o local onde todo sambista se sente em casa” – afirma o historiador.
Serviço:
Nome: Cenografia Carioca: Carnaval e outros Fragmentos
Editora: Morula
Páginas: 260
Preço: R$55,00
Ano do lançamento: 2021
Gênero: História, Arte e Antropologia
Site: www.cenografiacarioca.com
Local: Barodromo
Endereço: R. Dona Zulmira, 41 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ.
Horário: 19hs às 22hs
Sobre o autor
É sambista, desfilando como ritmista e folião durante vários anos nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição a qual também se tornou mestre, pelo mesmo curso. Possui Pós-Doutorado pelo Instituto de História da Arte, na UERJ. É graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e possui curso técnico em Publicidade e Propaganda, pela Escola Técnica de Comunicação. Atuou como pesquisador do Centro Cultural Cartola, atual Museu do Samba, diretor Cultural do GRES Unidos de Vila Isabel e Coordenador de Promoção das Políticas de Igualdade Racial – CPIR – do município do Rio de Janeiro. Além de artigos em revistas científicas, publicou dois livros: um livro de crônicas, “As Titias da Folia: O Brilho Maduro das Escolas de Alta Idade”, e o “Cultura e Memória nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Dramas e Esquecimentos”, ganhador da menção honrosa do prêmio Afonso Carlos Marques do Santos em 2016, promovido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje, atua como pesquisador do GRES Acadêmicos do Grande Rio.
-Thaise Lima-
Assessoria de Imprensa
Vinícius Natal – Foto de Capa: Divulgação
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