Organização não governamental pretende alcançar mais 600 adolescentes no território
60 adolescentes e jovens moradores da Pavuna, com idades entre 12 e 20 anos, começaram a participar do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da região. Presentes na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra para o primeiro encontro, eles elaboraram um plano de ação voltado à saúde mental e à inclusão socioprodutiva de 600 adolescentes e jovens de Grande Pavuna. O projeto faz parte da Agenda Cidade Unicef, em parceria com a Prefeitura carioca, e em parceria técnica com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).
Os escolhidos passaram por uma seleção inicial com 130 jovens, mobilizados em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Juventude e Assistência Social. Em seguida, a equipe técnica do Cedaps e do Unicef, juntamente com os representantes do Poder Público, chegaram aos nomes dos 60 selecionados.
Os adolescentes ficaram divididos em dois grupos, nos quais serão trabalhadas as temáticas da saúde mental e inclusão socioprodutiva, e como tema transversal a mobilidade. Também estiveram presentes integrantes das equipes de Saúde Mental da CAP 3.3, da Secretaria Especial de Juventude e da Rede de Conhecimento Social (ReCoS).
“O objetivo é produzir um plano de ação baseado nas próprias vivências deles com a família e na comunidade. Eles poderão contribuir e impactar no dia a dia de outros adolescentes e jovens e sentirem-se capacitados a mudar a realidade do lugar onde vivem. Assim, esperamos que haja compreensão da importância da participação de adolescentes na formulação de ações, e que elas inspirem futuras políticas públicas.”, explica Marina Garcia, gestora do Cedaps da Agenda Cidade Unicef.
“O objetivo é que, após o término do projeto, os jovens consigam implementar as ações e que elas gerem novas iniciativas do gênero. É muito importante ter a presença de representantes da Prefeitura do Rio, para dar continuidade, com políticas públicas que foquem na juventude”, destaca Joana Fontoura, Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef.
O Nuca é um espaço democrático de exercício da cidadania de adolescentes do município, uma maneira de proporcionar que se organizem em rede, discutam questões importantes para o seu desenvolvimento, conheçam e reivindiquem seus direitos junto às autoridades. Cada integrante do núcleo tem um papel importante para dar amplitude às vozes aos adolescentes, na sua diversidade, e para fazer do município um lugar com menos desigualdade e mais direitos para meninas e meninos participantes do Selo Unicef. Lançada, em 2022, a Agenda Cidade Unicef é uma iniciativa inovadora em centros urbanos, que buscam direitos para crianças e adolescentes, com foco na redução e na prevenção de casos de violência.
Sobre o Cedaps
Promover o fortalecimento de comunidades e territórios populares, jovens e serviços públicos de saúde, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis. Essa é a missão do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) que, em 2023, chega aos 30 anos, com relevantes conquistas e uma série de projetos em andamento.
A atuação do Cedaps, para realização e parceria em ações, projetos e programas, se organiza através de três frentes: Prevenção e Cuidado, Juventude e Serviços Públicos, que são integradas e transversais.
Sobre o Unicef
O Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância é um órgão das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento criando condições duradouras.
-RPA Comunicação Estratégica-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.3