O Instituto Phi e a PUC-Rio acabam de lançar a campanha “Universitários Online”, de arrecadação de recursos para apoio ao Programa Institucional de Permanência Estudantil – Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP). O objetivo é a compra de notebooks que serão doados aos novos estudantes da graduação com bolsas de estudos integrais baseadas em critérios socioeconômicos. A campanha tem caráter emergencial já que a universidade, recebia, em média, de 60 a 70 bolsistas do Pro-Uni por ano e, no segundo semestre de 2023, está recebendo quase 400 alunos do programa.
O movimento “Universitários Online” convoca a sociedade civil a apoiar a democratização da educação superior brasileira. Para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a permanência na universidade é um processo tão ou mais desafiador do que a conquista da tão almejada vaga. Por isso, o FESP apoia alunos com bolsa integral do Pro-Uni ou concedidas pela própria PUC-Rio com alimentação, transporte, empréstimos de notebooks até a formatura e auxílios socioassistenciais.
Até o dia 31 de agosto, será possível doar qualquer valor para uma conta bancária específica da campanha, com Pix (campanhapuc@institutophi.org.br). A meta é a aquisição de 200 notebooks, com custo avaliado em aproximadamente R$ 3 mil, almejando uma arrecadação total de R$ 600 mil. Semanalmente, serão publicados relatórios financeiros na página de transparência do site do Instituto Phi (http://institutophi.org.br/transparencia/). A campanha é pro bono, isto é, sem remuneração para a organização.
Atualmente, são atendidos pelo FESP um total de 1.198 alunos. O perfil socioeconômico para ser atendido pelo programa é ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio e renda líquida de até um salário-mínimo. No primeiro semestre de 2023, a renda per capita média do aluno auxiliado pelo FESP foi de R$ 882,33 e a renda líquida por pessoa, de R$ 467,83.
Um estudo da PUC-Rio mostra que, em 15 dos 24 cursos de graduação oferecidos pela universidade, o Coeficiente de Rendimento médio dos bolsistas é superior ao Coeficiente de Rendimentos médio do total de alunos do curso.
A campanha foi idealizada pelo Instituto Phi em parceria com a PUC-Rio por conta de um ingresso atípico de bolsistas ProUni na universidade no segundo semestre de 2023. O FESP passará a atender 390 novos alunos; com a previsão de formatura de 110 bolsistas, haverá um acréscimo de 280 beneficiários, elevando a necessidade de recursos financeiros consideravelmente.
A diretora do Instituto Phi, Luiza Serpa, destaca que, para garantir a igualdade no acesso à educação, precisamos dar suporte aos alunos bolsistas em demandas básicas.
“Notebooks não são mais um luxo no mundo atual impulsionado pela tecnologia, mas uma ferramenta fundamental para a educação, especialmente na graduação, para a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. A assistência estudantil é parte importante para assegurar aos estudantes a produção científica e a construção de suas jornadas profissionais. Estamos confiantes de que teremos um grande apoio dos doadores, em especial os ex-alunos da PUC”.
Ainda que o acesso à universidade tenha se expandido no Brasil nas últimas décadas, o país tem índices baixos de diplomados. Apenas 21% dos adultos de 25 a 34 anos de idade concluíram o ensino superior, percentual bem inferior à média dos países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 44%, segundo levantamento publicado no fim de 2021.
Campanha “Universitários Online” – Instituto Phi + PUC-Rio
De 25 de julho a 31 de agosto
Doações para o Pix campanhapuc@institutophi.org.br
Sobre o Instituto Phi:
O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em nove anos, o Phi já apoiou, pelo menos, 1.400 projetos sociais em todo o país, movimentou R$ 175 milhões para o setor e impactou a vida de mais de dois milhões de pessoas.
-RPA Comunicação Estratégica-
PUC – Foto de Capa: Divulgação