Aqueles enviados e mantidos à margem como referência de vida e de inspiração de estilo são o ponto de partida da coleção da Volat Brand, da estilista Letícia Cortes, que será apresentada na próxima quinta-feira (29/7), às 20 horas, na edição digital da Casa de Criadores. O fashion film foi gravado no Centro Cultural de São Paulo e faz uma releitura dos ideais que criaram artigos de indumentária percussora do Streetwear, aliando a versatilidade do crochê e a paixão e o estilo próprio das comunidades representadas no futebol de várzea. Os desfiles da Casa de Criadores, que ocorre de 26 a 30 de julho, podem ser acompanhados no site oficial do evento: casadecriadores.com.br.
O desfile da coleção “À Margem” faz parte da programação do projeto Periferia Inventando Moda (PIM), um coletivo apoiado pelo movimento Sou de Algodão e liderado pela estilista Alex Santos, da marca X-Brand, que busca revelar e dar visibilidade para estilistas da periferia de São Paulo, além de promover a inclusão social destes talentos. A Volat Brand desenvolveu oito peças e um acessório de crochê. “Nossa ideia é compor um estilo que retrata a essência urbana e cultural de cada comunidade ou tribo ao redor do mundo, através de roupas e acessórios, ligando a imagem ao comportamento, mentalidade e estilo de vida das pessoas”, comenta a estilista Letícia Cortes.
As aplicações em crochê são feitas com os fios Apolo Eco e Anne, através da parceria com a Círculo S/A. “Apresentamos o crochê artesanal, que é historicamente canal de fonte de renda de diversas famílias com grande variedade de peças produzidas, variando de toalhas a peças de indumentária e sempre permitindo uma versatilidade que alimenta a criatividade de quem produz. Por ser infinitamente versátil, em outro momento foi usado como forma de transformação social e também passa a ser marginalizado. Esta arte se perpetua como herança cultural estética”, completa Letícia.
Outro ponto abordado pela coleção “À Margem” é a representatividade do futebol de várzea, que além de ser uma paixão presente em todos os cantos do país, é também fonte para criadores de vestuário diversificados, utilizando as mais variadas estampas, escudos e estilo próprio das comunidades em seus uniformes esportivos, artigos cada vez mais vistos em diferentes situações e eventos por terem um significado importantíssimo de união, identidade local e cultura regional.
Volat Brand
Volat vem do latim que significa: “Voe” e o que a representa é exatamente a ideia de voar, a liberdade de poder ser, estar, alcançar e conquistar. Sua imagem traz a identidade das ruas, originalidade, representatividade e conforto. Uma indumentária que busca resgates do estilo “streetwear” que hoje é totalmente dominado pelas grandes marcas e inacessível, justamente às pessoas que criaram e vivem de fato o estilo das ruas. A missão Volat é ser ponte de acesso para todes. Através das vestimentas, em todo o seu processo de produção e criação, sendo todes os profissionais independentes o que agrega à economia local. Além disso a maioria dos nossos parceires são pessoas que ainda não haviam tido oportunidade de trabalhar com o que sonham.
Círculo S/A
A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 83 anos no mercado, exporta para mais de 25 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 500 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que somam 14 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.
-Oficina das Palavras-
Volat Brand e Círculo S/A – Foto de Capa: Tata Guarino / @tataguarino
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