Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Afetos e sua tensões, ‘Amar é o Crime Perfeito’ estreia 17/7 no Teatro Clara Nunes

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
julho 10, 2019
Em Notícias
0
Afetos e sua tensões, ‘Amar é o Crime Perfeito’ estreia 17/7 no Teatro Clara Nunes
308
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter
Inglaterra, 1954. No contexto da criminalização das relações homoafetivas, o espetáculo acompanha o reencontro de Richard e Philip, que se conheceram durante a 2a Guerra mundial. Richard está de noivado marcado com Juliet, quando Philip volta a Londres. As relações homoafetivas na Inglaterra, ainda que privadas, eram consideradas crime nesta época. Um grande amigo de Richard está sob investigação policial e isto sublinha a interdição deste reencontro, amplificados pelos interesses familiares e pela cultura repressiva de seu tempo.

 

Famosos! Marcos Pasquim, Simone Sampaio e Júnior Pacheco visitam atelier de artista em Maria da Fé

 

Leia também

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

 

O texto de Thales Paradela, autor premiado no concurso nacional de dramaturgia Seleção Brasil em Cena do CCBB, foi escrito a partir de uma cuidadosa pesquisa, na qual as referências históricas factuais interagem com as narrativas ficcionais dos personagens. Entrelaçam-se na rede ficcional do espetáculo, a celebração do centenário de nascimento de Oscar Wilde, o ruidoso julgamento de Peter Wildblood, além da trágica morte do matemático Alan Turing. Acontecidos em 1954, todos os eventos relacionam-seà criminalização das relações homoafetivas na Inglaterra. 

 

Vai ferver! Feijoada do Leão recebe os cantores Marcelo Kará, Paulo Luiz e o Grupo Papo Reto

 

O texto de Thales Paradela, autor premiado no concurso nacional de dramaturgia Seleção Brasil em Cena do CCBB – Foto: Renato Neto

 

Produzido e idealizado por Ismael Fiorentin, o espetáculo conta com a direção de Paulo Trajano que aposta na universalização da empatia através do mergulho profundo na construção dos afetos e suas tensões. A criação técnica conta com cenários de Dóris Rollemberg, figurinos de Ronald Teixeira e a iluminação de Renato Machado. O elenco é composto por: Ismael Fiorentin, Cleiton Morais, Alexandre Dantas, Cláudio Pitanga, e Thales Paradela; contando com a participação especial de Maria Esmeralda Forte com mais de 60 anos de palco! 

 

CONTEXTO 1954, Inglaterra:
Em 1954, comemorava-se o centenário de nascimento de Oscar Wilde.  O grande poeta, escritor e dramaturgo Inglês havia sido preso em 1895 por acusações de cometer “atos imorais com diversos rapazes”. Oscar Wilde, com 40 anos à época, gozava de grande prestígio por conta de seus sucessos Literários e no Teatro, sendo uma das maiores figuras das artes britânicas em seu tempo. Isso fez com que o julgamento atraísse enorme atenção do público. Sentenciado a dois anos de prisão com trabalhos forçados, sua saúde ficou seriamente comprometida, ele acabaria morrendo três anos depois de sair da prisão, com a saúde debilitada e em ruína financeira.

 

Ainda em 1954, um novo ruidoso julgamento, envolvendo um conhecido aristocrata (Lord Montagu) e um jornalista (Peter Wildblood), atraiu a atenção de toda a Inglaterra. O impacto foi tão grande, que neste ano a Inglaterra constituiu uma comissão para avaliar a pertinência do decreto datado do século anterior que tipicava como criminosa a relação homoafetiva. Peter Wildblood, assumiu publicamente sua condição homossexual no tribunal, foi condenado a 18 meses de detenção e quando saiu da prisão tornou-se o primeiro ativista dos direitos humanos em questões homoafetivas. 

 

Ainda neste ano, houve a morte do matemático Alan Turing, grande herói de guerra Inglês, responsável por desvendar e traduzir os códigos de mensagens criptografadas alemãs na 2ª Grande Guerra. Considera-se que este processo encurtou a guerra em alguns anos. Alan Turing também é considerado o pai da computação, por ter desenvolvido e colocado em funcionamento o dispositivo que permitiu esta decodificação. Para evitar sua prisão por conta das acusações relacionadas à sua condição homossexual, Alan Turing aceitou passar por um torturante processo de castração química à base de hormônios. Encontrado morto em sua casa, suspeito de suicídio, que teria como pano de fundo o sofrimento causado por todo o processo. O governo Inglês fez um pedido público de desculpas a Alan Turing em 2009, o perdão da Rainha veio em 2013. 

 

O espetáculo aborda o conflito da expressão do afeto em um contexto preconceituoso e como isto condiciona, mas não extingue, as possibilidades amorosas. Esta é uma peça sobre a potência de uma história de amor a enfrentar e expandir os limites da percepção do ser humano sobre sua condição.

 

O AUTOR:

 

Dramaturgo, Poeta, Ator e Iluminador, consolidou sua formação em dramaturgia a partir de cursos (Nem York Film Academy, Domingos Oliveira, Plínio Marcos) e processos coletivos de criação (1o Núcleo de Dramaturgia do SESI/RJ – 2015). 
Premiado no 7º SELEÇÃO BRASIL EM CENA CCBB 2016, com 2 textos vencedores do concurso nacional de dramaturgia: “Um Caminho Para Sara” (CCBB Brasília, Mar/2016) e “Princípios Transgredíveis Para Amores Precários” (CCBB Belo Horizonte, Mar/2016). É autor ainda da peça “Vivo Demais Para Ser Feliz Impunemente” (Casa da Gávea 2013 e SESC Tijuca 2014). Publicou os livros “Vivo Demais Para Ser Feliz Impunemente” (2014) e “Pedra Curva Tempo” (2010). 
Como ator, atuou com diretores como Daniel Herz (“Coisas de Teatro”, 2014) e Pedro Vasconcellos (“A Marca do Zorro”, Turnê 2010). Fundador da Cia Os Simpáticos Estranhos, protagonizou seus últimos espetáculos: Dois Velocistas no Globo da Morte (Direção Márcio Fonseca, 2017), Princípios Transgredíveis Para Amores Precários (Direção Rafael Sieg, 2017) e Vivo Demais Para Ser Feliz Impunemente, 2013/2014), entre outros.   
É professor da UERJ, Doutorado pela UFRJ com especialização na Université de Provence/FR (Faculté de Philosophie et Lettres).
 
Mais informações em 
https://thalesparadela.wordpress.com/

 

A EQUIPE:

 Idealizado por Ismael Fiorentin, o espetáculo conta com um texto especialmente escrito para o projeto por Thales Paradela (2 premiações no Concurso Nacional de Dramaturgia do CCBB) a partir de importante pesquisa histórica. A direção do espetáculo fica por conta de Paulo Trajano (com mais de 30 anos de Teatro e professor universitário de Artes Cênicas), que aposta na universalização da empatia através do mergulho profundo na construção dos afetos. A criação técnica conta com Cenários de Dóris Rollemberg (prêmio Shell 2019 e outros), Figurinos de Ronald Teixeira (prêmio The Golden Triga 2011 e outros), a Iluminação é de Renato Machado (Prêmio Shell 2017 e outros) e a direção musical de Guilherme Miranda. O elenco é composto por: Ismael Fiorentin, Cleiton Morais, Alexandre Dantas, Cláudio Pitanga, e Thales Paradela; contando ainda com a participação mais que especial de Maria Esmeralda Forte com mais de 60 anos de palco! 

 

Ficha Técnica:

Texto: Thales Paradela

Direção: Paulo Trajano
Elenco: Ismael Fiorentin, Cleiton Morais, Alexandre Dantas, Cláudio Pitanga e Thales Paradela. Participação Especial: Maria Esmeralda Forte

Cenário: Dóris Rollemberg

Figurino: Ronald Teixeira

Iluminação: Renato Machado

Direção Musical: Guilherme Miranda

Produção Executiva: Marilha Galla

Idealização: Ismael Fiorentin

Produção: Artifiore

Email: amareocrimeperfeito@gmail.com
 
Sinopse: No contexto da criminalização das relações homoafetivas, o retorno de Philip a Londres, na semana do casamento de Richard, desencadeia uma série de transformações na vida de ambos, impactando as relações familiares e seu entorno.  

 

Serviço:

AMAR É O CRIME PERFEITO

Estreia 17 de Julho – Até 08 de Agosto (Curta Temporada)

Teatro Clara Nunes, Shopping da Gávea

4as-feiras e 5as-feiras – 21horas

 

Ingressos: R$70,00 (inteira), R$35,00 (meia)
Gênero: Drama
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 16 anos

 

 

 

 

TAGS: Léo China dirigira passistas da Vila Santa Tereza  Ator de ‘Malhação’ realiza show  Ela está sempre em evidência, franja é tendência! Horóscopo Alto Astral – Céu Astrológico de 8 a 10/7 Beijinho Beijinho, Tchau Tchau Camila Silva!  Yuri e Camylinha continuam na Ponte  Nossa, arraso! Roberta Freitas  Anderson Lopes é indicado a Prêmio ‘Guerreiros do Samba’ Sinopse da Acadêmicos do Grande Rio 2020  UPM apresenta seu novo enredo, “Ginga”Nadja Pessoa fala sobre Depressão!  Perlla adere a marquinha ‘Aquilo Que Nos Cega’, espetáculo de dança  Sossego anuncia nova 2ª Porta-Bandeira ‘Bloco das Divas’ reúne charme e simpatia  “A Bela Adormecida” no Teatro dos Quatro Confira a Sinopse Independentes de Olaria  ‘Axé – Expressão de uma raça’- enredo de Manguinhos  Meia de cano alto segue em alta  Wander Pires e Valdir Souza Júnior sofrem acidente de carro

 

-Luiz Menna Barreto-

Tags: BrasilCultura & ArteEventosHoróscopoRio de janeiroShowsTeatro
Previous Post

Famosos! Marcos Pasquim, Simone Sampaio e Júnior Pacheco visitam atelier de artista em Maria da Fé

Next Post

“Outra Dimensão”, Velocette lança no EP em parceria com Denis Sampa

Related Posts

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”
Notícias

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

maio 13, 2025
FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!
Notícias

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

maio 12, 2025
Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!
Notícias

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

maio 12, 2025
Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira
Notícias

Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira

maio 12, 2025
De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior
Notícias

De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior

maio 12, 2025
Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”
Notícias

Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”

maio 12, 2025

Recommended

“O Som que Mudou a História do Samba” será lançado dia 7 de julho no Centro Cultural Belchior

“O Som que Mudou a História do Samba” será lançado dia 7 de julho no Centro Cultural Belchior

julho 3, 2023
Ermelinda Paz redescobre esquecidas músicas infantis utilizadas na educação escolar no início do século XX

Ermelinda Paz redescobre esquecidas músicas infantis utilizadas na educação escolar no início do século XX

março 19, 2019

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO