Museu do Ingá, Escola de Música Villa Lobos e Museu Antônio Parreiras recebem investimentos do Acelera FUNARJ
A FUNARJ está comprometida em proporcionar uma experiência cultural excepcional para todos. Por meio de um investimento notável de mais de 1 milhão de reais, o projeto Acelera FUNARJ está transformando os espaços em verdadeiros tesouros culturais. Estas revitalizações não são meramente melhorias físicas; são uma celebração vibrante da arte, história e criatividade que esses locais tão preciosos abrigam.
Estas intervenções representam um presente para a comunidade. Seu objetivo é tornar esses espaços mais acolhedores, acessíveis e ricos em experiências. Afinal, a arte merece ser celebrada em ambientes que acentuam sua beleza e significado.
O Museu do Ingá está em fase de renovação e modernização. As obras incluem a melhoria dos sanitários na oficina de gravura, modernização das instalações hidro sanitárias e revisão das coberturas. No prédio principal, reformas hidráulicas e troca de revestimentos estão em andamento. Estas melhorias visam proporcionar um ambiente mais agradável e seguro para visitantes e equipe do museu.
Na Escola de Música Villa-Lobos abrange a renovação de vários andares. No 1º andar, foram realizados serviços de pintura, restauração do piso, revisão da parte elétrica, embolso do teto, colocação de gesso, pintura na biblioteca e reforma geral na antessala do CPD. Além disso, a secretaria passou por uma grande transformação, com a troca do piso, nova pintura e iluminação, e substituição do balcão, que estava em péssimas condições.
No 3º e 4º andar, as melhorias incluíram a substituição do piso de plurigoma, restauração e aprimoramento dos banheiros masculinos, femininos e infantis, revitalização do balcão e pintura da inspetoria, manutenção do bebedouro, e reforma geral das salas. Essas melhorias visam proporcionar um ambiente mais propício ao aprendizado e à música na Escola de Música Villa-Lobos.
Já o Museu Antônio Parreiras está embarcando em um projeto de restauração notável, focado nos edifícios da Residência e Vila Olga. Na Residência, as melhorias abrangem um mapeamento detalhado dos danos na fachada e telhado, reforço e revisão da estrutura do telhado, pintura interna e externa, restauro dos tacos para a criação de um salão de exposição, restauração das esquadrias, aplicação de novo revestimento para o banheiro e copa, revisão da rede de drenagem, atualização das instalações elétricas e hidro sanitárias, e restauro dos gradis, entre outros detalhes minuciosos.
Na Vila Olga, a restauração começa com um serviço de mapeamento de danos, marcando o início da conservação da fachada e dos telhados. Essa iniciativa representa um compromisso com a preservação do patrimônio e a melhoria das instalações, permitindo que o Museu Antônio Parreiras continue a inspirar e encantar seus visitantes.
“O Acelera FUNARJ não é apenas um projeto de renovação e modernização, mas um convite para mais inclusão e proximidade entre pessoas e fazedores de cultura. Com cada tijolo colocado, estamos construindo não apenas estruturas, mas oportunidades para a transformação de vidas e o fortalecimento da economia criativa. Cada investimento é um voto de confiança no poder da cultura para enriquecer nossas vidas,” afirma o presidente da FUNARJ.
Concluídas essas intervenções, a FUNARJ reafirma seu compromisso duradouro com a preservação e aprimoramento dos valiosos equipamentos culturais, ampliando a experiência cultural e promovendo o acesso à arte e à cultura. A instituição aguarda com entusiasmo a oportunidade de compartilhar essa experiência enriquecedora com todos, celebrando juntos o avanço e modernização dos espaços culturais.
-Ascom Funarj-
Foto de Capa: Facebook Funarj
@ Portal AL 2.0.2.3