Conto filmado de Conceição Campos que homenageia a vida e a obra da escritora Ruth Rocha será lançado dia 21 de novembro no canal da artista no Youtube. https://www.youtube.com/livramentoconta
Leitura Galopante | O projeto
Inicialmente idealizado como um projeto contínuo e presencial de incentivo à leitura para as crianças da ilha de Paquetá, o Leitura Galopante dá a partida dia 21 de novembro ampliando seu alcance. Adaptado à pandemia, estreia em formato híbrido, no filme de 45 minutos que mistura contação de história e teatro mambembe.
Ancorado na narração (feita pela personagem Livramento) de textos originais de Conceição Campos sobre a vida e a obra de grandes escritores brasileiros, o projeto lança seu primeiro módulo fazendo homenagem mais que oportuna à Ruth Rocha – a escritora que mais vendeu livros infantis no país e que, em plena atividade, acaba de completar 90 anos de idade.
Contemplado pela Lei Aldir Blanc no Edital de Chamada Emergencial da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o filme foi gravado na Casa José Bonifácio, em Paquetá. Dirigido por Fábio Enriquez e com trilha sonora original do bandolinista e compositor Pedro Amorim, o filme conta também com músicos da Orquestra Jovem Paquetá tocando ao vivo em algumas cenas. O resultado poderá ser visto a partir do dia 21 de novembro, às 17:00, no canal Livramento Conta no Youtube: https://www.youtube.com/livramentoconta
Ruth, a menina que riu dos reis | Sinopse do filme
“Às vezes o certo mesmo é a gente perder a paciência!”
O conto original de Conceição Campos é narrado por Livramento – personagem que traz um livro na cabeça e a certeza de que ler liberta. Conduzindo a charrete da leitura junto com seu parceiro Colofão – raça rara de cavalo-leitor –, Livramento conta histórias delicadas e divertidas da vida e da obra da escritora brasileira Ruth Rocha. Para construir o conto, a autora e atriz Conceição Campos mescla episódios da vida de Ruth com referências a alguns de seus livros e personagens inesquecíveis. Além de se debruçar sobre a obra da homenageada, sua pesquisa se alicerça também em biografia e entrevistas dadas pela escritora ao longo de sua carreira.
Livramento | A personagem
“Por trás de tudo o que existe sempre tem uma história escondida.”
Para narrar, a atriz se transforma na Livramento, personagem criada por ela em 2012. Além do livro que traz na cabeça, Livramento carrega histórias em alforjes e maletas, e com elas viaja o mundo na charrete conduzida por seu parceiro de aventuras, o cavalo Colofão. Em sua saia ela pendura cacarecos recolhidos no caminho: uma garrafa de náufrago, conchas, chaves e guizos. Um ninho caído da árvore, um pedaço de carta de amor. Penduricalhos de histórias que ela vai recontar, a seu modo, para quem quiser e onde for. Feliz de cumprir seu destino a cada vez que percebe (no olhar de alguém que lhe escuta) o brilho de um novo leitor.
Ruth Rocha | A homenageada
“Meus livros são todos de esperança.”
Em seus 50 anos de carreira dedicados à literatura, Ruth Rocha publicou mais de 200 títulos, traduzidos em cerca de 25 idiomas. A escritora recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, Associação Paulista dos Críticos de Arte, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além dos prêmios Santista, Fundação Bunge, Fundação Conrad Wessel, Comenda da Ordem do Mérito Cultural e oito prêmios Jabuti. O seu livro mais conhecido – Marcelo, Marmelo, Martelo – já vendeu mais de 12 milhões de exemplares no país.
A menina que um dia decidiu ler todos os livros do mundo, hoje tem seu nome batizando muitas bibliotecas do país. Apostando todas as fichas na irreverência, na independência, na poesia e no bom humor, seus textos fazem com que as crianças questionem o mundo e a si mesmas, além de ensinarem os adultos a ouvirem o que elas dizem – revelando o profundo respeito de Ruth Rocha pela infância.
Tião Rocha | O entrevistado
“É preciso pensar grande, fazer pequeno e fazer sempre.”
Para pensar a leitura e a infância, o projeto também oferece, dentro de cada módulo, uma entrevista com escritores e educadores. No dia seguinte ao lançamento do filme “Ruth, a menina que riu dos reis”, Conceição Campos conversará com o premiadíssimo educador popular Tião Rocha sobre as nuances dos processos de leitura e aprendizagem, partindo sempre da pergunta que dá nome ao encontro: – Para que serve ler?
Conceição Campos | A autora e atriz
“Livro é brinquedo perfeito quando o texto que ele carrega respeita a imaginação de quem lê.”
Jornalista, escritora e contadora de histórias, autora da biografia A letra brasileira de Paulo César Pinheiro (416 p., finalista do Prêmio Jabuti) e de uma nova série de contos de assombrações amazônicas que, contemplados pela Bolsa Funarte de Criação Literária, serão publicados em três volumes pela Engenho Edições, dentro da Coleção À luz do candeeiro. A autora também vem escrevendo musicais em parceria com os compositores João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Villani-Côrtes – uma trilogia de espetáculos da Casa de Artes Paquetá patrocinados pela Petrobras.
Trabalhando com literatura desde os anos 1990, intensificou as atividades de incentivo à leitura a partir de 2012, quando fez nascer sua Livramento – personagem narradora com quem desde então tem andado, apresentando-se em circuitos como o Literatura Viva (SESI-SP), o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias e em diversos outros eventos por escolas, livrarias e bibliotecas do país, sempre contando para crianças e adultos as histórias da vida e da obra de autores brasileiros como Câmara Cascudo, Manoel de Barros, Ariano Suassuna e agora Ruth Rocha. Conceição estreia no teatro em 2017, com o espetáculo Livramento conta Cascudo, contemplado no Edital Paixão de Ler. Durante a pandemia produziu série de episódios curtos em que sua personagem conta histórias da vida e obra de Clarice Lispector.
Ficha Técnica
Pesquisa, Roteiro e Criação: Conceição Campos
Texto e Atuação: Conceição Campos
Direção de Produção: André Roman e Conceição Campos Produção Executiva: Januário Amorim e Emanuel Barbosa Assistência de Produção: Francisco Amorim
Direção Artística: Fábio Enriquez
Direção Musical e Participação Especial: Pedro Amorim
Trilha Sonora Original, Composição e Arranjos: Pedro Amorim
Músicos | Participações ao vivo:
Violão Tenor e Bandolim: Pedro Amorim
Flauta Transversal e Flautim: João Marcos Moreira
Contrabaixo: Breno Augusto
Percussão: Marcus Thadeu
Músicos | Participações gravadas:
Voz, Violão tenor e Bandolim: Pedro Amorim
Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem Paquetá
Regência: Bruno Jardim
Violino: Luca Kevorkian
Violino: Thamirys Souza
Viola: Vinícius Rego
Violoncelo: Lara Kevorkian
Contrabaixo: Breno Augusto
Coro Infantil Bem Me Quer Paquetá
Cenografia: Derô Martín
Assistente Cenografia: Patrícia Leal
Contribuições à Cenografia: Daniele Geammal e Renato Marques Costureiras Cenografia: Nadir Martins Lopes e Eliza Baptista Serralheiros Charrete: José Gilberto Rodrigues e Daniel Souza Montagem Cenário: Januário Amorim, Francisco Amorim, Hélter Gerard
Criação Figurino e Adereços: Conceição Campos
Boneca Ruth (papietagem): Paulo Emílio Campos
Flores de Tecido: Valter Lano
Viola de cocho: Alcides Artesão
Confecção Cabeleira de Livro: Ipojucam Jesus
Costureiros Figurino: Marlene Tudel, Antônia Sales e Alexandre Damasceno Bordados Figurino: Márcio Reis
Direção de Fotografia: Cezar Camboim
Câmera | Som | Edição: Cezar Camboim
Câmera: Carolina Maduro
Animação: Cezar Camboim
Assistente de Câmera: Luciana Mendes
Still: Luciana Mendes
Legendagem: Cezar Camboim
Iluminação: Thiago Monte
Assistente de Iluminação: Bruno Paiva
Projeto Gráfico: Yuri Reis
Ilustração do Logotipo: Mello Menezes
Fotos: Guilé, Luciana Mendes e Cezar Camboim
Fotos Ruth Rocha: Acervo Ruth Rocha
Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa
Mídias Sociais: Mari Dantas
Coordenação geral – Conceição Campos
Realização – Engenho Produções e Edições | engenhoproducoes.com Classificação indicativa – Livre
Serviço
LEITURA GALOPANTE | LIVRAMENTO CONTA:
“RUTH, A MENINA QUE RIU DOS REIS”
Filme | Duração: 45min
Domingo | 21 de novembro de 2021, às 17h
Canal Livramento Conta | YouTube
https://www.youtube.com/livramentoconta
Classificação: Livre
Gratuito
LEITURA GALOPANTE |CONVERSA COM TIÃO ROCHA Entrevista | Duração: 1h
Segunda | 22 de novembro de 2021, às 19h
Canal Livramento Conta | YouTube
https://www.youtube.com/livramentoconta
Classificação: Livre
Gratuito
-Alessandra Costa-
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Livramento 13 – Foto de Capa: Guilé
@ Portal AL 2.0.2.1