Evento ocupa a Casa de Cultura Laura Alvim a partir do dia 7 de novembro; programação terá shows com curadoria de Nelson Motta e uma grande exposição com curadoria de Ruy Castro e Heloisa Seixas
A Casa G20 vai levar à orla de Ipanema uma programação cultural completa, com sessões de cinema, uma grande exposição sobre o Rio de Janeiro, com curadoria de Ruy Castro e Heloisa Seixas, e shows, com curadoria de Nelson Motta. Nas duas semanas que antecedem um dos fóruns internacionais mais importantes da atualidade e durante o G20, a Casa de Cultura Laura Alvim será ocupada com uma agenda de eventos que valorizam a beleza e a história do Rio e diferentes tipos de arte brasileira. A programação da Casa G20 se estende até 15 de janeiro de 2025.
“Chegamos em novembro, mês oficial da Cúpula do G20, mas o Estado do Rio de Janeiro já vem construindo, ao longo deste ano, um grande legado no campo da diplomacia cultural por meio da Casa G20 e da Embaixada Cultural. Temos estreitado laços e criado conexões internacionais que vão se desdobrar a médio e longo prazo por meio de ações sólidas de relacionamento e, claro, sempre desenvolvendo uma agenda de ações de fruição artística para a população”, afirma Paulo Feitosa, diretor da Casa G20/Embaixada Cultural, ressaltando que o espaço promoveu articulação com representantes de mais de 40 países ao longo de 2024.
A programação abre no dia 7, com o show “Mãeana canta JG”, que reúne no repertório canções de João Gilberto e João Gomes. A partir de sexta-feira, dia 8, o público poderá visitar a exposição ‘Viver o Rio’, que destaca a cidade e suas peculiaridades pela ótica de Ruy Castro, um apaixonado pela cidade. Através de frases e textos escritos por ele e selecionados por Heloisa Seixas, a mostra conduz o visitante em uma viagem pelo Rio. Com entrada franca, a exibição conta também com imagens do pintor realista Leonel Brayner, que vão cobrir as paredes do espaço e retratam a cidade em diferentes épocas. Além das imagens e textos, ‘Viver o Rio’ ainda exibe objetos colecionados por Ruy Castro há décadas, como discos, pratos, livros, bandejas e talheres que também representam o Rio de Janeiro.
Na segunda-feira, dia 11, a programação terá como destaques o show de Kléber Lucas e as sessões de cinema da Time to Act, em parceria com a Academia Brasileira de Cinema — que também serão realizadas na terça, 12. Kléber Lucas é cantor, compositor e produtor de música gospel e, em 2013, venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa com ‘Profeta da Esperança’.
As sessões de cinema vão apresentar exclusivamente filmes sobre questões socioambientais. Serão exibidos quatro longas e quatro curtas-metragens, seguidos de debates com personalidades relacionadas aos filmes após as sessões, como Ailton Krenak e Murilo Sales, mediados pela jornalista Melina Dalboni. As exibições são uma parceria entre a Academia Brasileira de Cinema e a Time to Act, geradora de experiências imersivas que cria narrativas de impacto por meio de instalações, exposições de arte e engajamento empresarial. A programação da Casa G20 se estende até janeiro de 2025 e, ainda em novembro, vai levar ao público o show de Letrux, no dia 21, às 19h, e uma programação cultural em parceria com a Colômbia, com palestras, oficinas e debates, nos dias 25, 26 e 27.
“A imagem e a identidade cultural do Brasil são, historicamente, associadas ao Rio de Janeiro. Então, sediar a cúpula do G20 e ter em nossa Casa de Cultura Laura Alvim um ambiente de convívio, funcionando como ponto de encontro para todos os convidados e autoridades internacionais, é um grande orgulho e responsabilidade. Contamos com a parceria de grandes nomes, como Ruy Castro, Heloisa Seixas e Nelson Motta, para garantir uma programação cultural de extrema qualidade para o nosso público”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
A Casa G20 / Embaixada Cultural tem patrocínio da Enel Brasil e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com apoio institucional da FUNARJ, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e da Subsecretaria de Relações Internacionais. O Projeto Embaixada Cultural G20 é 100% Carbono Neutro. As emissões do Projeto Embaixada Cultural G20 foram neutralizadas por meio dos créditos de carbono da Enel Trading, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil.
Serviço:
Casa G20: Av Vieira Souto, 176. Ipanema
De terça a domingo, das 13h às 19h
PROGRAMAÇÃO SEMANA 1
Show Mãeana
Quinta, 7 de novembro, às 19h
Ingressos no site da Funarj (R$ 5 inteira)
https://funarj.eleventickets.com/#!/home
Exposição ‘Viver o Rio’
Visitação: de 8 de novembro a 15 de janeiro
Horário: de terça a domingo, das 13h às 19h
Acesso gratuito
Show Kleber Lucas
Segunda, 11 de novembro, às 19h
Ingressos no site da Funarj (R$ 5 inteira)
https://funarj.eleventickets.com/#!/home
Mostra Time to Act + Academia Brasileira de Cinema
Segunda, 11 de novembro, e terça, 12 de novembro, às 14h e às 18h
-Ascom Cultura-
Danielle Barros – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.4