Almejando seu retorno a Marquês de Sapucaí, Acadêmicos da Rocinha inicia os trabalhos para o próximo carnaval e lança enredo que levará a Intendente Magalhães em 2023.
De elaboração do carnavalesco Marcus Paulo, a Princesinha da Zona Sul fará uma referência a seu símbolo maior com o enredo “As Borboletas Encantadas Da Bela Oyá”, fará o entrosamento entre a representatividade da borboleta dentro do contexto histórico escola e a representatividade do mesmo animal na história da orixá Oyá (Iansã).
História do Enredo
“O tema do referido enredo tem a borboleta como palavra chave, uma vez que o citado inseto se faz presente como referências simbólicas da agremiação Acadêmicos da Rocinha e da orixá Oyá (Iansã). Ao simbolizar a agremiação a borboleta se mostra como: encantamento, mudança e renovação. E na simbologia de Oyá/Iansã as várias faces da orixá: a transformação, o renascimento, o símbolo da mulher, da graça, ligeireza, pureza da alma e seres mágicos. Oyá teve algumas paixões, mas, seu maior amor foi Xangó, ainda assim, cometeu astúcias junto ao seu amado. E nessa ambiência a Acadêmicos da Rocinha vem saudar a bela Oyá ao trazer suas lendas, personalidade aguerrida, suas relações com fenômenos da natureza, fauna, flora, alimentos, artefatos e com o continente africano. Ao elencar tais características que marcam a identidade da Orixá esse enredo se desenvolve citando algumas qualidades de Oyás (Iansãs) cultuadas nos terreiros de Candomblé e Umbanda em solo brasileiro, bem como as cores que concebem seus trajes e mistérios relacionados a ela.
Ao simbolizar a agremiação a borboleta se mostra como: encantamento, mudança e renovação. E na simbologia de Oyá/Iansã as várias faces da orixá: a transformação, o renascimento, o símbolo da mulher, da graça, ligeireza, pureza da alma e seres mágicos.”
A escola, que ficou em segundo lugar na série prata do carnaval carioca, divulgará em breve a sinopse do enredo com todos os detalhes.
-Gres Acadêmicos da Rocinha-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.2