Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Carnaval RJ e SP

Acabou o mistério! “Resistência” é o enredo 2021 do Acadêmicos do Salgueiro

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
julho 9, 2020
Em Carnaval RJ e SP, Notícias
0
Acabou o mistério! “Resistência” é o enredo 2021 do Acadêmicos do Salgueiro
318
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

O mistério acabou para o torcedor salgueirense. Após lançar uma campanha de engajamento nas redes sociais para anunciar o enredo do carnaval 2021, os Acadêmicos do Salgueiro revelaram, na noite desta quarta, 08, através de uma live no Youtube, o tema com o qual defenderão a conquista do décimo campeonato de sua história.

Dra. Lelah Monteiro fala da importância da terapia de casal em tempos de COVID-19

Com o luxuoso auxílio da Dra. Helena Theodoro, o trabalho idealizado em conjunto pelo carnavalesco Alex de Souza  – que assinará seu quarto projeto na agremiação – e o Departamento Cultural, trouxeram à tona um tema cuja identificação com a escola é total.

Leia também

Dia 17/05: Seu Jorge apresenta “Baile à la Baiana” no Qualistage

Encontro literário no FMIS RJ celebra a doação do documentário “O Cravo e a lapela – Vida e obra de Ricardo Cravo Albin”

“O Salgueiro é pioneiro em revelar a questão preta no Brasil e, alçar ao seu devido lugar de destaque, personagens da nossa história. Desta vez, estamos juntos, eu e o Cultural, para realizar este trabalho que tem a chancela da Helena, uma mulher preta, escritora, ativista e salgueirense. Estamos felizes com a contribuição dela neste projeto que nasceu dentro de um espectro de luta, afinal, vivemos um momento de transformação do mundo e das pessoas”, diz Alex.

Mãe Terra! Confira a Sinopse “Visões Xamânicas” do Acadêmicos do Sossego

Escrita por Paulo Barros, diretor de comunicação da agremiação, com a contribuição valorosa da pesquisa do departamento cultural, “RESISTÊNCIA” é um enredo focado no Rio de Janeiro, e que traz consigo, todas as formas que o povo teve para resistir e preservar sua cultura, sua fé, sua voz e sua sobrevivência.

“Apesar da minha experiência com o Carnaval, de todos os meus estudos e da minha vivência, trabalhar para a minha escola é realmente emocionante. Alex está sendo muito generoso comigo”, comentou Helena, coautora do enredo durante a live.

Voando alto, Rocinha renova com coreógrafo e apresenta segundo pavilhão

Nos próximos dias, serão divulgados o calendário e o formato da disputa de sambas da escola. Os produtos com o tema do enredo já podem ser adquiridos nos canais oficiais da escola.

 

Confira a sinopse e a logomarca de “RESISTÊNCIA”

G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SALGUEIRO

CARNAVAL 2021

 

GRES Acadêmicos do Slagueiro – Carnaval 2021

 

 

RESISTÊNCIA

Maior cidade escravista das Américas, o Rio de Janeiro foi o palco da assinatura da Lei Áurea, diploma legal que extinguiu o trabalho cativo no Brasil. Abolir a escravidão, porém, não foi suficiente para promover as mudanças tão desejadas por todos nós. Abandonados pelo Império, continuamos sem condições para uma existência decente. Libertos, tornamo-nos prisioneiros da miséria nos cortiços, nas ruas, nos trabalhos precários e na ausência de direitos humanos e sociais básicos. Discriminados e marginalizados, sem cidadania, sem alternativas para uma vida digna, fomos lançados à nossa própria sorte. Excluídos – no dia seguinte, na década seguinte, no século seguinte –, vivemos, até hoje, sufocados.

Ser preto no Brasil e no Rio de Janeiro, hoje, é ter que lutar diariamente por respeito. Lutar para não ceder nem sucumbir à segregação e ao constrangimento promovidos pela sociedade e pelo Estado. É recusar os abusos e a submissão pela ausência de políticas públicas que poderiam promover melhores condições de vida. É não se deixar enganar pela pseudo “democracia racial”, sempre camuflada por hipocrisia, eufemismos ou subterfúgios mal disfarçados.

Aqui, ser preto é, acima de tudo, um ato de RESISTÊNCIA.

E resistir é ter nossa história, antes negada e silenciada, ressignificada e recontada no carnaval, lugar de alegria, mas também de diálogo com o mundo. Ao som dos tambores ancestrais, o Salgueiro foi pioneiro na introdução da temática africana nas escolas de samba. Seguiu na contramão da narrativa “oficial” do país e deu vez e voz aos personagens, heróis e protagonistas pretos. Como um Griot, transmitiu ricas histórias por meio de seus enredos e desfiles, consolidando a participação da escola no processo de resistência cultural e de luta contra o racismo institucional.

Resistir é plantar um legado nos “chãos” do Rio de Janeiro. Criamos Quilombos, lugares de resistência e insurgência, com estrutura politica, econômica e social africana. Revivemos a história nas marcas deixadas na Pequena África, região que se destaca como lugar de acolhimento e também por personagens como as tias baianas festeiras da Praça XI, cozinheiras e Mães de Santo celebradas até hoje pela fantasia e pelo rodopio que as nossas Alas de Baianas exibem. Foram elas que formaram o espaço sociocultural do samba, entendido como extensão dos terreiros de Candomblé.

Resistir é professar nossa fé. Por ela nos unimos nas irmandades religiosas que faziam filantropia por justiça social. Construímos os terreiros de Candomblé, templos que são uma reinvenção do macro universo cultural e religioso trazido do continente africano. Desenvolvemos o Culto Omolokô e criamos a Umbanda, religião afro-brasileira surgida no Rio de Janeiro, que sincretiza elementos do Candomblé, do Espiritismo e do Catolicismo.

Resistir é expressar nossa cultura para manter a continuidade de valores civilizatórios. Com a benção dos orixás, entramos na cozinha, espaço de saber, para alimentar o corpo e a alma. Para transformar alimentos, hábitos e a própria culinária brasileira. Ao som dos atabaques, “compramos o jogo” nas rodas de capoeira e dançamos jongo ou caxambu. Pisamos nos gramados para expulsar os cabelos esticados e o pó-de-arroz que “disfarçavam” a cor da nossa pele. Colorimos as passarelas e as ruas com as formas, signos, símbolos, texturas e acessórios de nossa moda.

Resistir é fazer arte. Inquietos por representatividade e pela visibilidade que insistem em nos sonegar, criamos nossas próprias narrativas e espaços nas artes cênicas, como o Teatro Experimental do Negro. Assumimos nosso protagonismo e nos fizemos enxergar também por meio da literatura, da dança, das artes plásticas. Espalhamos para o mundo a vocação artística que reside em nós.

Resistir é festejar. É revelar nossa maneira de ser por meio das festas, do modo de celebrar a vida, do entusiasmo que propicia o resgate de nossa identidade e afirmação existencial. Desde o chorinho na Festa da Penha, passando pelas escolas de samba, afoxés e blocos afro. Pelo pagode à sombra da tamarineira, pelo funk carioca e pelo charmoso baile sob o viaduto de Madureira.

Resistir é existir.

É continuar a reverberar a coragem dos nossos heróis contemporâneos de pele preta.

É saber que somos frutos de uma mesma raiz de igualdade, fé, esperança, arte e vida.

É crer que nenhuma luta foi em vão. Que nenhuma luta será em vão.

É persistir no sonho de igualdade para que ele não seja silenciado.

É entender que, juntos, em cada passo e em cada pequena mudança, seguiremos adiante.

E é ter certeza que no dia em que fizermos cair todas as máscaras da discriminação, conseguiremos, enfim, respirar.

 

Autoria e curadoria: Dra. Helena Theodoro

Carnavalesco: Alex de Souza

Concepção: Eduardo Pinto e Marcelo Pires (Diretoria Cultural)

Texto: Paulo Barros

 

 

 

 

TAGS: Camisa camuflada é hit no Inverno Sececrj e MultiRio firmam parceria! Sinopse da Unidos da Ponte Horóscopo Alto Astral de 06/07 a 12/07 Bordin encarna cowgirl sexy Denise Dias posa sexy Confirmado a morte de Luizinho Drumond Avante Rocinha! Tainá e os Guardiões da Amazônia Gari gata Moda: short jeans com meia arrastão Laari Michelin fala sobre veganismo Vídeo-sinopse da Beija-Flor Interior do Rio vai ganhar cinco salas de cinema! Marcos e Belutti lançam músicas inéditas Regata xadrez chega nesse inverno Marcos e Belutti lançam músicas Lexa doa cestas básicas Negócios em logística Feijoada em Casa do Salgueiro Lives do samba!

 

-Joice Hurtado-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Tags: BrasilCarnaval 2021CulturaGastronomiaLivesSáudeSolidariedade
Previous Post

Começa daqui a pouco! Lu Carvalho faz live em homenagem a Beth Carvalho

Next Post

Conheça a letra completa do samba-enredo do Acadêmicos do Vigário Geral

Related Posts

Dia 17/05: Seu Jorge apresenta “Baile à la Baiana” no Qualistage
Notícias

Dia 17/05: Seu Jorge apresenta “Baile à la Baiana” no Qualistage

maio 14, 2025
Encontro literário no FMIS RJ celebra a doação do documentário “O Cravo e a lapela – Vida e obra de Ricardo Cravo Albin”
Notícias

Encontro literário no FMIS RJ celebra a doação do documentário “O Cravo e a lapela – Vida e obra de Ricardo Cravo Albin”

maio 14, 2025
“Será um reinado super especial” – Anderson Reis é o novo Rei de Bateria da Alegria do Vilar
Carnaval RJ e SP

“Será um reinado super especial” – Anderson Reis é o novo Rei de Bateria da Alegria do Vilar

maio 14, 2025
Fique ligado, Abono Salarial! CAIXA paga mais de R$4,5 bilhões aos trabalhadores nascidos em maio e junho
Notícias

Fique ligado, Abono Salarial! CAIXA paga mais de R$4,5 bilhões aos trabalhadores nascidos em maio e junho

maio 14, 2025
Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)
Notícias

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)

maio 13, 2025
Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio
Notícias

Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio

maio 13, 2025

Recommended

De 5 a 7 de setembro: DOCSP 2024 seleciona dois projetos da Salvatore Filmes

De 5 a 7 de setembro: DOCSP 2024 seleciona dois projetos da Salvatore Filmes

setembro 3, 2024
Lua Crescente dá as caras logo na segundona, ôxe! – Céu Astrológico de 12 a 18 de agosto de 2024

Lua Crescente dá as caras logo na segundona, ôxe! – Céu Astrológico de 12 a 18 de agosto de 2024

agosto 12, 2024

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO