Cantores e compositores, Branka e PH Mocidade começaram a trabalhar juntos, mas cada um na sua casa, durante esta pandemia. O primeiro fruto dessa parceria chega às plataformas de streaming no próximo dia 11 de agosto. É o single “A santa e o pescador”, um partido alto composto e gravado pela dupla, que fala de Santa Clara. Por isso, o lançamento é justamente no dia dela.
A música é um conto em que o pescador reza para Santa Clara, que, no sincretismo religioso, é a Oyá do Tempo, uma iansã que cuida dos céus e dos cemitérios. Como o mar é o maior cemitério que existe, quando tem tempestade, os pescadores rezam para essa santa / esse orixá. Pedem para a entidade acalmar os céus para que eles possam velejar navegar com tranquilidade e segurança, e, assim, levar o sustento pra casa.
“Compor ‘A santa e o pescador’ neste momento de pandemia, mesmo que remotamente, foi alimento espiritual e musical. Esse partido alto fala de esperança e tem positividade, que é o que nós mais estamos precisando nestes tempos de tristeza. Está muito duro conseguir o sustento, mas, mesmo assim, o brasileiro é um povo de muita força e fé. E a nossa música fala disso”, explica Branka.
Ela e PH Mocidade ficaram tão felizes com o resultado da parceria nascida via WhatsApp que resolveram compor mais quatro sambas para um EP sobre as lendas e a vida cotidiana do mar, seus orixás e os pescadores. O próximo single será “É no balanço do mar”, também da dupla, que contará com a participação do grupo Vem pro Sereno.
O EP terá ainda mais três faixas, que ainda estão sendo compostas conforme chega a inspiração para Branka e PH Mocidade. A ideia é, após a pandemia passar, fazer desse projeto um show, mesclando os sambas da dupla com músicas conhecidas que tenham a ver com o tema do EP.
Tudo com as bênçãos de santos e orixás.
Ficha técnica
Branka e PH Mocidade (vocais)
Carlinhos 7 Cordas (produção, arranjo e violão)
Rafael Prates (cavaquinho)
Alex Almeida e Bruno Gama (percussões)
Ana Júlia e Papau (coro)
O single “A santa e o pescador” foi gravado e mixado no Studio 3 pelo selo MG Records.
LETRA
A santa e o pescador
(Branka e Paulo Henrique Mocidade)
Agora cedo eu vou pro mar
Meu barco acordar
Minha rede arrastar
Senhora que o tempo me dá
Acalma, aquieta o céu
E vem me acompanhar
Sete ondas na praia eu pulei
Foi nas águas de Clara que rezei
Santa Clara clareou
Santa Clara clareou
Santa Clara clareou
Santa Clara abençoou
Nas águas brancas de Clara naveguei
Nas águas calmas de Clara me banhei
As palmas brancas de Clara eu joguei
Nas águas brancas de Clara eu cantei
Ô, minha filha, vem ver o peixe grande que eu pesquei
É nas águas de Clara que eu me sinto um rei
Dia a dia não canso, vou à luta pra vencer
Pra você, minha prenda, ter o peixe pra comer (bis)
Clara, Clara Clareia clareou ô ô ô…
-SG Assessoria de Imprensa-
Branka – Foto de Capa / Divulgação
Portal AL 2.0.2.1