Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Anota na agenda: Palco Carioca inicia março (2 e 3) com ‘Solo de Cana’ do diretor João Saldanha

Centro Cultural Espaço Tápias, Barra da Tijuca

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
março 1, 2024
Em Notícias
0
Anota na agenda: Palco Carioca inicia março (2 e 3) com ‘Solo de Cana’ do diretor João Saldanha
314
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

O Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o Palco Carioca Carlos Laerte. Até agora, já passaram pelo projeto o espetáculo “Suíte Rock”, da Renato Vieira Cia de Dança e os “Jovens Coreógrafos”, com Márcio Jahú, Clara da Costa e Hugo Lopes.

Em março, dias 2 e 3, o coreógrafo João Saldanha vai mostrar “Solo de Cana” com texto e atuação de Izabel Barros Stewart.

 

Leia também

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba

Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL

Sobre Solo da Cana 

“Solo da Cana” traz para cena um corpo de mulher que assume o lugar de fala de uma cana-de-açúcar, ícone da cultura mono-agro-pop, em diálogo com a platéia, versando sobre o cultivo de afetos entre os seres. Não se trata de antropomorfizar um ser vegetal, mas sim de criar condições para encarar o outro, o diferente, como sujeito ativo nas relações, atribuindo voz e agência àquela que foi considerada objeto inanimado na nossa cultura mercantilista. Solo da Cana trata de uma batalha entre o alargamento da fronteira agrícola e o atrofiamento do horizonte sensível, entre o superávit e a fome, na luta por um terreno que recupere o cosmo. Para além dos enquadramentos que classificam humanos e não humanos, o desafio aqui é perceber as interações que nos transformam materialmente e simbolicamente no inevitável convívio interespécies.

Acompanhada pelo diretor-jardineiro João Saldanha e com a parceria das produtoras Ana Paula Abreu e Renata Blasi, a artista Izabel de Barros Stewart se laça na dramaturgia ficcionalizando um depoimento vegetal: a perspectiva de uma cana-de-açúcar sobre os vínculos coloniais que deflagram um determinado modo de habitar a Terra e de se relacionar com o solo e suas gentes, revelando o racismo ambiental que permeia essas práticas.

A programação do Palco Carioca se estenderá por todo o mês de março e abril, trazendo ao Espaço Tápias renomadas companhias e grupos cariocas de dança, como Companhia Urbana de Dança, Sônia Destri, Esther Weitzman Companhia de Dança, Marcia Milhazes Companhia de Dança, Bruno Cezario, Angel Vianna Faculdade de Dança, Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas, Betina Guelmann, Grupo Tápias e Cia Étnica de Dança/Carmen Luz.

O espetáculo “Solo da Cana” que acontecerá nos dias 2 e 3 de março, às 20h, já está com ingressos disponíveis através da plataforma Sympla e na portaria do Centro Cultural Espaço Tápias. A programação do Palco Carioca promete ser uma experiência enriquecedora para os amantes da dança e da expressão artística.

 

Homenagem a Carlos Laerte 

O longevo Festival Dança em Trânsito (22 anos) faz homenagem a Carlos Laerte, coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator falecido em 2023. O projeto Palco Carioca Carlos Laerte é o primeiro circuito do Festival, e até o fim de abril levará grandes nomes da dança carioca para o palco da Sala Maria Thereza Tápias, do Centro Cultural Espaço Tápias. “Carlinhos foi para além de um grande artista, um grande amigo e faz parte tanto da nossa história quanto da história da dança carioca. Artista incansável e ímpar”, diz Flávia Tápias, diretora do Centro Cultural.

 

Ficha técnica:

Texto e Atuação: Izabel de Barros Stewart

Direção: João Saldanha

Trilha Sonora: Antônio Saraiva

Preparação Vocal: Pedro Lima

Figurinos e Adereços: Mauro Leite

Iluminação: João Saldanha

Design Gráfico: Roberto Unterladstaetter

Fotografia Divulgação: Pedro Yytoá Rodrigues

Fotografia de Cena: Carol Pires

Direção de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi

Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais

Idealização: Izabel de Barros Stewart

Realização: Associação de Fomento Saúva

 

Programação Palco Carioca Carlos Laerte – Dança em Trânsito

Março 

– 2 e 3/3: João Saldanha – “Solo da Cana”

– 9 e 10/3: Companhia Urbana de Dança / Sônia Destri – “Dança de 9”

– 16 e 17/3: Esther Weitzman Companhia de Dança – “Breve”

– 23 e 24/3: Marcia Milhazes Companhia de Dança – “Guarde-me”

– 30 e 31/3: Bruno Cezario – “22:22”

 

Abril 

– 6 e 7/4: Angel Vianna Faculdade de Dança – Encontro Angel Vianna e Tápias em “Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo”

– 13 e 14/4: Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas e Betina Guelmann – “Antes de Tudo ”

– 20 e 21/4: Grupo Tápias

– 27 e 28/4: Cia Étnica de Dança/ Carmen Luz

 

 Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias 

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré” conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

 

Serviço:

Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte

[Dança ] “Solo da Cana” – João Saldanha

Dia 2 e 3 de março – sábado e domingo

Horário: 20h

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos

Ingressos: R$ 40,00 inteira, R$20,00 meia-entrada – na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) – Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca

 

Assessoria de imprensa: –Alexandre Aquino e Cláudia Tisato-

Foto de Capa: Carol Pires

@ Portal AL 2.0.2.4

Tags: Centro Cultural Espaço TápiasCultura & ArteDançaEventoFamososHoróscopoRio de janeiro
Previous Post

Carnaval 2025: Unidos de Padre Miguel renova com 1° Casal, Vinicius Antunes e Jéssica Ferreira

Next Post

A união faz a força: Branco Ribeiro é o novo mestre de bateria da Botafogo Samba Clube

Related Posts

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba
Notícias

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba

junho 5, 2025
Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL
Notícias

Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL

junho 5, 2025
Os Pequenos Mozart, Amadeus e Convidados no Projeto Música no Assyrio do TMRJ
Notícias

Os Pequenos Mozart, Amadeus e Convidados no Projeto Música no Assyrio do TMRJ

junho 5, 2025
Neste mês de junho, CAIXA lança promoção “Arraiá Cartões CAIXA”
Notícias

Neste mês de junho, CAIXA lança promoção “Arraiá Cartões CAIXA”

junho 5, 2025
Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade
Notícias

Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade

junho 4, 2025
Liga RJ inicia venda de ingressos pela plataforma Ticketmaster para o setor 1 visando o Carnaval 2026
Carnaval RJ e SP

Liga RJ inicia venda de ingressos pela plataforma Ticketmaster para o setor 1 visando o Carnaval 2026

junho 4, 2025

Recommended

Segredo! Comissão de Frente do Arame de Ricardo se apresentaram em ensaio restrito

Segredo! Comissão de Frente do Arame de Ricardo se apresentaram em ensaio restrito

fevereiro 21, 2022
Procurando um emprego? Grupo GR tem vagas no Rio de Janeiro

Procurando um emprego? Grupo GR tem vagas no Rio de Janeiro

novembro 20, 2021

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    310 shares
    Share 124 Tweet 78
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    336 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO