O Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) possui um vasto acervo de obras de arte, com mais de 70 mil produções artísticas preservadas. Com o intuito de aproximar e tornar este tema mais acessível para a população fluminense, a histórica casa de cultura vai receber, no dia 31/03, a palestra “Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar”. As inscrições para participar do evento estão abertas, através de formulário on-line, para preenchimento de 80 vagas.
A palestra tem como público-alvo instituições de fomento e pesquisa, profissionais das áreas de conservação, restauração, museologia e patrimônio, além de potenciais parceiros e interessados no desenvolvimento das metodologias de preservação do patrimônio. A apresentação do tema abordado ficará a cargo do corpo docente do IFRJ, responsável por realizar, com apoio do laboratório móvel da instituição, a análise físico-química de obras de arte do acervo do Theatro.
Durante a abertura do evento, o IFRJ e a Fundação Teatro Municipal (FTM-RJ) vão assinar um termo de intenção de cooperação técnica para realização de ações futuras. Dentro da programação do dia, o público presente ainda vai contar com visita guiada pelas dependências do Theatro.
“Será um dia de agenda cheia, com muitas atividades no nosso Theatro Municipal, uma das construções mais importantes do estado do Rio de Janeiro. Ocupar este equipamento é de grande importância para a valorização da cultura e da história fluminense. A assinatura deste termo vai garantir que as ações não terminem nesta palestra, mas possam continuar nos próximos meses através de mais parcerias, garantindo a extensão da ciência junto à cultura”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Para a apresentação da experiência do projeto, os pesquisadores do IFRJ vão utilizar uma pintura de Eliseu Visconti, artista ítalo-brasileiro, como objeto de pesquisa. A imagem será ampliada e projetada no telão, para análise dos palestrantes e do público. O trabalho será desenvolvido com auxílio de um equipamento específico, que permite visualizar a quantidade de pigmentos distribuídos na obra.
“É uma ótima oportunidade para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre algumas das obras de arte que o Theatro Municipal conserva em seu rico acervo. Reforçamos também a importância do desenvolvimento do trabalho conjunto entre as instituições públicas envolvidas para a preservação de nossa história e bens culturais”, explica a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.
A realização é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura de Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ (IFRJ) e TMRJ, com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS).
Sobre a análise das obras
A Unidade Móvel do Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (Liscomp) do campus Paracambi, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, atua em projetos e análises físico-química de obras de arte.
O laboratório conta com diferentes instrumentos portáteis de análise, entre eles o mapeamento elementar, que permite fazer uma imagem de como os pigmentos estão distribuídos na obra, sendo este o único instrumento da América Latina. Atualmente, o laboratório conta com suporte financeiro do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).
“Este evento é a consolidação do alinhamento entre a cultura e a educação, com fortalecimento da área de pesquisa aplicada. Os institutos federais possuem, em suas diretrizes, o compromisso de responder de forma direta às demandas da sociedade”, afirma o Reitor do IFRJ, Rafael Almada.
Diferentes instituições no Brasil, como os Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNBA), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e Instituto de Criminalística Carlos Eboli da Polícia do Rio de Janeiro, já demandaram as análises de obras para o laboratório móvel do IFRJ.
Programação
10h: Abertura com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Reitor da IFRJ e Presidente da FTM-RJ
10:50h: Apresentação da experiência e palestra “Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar”
11h30: Abertura para perguntas do público
12h: Encerramento
12h -14h: Pausa para almoço
14h: Visita guiada pelo Theatro para participantes (opcional, com número limitado de vagas)
Serviço
Data: 31/03 (quinta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Sala Mário Tavares – Theatro Municipal
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 14, Centro – RJ
Palestrantes: Renato Freitas e Valter Felix
Link de inscrição: https://forms.gle/uXBycKGfmunudXYPA
Informações sobre o acervo do TMRJ: http://theatromunicipal.rj.gov.br/cedoc/
O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube
-Ascom Cultura-
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Foto de Capa: Leonardo Ferraz
@ Portal AL Oficial