Um, produtor cultural, o outro estilista, juntos brilharam na Sapucaí.
Dois anos sem a maior festa a céu aberto do planeta, o Carnaval. A última festa momesca foi em 2020, mas tudo voltou ao normal ou está voltando à normalidade. Após este período, a vida está voltando ao normal e a maior prova disso foi ver a Sapucaí cheia para ver a vitória da Grande Rio, que deu aula no quesito como ser uma campeã com um tema polêmico – Exu, e o Império Serrano, na Série Ouro, falando sobre o Besouro Mangangá – capoeirista que viveu na virada do século XIX para o século XX. Parabéns às campeães!
Mas o papo aqui é outro. Narrar a relação de amizade e de profissionalismo entre dois personagens icônicos do Carnaval carioca, o produtor cultural e destaque Claudio Penido e o estilista Allan Nóbrega.
Claudio, todos nós já conhecemos de outros carnavais. Brasileiro residente na Suíça, há mais de 30 anos, é responsável por executar o intercâmbio entre Brasil-Suíça-Europa. Já desfilou em agremiações como a Mocidade Independente de Padre Miguel e, atualmente, é destaque principal da Unidos de Bangu.
Ganhador de vários prêmios mundo afora, no quesito produtor cultural, Claudio detém o prêmio “O melhor do Brasil no mundo”, além de convidado para fazer parte do projeto “Artista Completo – teatro, moda, canto, dança”, da Casa de Dança Carlinhos de Jesus. O convite partiu do assessor artístico João Paulo Machado.
Neste Carnaval de 2022, Claudio contou com o talento do estilista Allan Nóbrega para fazer a sua fantasia de destaque de luxo “Sonhar com rei da leão”, no desfile da Unidos de Bangu.
Com o enredo homenageando o bicheiro e personagem do Carnaval Castor de Andrade, a agremiação de Bangu levou para a avenida o enredo “Deu Castor na cabeça”, desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Paulo.
Allan Nóbrega entrou no mundo do samba ainda criança. Passou pela Estrelinha da Mocidade. Adolescente, tornou-se passista da Unidos de Padre Miguel. Mas algo falava mais alto em seu interior. Allan tinha a convicção deque a sua atuação no Carnaval seria de outra forma, como ele mesmo fala: “Por mais que eu fosse apaixonado pelo mundo da dança, dentro de mim eu caminhava para outro universo, recebi o convite pra retornar à escola mãe, a Mocidade Independente de Padre Miguel, porém não como passista, mas como aderecista de uma ala comercial”.
Allan se surpreendeu com o próprio trabalho que foi elogiado. Como consequência, o artista foi convidado para atuar em outra agremiação. Hoje, com 7 anos de Grande Rio como aderecista, há 3 anos é o responsável por realizar a fantasia de luxo de um dos destaques respeitado, no Carnaval carioca, Claudio Penido. E Allan Nóbrega segue dizendo: “Pra mim foi uma honra, jamais iria imaginar que um dia seria 100% responsável pela fantasia de Claudio Penido, uma pessoa que eu já admirava desde criança, quando eu ainda era da Estrelinha”.
Além do trabalho e da relação com Claudio Penido, Allan também se orgulha da relação com o aderecista Bruno Cézar, um dos melhores em sua avaliação. “Tenho muito orgulho de ter uma aprendizagem e trabalhar diretamente, com um dos melhores aderecistas e tê-lo como referência, Bruno Cézar”, conclui Allan Nóbrega.
-Clilton Paz-
Assessoria de Imprensa
Claudio Penido e Allan Nóbrega – Fotos de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.2