Acabou o carnaval, meu povo carnavalesco! Seis escolas do Grupo Especial encerraram os desfiles na Marquês de Sapucaí neste sábado (23). Se tudo que é bom dura pouco, então aproveite o pouco que dura, agora é torcer pela sua escola preferida que, terça-feira, dia 26, tem apuração do Carnaval do Rio na Praça da Poteose.
Esses dois anos de pandemia trouxe de volta a força da maior festa do Brasil e do mundo, o ‘Carnaval da Resitência’ vai deixar marcado nas pessoas as lembranças de tudo e todos que deixaram saudades da maior festividade popular brasileira. Dedos cruzados, que vença a melhor!
Nas veias do povo preto do meu Tuiuti. Primeira escola a desfilar, o Paraíso do Tuiuti homenageou grandes personalidades muito importantes da história do mundo: Barack Obama, Nelson Mandela e Catherine Johnson. A azul pavão e amarelo ouro de São Cristovão, contou a importância de quebrar barreiras e desafiar estereótipos. Enredo “Ka Ríba Tí Ye – Que nossos caminhos se abram”.
Portela é Baobá no gonga do meu amor. Segunda escola a desfilar, a Majestade do Samba contou na Passarela do Samba o fruto e raiz da árvore-símbolo da ancestralidade, Baobá, árvore da vida. Enredo “Igi Osé Baobá”.
Todo Ogã da Mocidade é cria de Mestre André. Terceira esola a desfilar, a Estrela Guia de Padre Miguel contou a história do orixá oxóssi e lembrou nomes importantes de sua história, salve a Mocidade! Enredo “Batuque ao Caçador”.
Waranã da Tijuca vem brincar no Borel. Quarta escola a desfilar, a Unidos da Tijuca contou em seu desfile a importância da autonomia e da luta dos povos indígenas. Maior plantação de guaraná do mundo fica em Presidente Figueiredo, no Amazonas. A energia de Monã. Enredo “Waranã – A reexistência vermelha”.
La na encruza, onde a esperança acendeu. Quinta escola a desfilar, o Acadêmicos do Grande Rio mostrou os caminhos de Exu, o orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. Enredo “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu”.
Canta forte minha Vila, a vida vai melhorar. Sexta agremiação a desfilar, a Unidos de Vila Isabel fez uma linda homenagem ao sambista, compositor e presidente de honra, Martinho da Vila, mas que merecido, a escola de Noel encerrou com chave de ouro o último dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Enredo “Canta, canta minha gente! A Vila é de Martinho!”.
Unidos de Vila Isabel – Foto de Capa: @millenawainer
@ Portal AL 2.0.2.2