Projeto Criolice fecha 2018 com chave de ouro!
A última edição 2018 do evento aconteceu neste domingo(16), na Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira. Além do Jongo da Serrinha tivemos comemoração do aniversário de 98 anos de vida de Tia Maria do Jongo, repeitadíssima na dança de roda de samba da comunidade.
Veja também: Ano novo vida nova, festa de confraternização de final de ano da Família Samba Brilha
Com entrada libera o Projeto Criolice contou com feras da nossa musica popular brasileira, Maryzélia, Alessandro Cardozo, Arifan Júnior, Daniel Oliveira, Leandro Lelê, Marcelo Amaro, Makley Matos, Beloba, Alex Almeida, Nenem Santos e Carlinhos Tchatchatcha, no repertório dessa galera boa do samba, tivemos músicas de Paulinho da Viola, Nei Lopes, Monarco, Candeia, Aniceto, Luiz Carlos da Vila, Cartola, Guilherme de Brito, Nelson Cavaquinho, entre tantos outros grandes cantores do cenário musical. Ano que vem, tem mais!
Clica no link para ver as fotos da última edição 2018 Projeto Criolice
Conheça um pouco do Jongo da Serrinha
O grupo surgiu no morro da Serrinha, em Madureira, no Rio, como maneira de preservar o ritmo que tem suas origens nos países africanos Congo e Angola e que chegou ao Brasil colônia por meio dos escravos que trabalhavam nas lavouras de café.
Também conhecido por caxambu, o jongo reúne dançarinos descalços, vestindo as roupas comuns do dia-a-dia. É uma dança de roda e de umbigada.
O jongo é cantado primeiramente pelo solista, com versos livres improvisados, e o refrão é respondido por todos. São frases curtas que retratam o contato com a natureza, o cotidiano de trabalho braçal nas fazendas e a revolta com a opressão sofrida.
São cantados no linguajar do homem rural com sotaque de preto-velho e misturam o português com o dialeto africano de origem bantu.
O Grupo Cultural Jongo da Serrinha criou a Escola do Jongo na própria comunidade do Império Serrano, fundada pela Tia Maria do Jongo, líder do Jongo da Serrinha, e seus irmãos, dentro da própria comunidade, em 1947.
A escola oferece aulas de dança, música, capoeira, teatro e artes plásticas para 120 crianças e jovens de 4 a 18 anos. O trabalho de arte-educação será ampliado, e mais 120 crianças de até 3 anos serão atendidas numa creche recém-construída na comunidade.
TAGS: Horóscopo Carnavalesco – semana de 17 a 23/12 Viviane Araújo segue no Salgueiro!Roberta Espinosa canta em festa de Mumuzinho Grupo Caso Sério prepara lançamento de CD e DVD Salgueiro tem novo presidente, empresário André Vaz Mariana Lewis comemora mais de meio milhão de acessos em webserie Baile Black Bom recebe Feira Preta Carnaval do Rio poderá ser comandado pelo grande empresário Roberto Medina 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos Ana Paula Evangelista desembarca em NY para curtir ao lado do seu amor Denise Dias sobre desfile na Paraíso do Tuiuti Roberta Espinosa encontra Bira no Cacique de Ramos Viviane Bordin prepara o corpão para o verão Alcione e Leci Brandão empresta sua voz no CD da Velha Guarda Musical da Mangueira Gracyanne Barbosa dá show de samba Samba+Cozido – “No Batuque da Rosália” Trem do Samba é sucesso! Pochete ganha um ar mais streetwear