Mais que movimento inter-religioso, uma perfeita harmonia de ideologias diversas, esse é o resumo das atividades na SEMANA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, orquestrada pelo Babalawô Ivanir dos Santos.
Nossa, arraso! Patricia Miranda
Mas o que chamou mais atenção foi o fala emocionada do Pastor Kleber Lucas, dirigente da Igreja Batista Soul, na Barra (que recebe em torno de 500 pessoas nos cultos), ao relatar infância simples, mas acolhido por representantes evangélicos e de matriz africana. Mas o ápice ficou com a música cantada por Kleber e Tunico da Vila (adepto do candomblé) e com o DNA gritante, leia-se filho do Martinho (canta, anda, fala, jeito.. igualzinho ao pai), que embalaram “Andar com Fé” de Gilberto Gil, a platéia se esbaldou. Sem falar na integração na abertura com do coral yorubá e Duo Szpilman (músicos judeus),Cia Musical Awurê, trazendo canções em yorubá, ogan Kotoquinho, Grupo Awurê e Mário Broder também mandaram ver no palco, no Festival Cantando a Gente se Entende, no Oi Casa Grande, Leblon. Todos saíram de alma lavada, abençoados e encantados…
Ainda sobre a SEMANA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, outro momento marcante, aconteceu no salão nobre, que estava lotado, no IFCSs, Centro.
“A intolerância religiosa no Brasil é, praticamente contra o espiritismo, pelo medo que causam as reencarnações. O catolicismo também é agredido por causa do culto à imagens de santos e de Nossa Senhora, porém os intolerantes são mais raivosos contra as religiões de origem africana. Neste caso, a intolerância vem embutida de racismo por causa do culto aos ancestrais”, essa foi a fala do músico Martinho da Vila, ao participar na mesa de debate com o tema “Culturas afro-diasporicas no combate à intolerância religiosa e o racismo”.
E assim, uma série de atividades, no Rio, comandados pela CCIR e CEAP – criaram para atentar sobre a necessidade de se respeitar a diversidade religiosa.
Nas fotos: Martinho da Vila com a escritora Helena Theodoro (acabou de lançar um livro o músico) e Ivanir dos Santos / Foto de Vanor Correia. E Tunico da Vila, Ivanir dos Santos com Kelber Lucas / Foto de Henrique Esteves.
TAGS: Exposição Fotográfica ‘Calçada Portuguesa’ Filha de Shayene Cesário é eleita Miss Rio de Janeiro baby Curicica fecha parceria com o longa-metragem nacional Sossego emite Nota Oficial em relação a fotografia do Diabo Horóscopo Carnavalesco – semana de 28/1 a 3/2 Aprenda a hidratar os cabelos com Banana, Iogurte e Mel Érika Bronze, a dona da famosa marquinha de biquíni GRES Feitiço do Rio contrata coreógrafo Junior Cardoso Phill Ferraz faz seu primeiro ensaio fotográfico no GRES Difícil é o Nome Laboratório sexual, que comece o jogo!!! Cordão amarrado na cintura está com tudo! Pablo Guerreiro assume a comissão de frente da Acadêmicos de Vigário Geral Independentes de Olaria terá presidente da bateria para o desfile de 2019 Bar Big no Centro do Rio traz novidades para atrair mais clientes Mariana Lewis grava nova temporada de “Encanto da Sereia” Ensaios técnicos do Rio começa dia 27 Anderson Lopes estreia como Produtor de Rodas de Samba Tatiane Minerato é a nova Musa da azul e branco de Noel Crítica! Conheça o novo clipe de Fialho
-Rozangela Silva-
Assessoria de Imprensa