Escritor construiu sua carreira por meio de inúmeras tirinhas e está prestes a lançar uma série animada infantil
A apresentadora Katy Navarro recebe Estevão Ribeiro para mais uma Conversa com o Autor neste domingo (13). Com transmissão ao vivo no Youtube, o bate papo começa às 12h30 no canal oficial da Rádio MEC. Natural do Espírito Santo, Estevão Ribeiro é escritor, ilustrador e quadrinista.
Sua paixão em contar histórias começou na infância. Aos 20 anos ele publicou seus primeiros trabalhos em um jornal chamado “Notícia Agora”. Deste então, se firmou como um profissional da área da literatura e design com obras em que se destacam “Hector e Afonso: os Passarinhos”, uma série de tirinhas que falam da amizade entre um pombo e uma ararajuba, e “Rê Tinta”, uma menina negra empoderada cuja história já virou tirinhas e livros infantis. O autor acaba de finalizar a Temporada 2 de Cidade de Deus e vai lançar uma série animada infantil chamada Vovó Tatá.
Estevão conversa com Katy Navarro sobre suas origens e fala sobre o menino que adorava desenhar e que ficou encantado com os primeiros gibis de Maurício de Souza. A partir daí, cresceu sabendo que queria trabalhar com desenhos, quadrinhos e livros. O convidado fala ainda sobre o texto e a ilustração de “Sofia Marujo e a Escola de Piratas”, sua obra literária mais recente. No livro, a personagem principal é uma homenagem à filha dele, Sofia, e tem uma história que fala de sonhos, liberdade, aventuras e possibilidades.
O convidado fala também sobre os livros “Rê Tinta”, que já ganhou vários prêmios, e dos livros “O desenho do mundo” e “Gênios da nossa gente”, que produziu em parceria com a escritora Eliana Alves Cruz, e destacam a necessidade de representatividade negra para as crianças. O autor se diz apaixonado pelo que faz e acredita na força da literatura como um elo com as crianças, suas fantasias e seus sonhos.
Não perca neste domingo (13), às 12h30, pela Rádio MEC.
Sobre o Conversa com o Autor
Apresentado e produzido pela jornalista Katy Navarro, são quase 30 minutos de uma conversa que gira em torno dos lançamentos, títulos, curiosidades, processo criativo, sugestões de obras, leituras e as diversas narrativas literárias dos autores brasileiros. Em 2023, o programa completou uma década.
Os episódios da nova temporada também ficam disponíveis em formato de videocast no canal da emissora pública no YouTube.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Histórico da emissora
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.
A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.
Serviço
Conversa com o Autor – domingo, dia 13/10, às 12h30, na Rádio MEC AM
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
-Divulgação EBC-
Katy Navarro e Estevão Ribeiro – Foto de Capa: Divulgação / Rádio MEC
@ Portal AL 2.0.2.4