Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

‘1798 – Revolta de Búzios’: Episódio pouco conhecido da história do Brasil chega às telas de cinema

Brasil Todo

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
maio 16, 2024
Em Notícias
0
‘1798 – Revolta de Búzios’: Episódio pouco conhecido da história do Brasil chega às telas de cinema
319
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Um episódio pouco lembrado da história do Brasil, 1798 – REVOLTA DOS BÚZIOS, do cineasta baiano Antonio Olavo leva às telas a influência iluminista da Revolução Francesa (1789) no planejamento do levante que pretendia derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática, livre da escravidão, onde haveria, conforme acenavam, “igualdade entre os homens pretos, pardos e brancos”.

Produzido pela Portfolium Laboratório de Imagens, o filme chega aos cinemas brasileiros em 30 de maio, com distribuição da Abará Filmes.

Cineasta e pesquisador, que atua com temas ligados à valorização da memória negra, Antonio Olavo sempre trabalhou com a pesquisa histórica no cinema documental, e destaca que “história do Brasil não é apenas a história das elites brancas.”

Leia também

AquaRio promove Sessão Azul com entrada gratuita para pessoas com autismo (TEA)

Reciclar, reutilizar e reduzir: Campanha ‘Tampinha Solidária’ do MetrôRio arrecada 5,6 toneladas de materiais recicláveis

Para 1798 – REVOLTA DOS BÚZIOS, o cineasta partiu dos “Autos da Devassa”, um documento com mais de 2.000 páginas manuscritas no calor da hora com o desdobramento minucioso da grande investigação sobre os acontecimentos. Eles cobrem um período de agosto/1798 a novembro/1799, e são transcrições de dezenas de sessões da Devassa, incluindo a íntegra dos longos depoimentos de mais de 70 pessoas envolvidas na conspiração.

A Revolta dos Búzios, também designada por Revolução dos Alfaiates, Conjuração Baiana, Sedição de 1798, Movimento Democrático Baiano e Inconfidência Baiana, é, para o diretor, uma história apaixonante.

“O maior desafio foi construir um filme que fosse digno da grandiosidade do tema. A história ocorreu há 226 anos e terminou de forma trágica com 4 jovens negros enforcados e esquartejados em praça pública diante de milhares de pessoas, punidos por sonharem com bandeiras universais como a independência, a República e a liberdade diante a escravidão.” 

– Creio que conseguimos fazer um filme positivador, contribuindo para o fortalecimento da história e memória do povo negro no Brasil.”

O cineasta trabalhou no longa por 13 anos, “o tempo necessário para ter um pertencimento do assunto e poder registrar em um filme documentário com a segurança e serenidade que o assunto pedia.

Para resgatar esse episódio da história de forma mais dinâmica, o documentário se vale de várias linguagens. “A fotografia não existia ainda (surge em 1839) e não houve nenhum desenho, nenhuma pintura. Então utilizamos criações de arte com cenas cotidianas produzidas por artistas estrangeiros que visitaram a cidade na época, criamos também ilustrações alusivas aos personagens e suas ações na conspiração, com base nas descrições pormenorizada registradas nos Autos da Devassa.”

.

1798 – REVOLTA DOS BÚZIOS faz parte do projeto do diretor, uma trilogia das grandes lutas negras dos séculos XVIII e XIX na Bahia.

“A partir de 2006 iniciei uma pesquisa sobre as grandes insurreições negras da Bahia, em especial as que ocorreram entre o final do século XVIII e o início do século XIX, período áureo da insurgência negra, em que a então província baiana ganhou a marca indelével de ‘Bahia Rebelde’, por ter protagonizado histórias mobilizadoras de sentimentos negros que marcaram época.”

Estre as muitas lutas, destacam-se a Revolta dos Búzios em 1798, que foi uma conspiração reprimida antes de sua deflagração, a Revolta dos Malês no ano de 1835 e é considerada a maior rebelião negra da história do Brasil, na qual centenas de homens e mulheres ocuparam as ruas de Salvador na madrugada de 25 de janeiro de 1835, sendo violentamente reprimidos e finalmente a  Sabinada, que  liderada por um homem negro, Francisco Sabino, chegou a tomar o poder em novembro de 1837 e ocupou a cidade durante vários meses, tendo também sofrido violenta repressão.

“Essas histórias precisam estar também na filmografia nacional, o cinema brasileiro não pode continuar ignorando esses movimentos. De minha parte, venho desenvolvendo um minucioso e paciente trabalho de pesquisa, buscando condições para levar essas lutas ao cinema, construindo uma trilogia cinematográfica.”

.

Poster

Trailer

.

Sinopse

A Revolta dos Búzios, ocorrida na Bahia em 1798, é um dos mais importantes acontecimentos da história do Brasil. Inspirado pelos ideais iluministas da Revolução Francesa centenas de homens negros planejaram um Levante com o objetivo de derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática, livre da escravidão.

O movimento foi denunciado antes da sua deflagração e o governo instalou uma Devassa que durante 15 meses convulsionou a cena política regional, atingindo os conspiradores com prisões, degredo perpétuo, condenações de açoites públicos e até a pena de morte, sentença máxima que se abateu sobre quatro homens negros: Luiz Gonzaga, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino, enforcados e esquartejados em 8 de novembro de 1799 na Praça da Piedade, em Salvador.

Esse episódio cruzou a linha do tempo e recebeu diversas denominações, entre elas Revolta dos Búzios, Revolução dos Alfaiates e Conjuração Baiana.

.

Ficha Técnica

DIREÇÃO – ROTEIRO: Antonio Olavo

PRODUÇÃO: Raimundo Bujão, Josias Santos, Daiane Rosário, Leda Sacramento, Antonio Olavo.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Antônio Luiz Mendes

DIREÇÃO DE ARTE: Raimundo Laranjeira

ILUSTRAÇÕES: Cau Gomez

SOM DIRETO: Pedro Garcia

TRILHA SONORA: Maurício Lourenço

NARRAÇÃO: Rui Manthur

MONTAGEM: Raimundo Laranjeira, Thiago Lisboa, Antonio Olavo

EDIÇÃO: Thiago Lisboa

PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO: Estúdio Base / Eduardo Joffily Ayrosa

CONTROLLER: Inspirar Comunicação e Cultura / Nena Oliveira

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Daiane Rosário

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Danilo Umbelino

ELETRICISTA: Celso Conceição

.

Sobre Antonio Olavo:

Cineasta e pesquisador, trabalha com temas ligados à valorização da memória negra. É autor do livro “Memórias Fotográficas de Canudos'” (1989) e gestor da Portfolium Laboratório de Imagens, produtora pela qual dirigiu 19 filmes documentários, entre os quais sete longas-metragens: “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (1993); “Quilombos da Bahia’ (2004); ‘Abdias Nascimento Memória Negra” (2008); “A Cor do Trabalho” (2014); “1798 – Revolta dos Búzios”; “Quilombo Candeal – Roda de Versos na Boca da Noite” (2021) e “Ave Canudos! Os que sobreviveram te saúdam” (2021). Dirigiu também uma série para TV denominada “Travessias Negras” (2017) e atualmente está finalizando o filme “A Protetora – Memória Negra da Bahia”.

.

Sobre a Portfolium Laboratório de Imagens:

A Portfolium Laboratório de Imagens é uma produtora e editora com forte atuação no mercado profissional audiovisual e editorial da Bahia, já tendo produzido 43 filmes documentários (7 longas e 36 curtas-metragens), editado 13 livros, 15 revistas e 9 calendários de parede ao longo de 32 anos de existência. Antonio Olavo, gestor da empresa, tem 68 anos de idade e uma larga experiência com 49 anos de atuação profissional no cinema. É roteirista e diretor dos filmes longas-metragens: “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (1993); “Quilombos da Bahia” (2004); “Abdias Nascimento Memória Negra” (2008); “A Cor do Trabalho” (2014); “1798 Revolta dos Búzios” (2018); “Quilombo Candeal – Roda de Versos na Boca da Noite” (2021) e “Ave Canudos! Os que sobreviveram te saúdam” (2021). Produziu também a série documental para TV denominada “Travessias Negras” (2017).

.

Patrocínio e apoios

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

.

-Isidoro B. Guggiana-

Assessoria de Imprensa

Foto de Capa: Divulgação

@ Portal AL 2.0.2.4
Tags: BrasilCultura & ArteDocumentárioEntretenimentoFamososHoróscopoMúsica
Previous Post

Nova edição da Revista Tok de Empreendedorismo promete novidades incríveis!

Next Post

Dá um close nela! Modelo Janine Gazoni desfila no Well Fashion Rio na Barra da Tijuca

Related Posts

AquaRio promove Sessão Azul com entrada gratuita para pessoas com autismo (TEA)
Notícias

AquaRio promove Sessão Azul com entrada gratuita para pessoas com autismo (TEA)

junho 3, 2025
Reciclar, reutilizar e reduzir: Campanha ‘Tampinha Solidária’ do MetrôRio arrecada 5,6 toneladas de materiais recicláveis
Notícias

Reciclar, reutilizar e reduzir: Campanha ‘Tampinha Solidária’ do MetrôRio arrecada 5,6 toneladas de materiais recicláveis

junho 3, 2025
Field goal! NBA House 2025 anuncia novas atrações internacionais
Notícias

Field goal! NBA House 2025 anuncia novas atrações internacionais

junho 3, 2025
Já anota na agenda! TIM Music Noites Carioca retorna ao Parque Bondinho Pão de Açucar
Notícias

Já anota na agenda! TIM Music Noites Carioca retorna ao Parque Bondinho Pão de Açucar

junho 3, 2025
Alô, Rio de Janeiro! Sorriso Maroto faz shows especiais de Dia dos Namorados na cidade maravilhosa
Notícias

Alô, Rio de Janeiro! Sorriso Maroto faz shows especiais de Dia dos Namorados na cidade maravilhosa

junho 2, 2025
CAIXA lança nova modalidade de crédito para habitação popular – Confira!
Notícias

CAIXA lança nova modalidade de crédito para habitação popular – Confira!

junho 2, 2025

Recommended

Victor Art e Thiago Thomé gravam primeiro DVD do Funk Samba Clube

Victor Art e Thiago Thomé gravam primeiro DVD do Funk Samba Clube

outubro 20, 2020
Quase 4 mil mulheres fotografadas, Davi Borges pretende ser recordista na fotografia

Quase 4 mil mulheres fotografadas, Davi Borges pretende ser recordista na fotografia

fevereiro 7, 2021

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    310 shares
    Share 124 Tweet 78
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    336 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO