Nesta próxima quinta-feira, dia 6 de junho, o ABSTRAI ensemble apresenta, para a comemoração dos 12 anos do Centro da Música Carioca, um repertório exclusivo, celebrando também a sua homenagem ao compositor Claudio Santoro (1919-1989) que completaria 100 anos em 2019. Além de duas obras do homenageado, o ABSTRAI ensemble também apresenta obras do paraibano Marcílio Onofre, do paulista radicado nos EUA Rodrigo Bussad, do paulista Alexandre Lunsqui (com formação instrumental inusitada) e uma obra muito pouco tocada no Brasil do célebre compositor alemão Anton Webern.
Furacão carioca, Renato Ronner comemora sucesso da cantora Lexa em Fortaleza
O ABSTRAI ensemble é o principal grupo de música de câmara contemporânea no Rio de Janeiro em plena atividade desde 2011. Tem se apresentado nos principais festivais e salas de concerto brasileiras, além de uma turnê pelo México. É integrado por instrumentistas e compositores de renomada carreira e se dedica ao repertório dos séculos XX e XXI, principalmente em colaborações com compositores vivos (brasileiros e estrangeiros) e expoentes do século XX. Além de peças musicais instrumentais e vocais, o grupo utiliza regularmente nos seus concertos (e diversas atividades) as últimas tecnologias digitais (eletroacústica e música mista).
A mente é maravilhosa! Gil Jung fala sobre estudar psicologia
O grupo se dedica também a atividades pedagógicas como oficinas, master-classes, encontros de interpretação musical/composição, além de realizar concertos comentados, contribuindo pela formação de público de música de concerto no Brasil. Em setembro de 2018 o ABSTRAI ensemble lançou o seu 1° CD, intitulado “Experiência”, com direção artística do fundador do grupo, o saxofonista, professor e pesquisador Pedro Bittencourt. O CD traz com exclusividade obras recentes dos compositores brasileiros Roberto Victorio, Rodrigo Lima, Michelle Agnes, Pauxy Gentil-Nunes, além do português João Pedro Oliveira, do grego Phivos Angelos-Kollias e do francês Didier Marc Garin. “Experiência” é uma produção independente do ABSTRAI ensemble, disponibilizada em CD físico e nas principais plataformas digitais pelo selo A Casa Estúdio.
SERVIÇO:
06/06, quinta-feira – ABSTRAI ensemble faz homenagem a Claudio Santoro
Local: Centro da Música Carioca
Horário: 20h
Ingressos: R$30,00 (inteira) / R$15,00 (meia-entrada)
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca – Rio de Janeiro – Informações: (21) 3238-3831
ABSTRAI ensemble
Saxes tenor/barítono e direção artística – Pedro Bittencourt
Voz – Doriana Mendes
Flauta/flauta em sol – Andrea Ernest Dias
Flauta baixo – Pauxy Gentil-Nunes
Clarineta, clarone – Cesar Bonan (músico convidado)
Fagote – Ariane Petri (música convidada)
Violino, viola – Mariana Salles
Violão, regência – Fabio Adour
Piano – Marina Spoladore
Produção executiva – José Schiller
ABSTRAI ensemble
Homenagem a Claudio Santoro
Fantasia Sul América (1987) – 5min
Claudio Santoro (Brasil, 1919-1989)
voz, violino, piano
Caminho anacoluto III – derradeira margem (2015) – 7min
Marcílio Onofre (Brasil, 1982)
sax barítono, piano
Duo (1945) – 2min
Claudio Santoro (Brasil, 1919-1989)
violino, fagote
Quartett Opus 22 (1928-1930) – 7min
Anton Webern (Alemanha, 1883-1945)
violino, clarineta, sax tenor, piano
Urizen, the chain of reason (2012) – 7min
Rodrigo Bussad (Brasil, 1985)
Flauta, flauta baixo, violão
Canyon Textorium (2018) – 10min
Alexandre Lunsqui (Brasil, 1969)
sax barítono solo, flauta em sol, flauta baixo, clarone, fagote, viola
Tratore
CD “Experiência” — A Casa Discos
http://www.tratore.com.br/um_cd.php?id=14118
Website
TAGS: Dr João Branco participa do World Pro Health Conference “Minha andança pela vida”, homenagem à Beth Carvalho Fernanda Abrãao adere ao biquíni de fita isolante Príncipe ajuda senhor Márcia Gomes presta solidariedade Atores prestigiam espetáculo de Diogo Vilela Banda Mato Seco se apresenta na Europa Império da Tijuca reúne ‘Time de Peso’ Sorteio da ordem dos desfiles do Carnaval 2020 Anderson Lopes estreia como Produtor D’Black e Roberta Espinosa gravam para o canal de Mica Condé Gorros estão na moda nesse inverno Fabiano de Abreu responde à Ministra Damares Hugo Junior assume a presidência do Sossego Gil Jung faz ensaio temático Tijuca recebe Grupo Bom Gosto e Renato da Rocinha Marcus Ferreira se despede da Império da Tijuca Renovação da moda a partir da consciência sustentável
-Fábio Cezanne-