Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Visual merchandising na loja física: por que é importante ter muito mais do que um espaço bonito?

Evolução do varejo

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
agosto 29, 2022
Em Notícias
0
Visual merchandising na loja física: por que é importante ter muito mais do que um espaço bonito?
342
Compartilhamentos
2.5k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Para a especialista em varejo, Camila Salek, o visual merchandising é uma ferramenta poderosa para a evolução do varejo diante da transformação digital

 

Ao bater na porta do varejo, a digitalização trouxe grandes mudanças para o setor, com a criação de novos canais de venda e de comunicação com os consumidores. Neste processo, enquanto a luz dos holofotes se volta para o universo online, as lojas físicas pedem atenção para desempenhar o papel fundamental de criação de elo entre consumidores e marcas.

Leia também

PUC-Rio prorroga inscrições para Processo Seletivo de Inverno até segunda-feira, dia 9 de junho

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba

De acordo com Camila Salek, especialista em futuro do varejo e fundadora da Vimer Retail Experience, muitas marcas estão perdendo ao tratar a loja física apenas como um estoque de produtos. “Os varejistas precisam, definitivamente, considerar fatores além das vendas por metro quadrado para medir o real valor de ter uma loja física”. Ou seja, na visão da especialista, diante da transformação digital, o varejo físico deve ser considerado um espaço de experiência.

E, nesse sentido, encarar o papel estratégico do visual merchandising, é uma tacada certeira para obter resultados. Não à toa, desde a reabertura de lojas após o período de fechamento do comércio durante a pandemia, vemos a evolução do uso desta ferramenta. “Visual merchandising não é vitrine ou loja bonita. Ele é um aliado comercial, uma ferramenta de marketing que trabalha a estratégia de jornada em loja e a relação de engajamento e conversão que a marca estabelece com o consumidor através de todos os pontos de contato, exposição de produto e diálogo”.

Camila ressalta a importância de entregar uma boa narrativa para o consumidor, por meio de uma comunicação composta de linguagens diversas, imersivas e provocantes “Questiono muitas marcas se estão mensurando o impacto de 15 segundos que o consumidor passa na frente de uma vitrine da mesma forma que levantam o retorno de anúncios de 15 segundos no Youtube. Não basta a marca investir em anúncios em veículos de mídia como TV ou jornal, além de fazer um trabalho relevante nas redes sociais, se a loja física, que é um ponto de contato direto de grande proximidade do consumidor, não tangibiliza o que é reverberado nesses canais de comunicação. A integração é fundamental!”.

 

Lojas Físicas como Palco

Para Camila, as marcas devem usar suas lojas físicas como palco para reverberar o seu tom de voz. “O visual merchandising trabalha o despertar dos sentidos conectando o consumidor com a mensagem transmitida pela marca e assim a tornando mais eficiente”, destaca.

A especialista vai além. Para ela, a expressão artística pode ser uma aliada para criar essa jornada. “Por meio do apelo sensorial e emocional, espaços físicos se tornam fonte de exploração, inspiração e autodescoberta”.

Na visão da fundadora da Vimer, o varejo tem grande potencial ao trabalhar projetos de loja que buscam um visual merchandising mais experiencial, imersivo e divertido. “O apelo visual, somado aos demais sentidos, cresce em um mundo que aprendeu a viver na base do ‘low touch’”.

 

Causa e propósito

Uma das apostas de Camila para o visual merchandising é a força das ativações em lojas físicas com o foco voltado para sustentabilidade nos quesitos social e ambiental. Temas como inclusão, diversidade, reuso, reciclagem, matéria-prima, entre outros, entram na pauta desse contexto.

E um dos clientes da Vimer que está entendendo o potencial disso é a Natura. Ao criar uma campanha que trabalha o conceito “Transborde Amazônia”, junto aos produtos da marca Ekos, que envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta, é destacada a vida pulsante da Amazônia e a potência regenerativa do ciclo da matéria-prima.

Para levar essa campanha para a loja física da Natura da rua Oscar Freire, em São Paulo, a Vimer literalmente está levando um pedaço da floresta para dentro do espaço, construindo uma cenografia de impacto, com materiais naturais e sustentáveis. “Criamos uma cenografia que carrega significado através do visual, capaz de entregar rapidamente a mensagem central da marca.”, ressalta Camila.

A ideia também é trabalhar a sustentabilidade social na campanha. No projeto cenográfico, está prevista a participação a artista Kety Shapazian, que é sócia do ateliê de flores e arranjos Flores para Refugiados, projeto criado com sua filha Gabriela Shapazian, para financiar o trabalho humanitário, acolhendo refugiados de guerra no mundo todo.

“Acreditamos muito neste princípio sustentável da colaboração que trouxemos para o projeto, respeitando o espaço que a marca dá para comunidades em toda cadeia de produção, da matéria-prima ao consumidor”.

Na visão de Camila, iniciativas como essa permitem que o consumidor da marca não somente conheça, como também aprenda com o discurso da marca “A cada lançamento de produto ou novo ciclo da Natura, criamos narrativas completas para as lojas, para envolver o consumidor nas missões da marca”, finaliza Camila.

 

-Digital Trix-

Natura-Vimer – Foto de Capa: Divulgação

@ Portal AL 2.0.2.2

Tags: BrasilDecoraçãoEntretenimentoRio de janeiroRock in Rio 2022São PauloVisual Merchandising
Previous Post

Última semana de agosto chega com mais uma programação Bar do Zeca Pagodinho

Next Post

Tecnologia e segurança: Clínicas e hospitais podem ser beneficiados com a chegada do 5G

Related Posts

PUC-Rio prorroga inscrições para Processo Seletivo de Inverno até segunda-feira, dia 9 de junho
Notícias

PUC-Rio prorroga inscrições para Processo Seletivo de Inverno até segunda-feira, dia 9 de junho

junho 6, 2025
Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba
Notícias

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba

junho 5, 2025
Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL
Notícias

Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL

junho 5, 2025
Os Pequenos Mozart, Amadeus e Convidados no Projeto Música no Assyrio do TMRJ
Notícias

Os Pequenos Mozart, Amadeus e Convidados no Projeto Música no Assyrio do TMRJ

junho 5, 2025
Neste mês de junho, CAIXA lança promoção “Arraiá Cartões CAIXA”
Notícias

Neste mês de junho, CAIXA lança promoção “Arraiá Cartões CAIXA”

junho 5, 2025
Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade
Notícias

Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade

junho 4, 2025

Recommended

União do Parque Acari renova com dupla de intérpretes Leozinho Nunes e Tainara Martins

União do Parque Acari renova com dupla de intérpretes Leozinho Nunes e Tainara Martins

março 28, 2024
Teatro Rival Petrobras apresenta: ‘Feijoada do Rival’ em homenagem a Luiz Carlos da Vila

Teatro Rival Petrobras apresenta: ‘Feijoada do Rival’ em homenagem a Luiz Carlos da Vila

julho 14, 2024

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    310 shares
    Share 124 Tweet 78
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    336 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO