A Orla de Copacabana será mais uma vez palco para a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que chega em sua 12ª edição, onde pretende reunir todos os segmentos religiosos. E pela primeira vez contará com a presença do lideranças religiosas internacionais, com os pastores americanos Dr Keith Jennings, Rev Timothy Mcdonald III, Drª Charlene Sinclair – com uma perspectiva cristã sobre a ótica das lutas antirracista nas Américas. Também com Arabá Agbaye Olu Isese de Ilè Ifè (Sacerdote supremo de Ifá na Nigéria). Contará mais uma vez com o Babalawô Jokotoye Awolade Bankole – High Chief Prist of Ífá (Adifala Temple Ogbomosho Nigeria).
“Estou de volta”, Rick Vallen faz show na Lona Cultural Carlos Zéfiro – Anchieta
A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), realizam a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, e vem se firmando como uma ação inter-religiosa, que busca fortalecer as lutas em prol da tolerância no Brasil. Nos últimos anos, a CCIR vem chamando a atenção da sociedade e das autoridades públicas para o perigo da construção de um estado teocrático em um país constitucionalmente laico como o Brasil.
Sempre contando com parceiros, o evento começa com um café da manhã, no CIB – Clube Israelita Brasileiro. Esse ano ganhou uma campanha de mídia, idealizada e construída por professores e alunos da UniFOA, de Volta Redonda. Os apoios chegam de diferentes formas, com participação de grupos culturais, de dança, performance, cantorias, atabaques, rezas, flores.
Setembro, mês das flores! Centro Cultural Light participa da 13ª Primavera dos Museus
Por traz dessa história, está o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, um árduo defensor dos direitos humanos e da liberdade de culto, e vem liderando diversas ações em prol da liberdade religiosa no Brasil. Com o objetivo de promover ações sociais contra todas as formas de violência. E pela esfera internacional que seu trabalho foi reconhecido – Recebeu em julho, o prêmio International Religious Freedom (IRF). Entregue pelo State Department’s Office of International Religious Freedom, em Washington (USA). Único representante de todo o hemisfério ocidental, o Doutor em História da UFRJ Ivanir dos Santos foi reverenciado pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos pela importância na luta contra a intolerância a praticantes de religiões de matriz africana no Brasil. Homenagem essa ao lado de outros cinco líderes (Sudão; Nigéria; Iraque e Chipre), pela contribuição às discussões relativas à liberdade religiosa. A cerimônia contou com a ilustre presença do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
Lançando essa semana o livro: “Marchar não é Caminhar” (Pallas Editora), que levanta e analisa as interfaces políticas e sociais das religiões de matrizes africanas no Rio, contra os processos de intolerância religiosa e o racismo no Brasil, entre 1950e 2008. O livro chega em momento oportuno, quando terreiros vêm sendo atacados e destruídos em nome de um Deus que, supostamente, não aprovaria religiões de origem africana. Só no Rio de Janeiro, há cerca de 200 terreiros que estão sob ameaça. A CCIR registrou no 1º semestre um aumente de 120% de casos, comparado ao ano passado.
Joyce Cândido estreia espetáculo infantil inspirado em contos de fadas
“A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, não só pontua os 12 anos de organização e lutas pelas liberdades como também os processos de internacionalização e reconhecimentos das nossas lutas. A segunda décadas do século XXI, será marcada, ainda mais, por lutas em prol das pluralidades, humanidades e direitos humanos contra as ondas de ascensões com tendências totalitárias. Por isso, o reconhecimento e a internacionalização das no lutas volta os olhos das sociedades contemporâneas para um “problema” que atinge á todos, que as tentativas de cerceamento das liberdades. Jamais poderemos nos esquecer o livre arbítrio foi dado pelo Criador à todos nós.”, afirma Ivanir.
A CCIR, tem em seu cerne diversos adeptos religiosos, almeja receber em torno de 100 mil pessoas, em prol da pluralidades, humanidades e liberdade religiosa, dentre representantes do candomblé, umbanda, bases evangélicas, católicos, budistas, muçulmanos, judeus, wiccanos, hare krishnas, ciganos, mórmons e outros segmentos. E esse ano, tornou-se nacional, receberá representantes de outras regiões, oriundos da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Belém e outros.
Grande festa da Ala das Baianas da Vila Santa Tereza acontece no Domingo, 15, com entrada franca
Como tudo começou – Em 21 de setembro de 2008, milhares de adeptos religiosos, caminharam em prol da liberdade religiosa no Brasil e pelo fim da intolerância. Evento inter-religioso e talvez o mais significativos para história do Brasil – o reconhecimento histórico das religiões de matrizes africanas. Nascendo assim a CCIR, criada após traficantes de drogas, que se diziam evangélicos, da Ilha do Governador, expulsaram integrantes de matriz africana de suas casas. Os bandidos foram convertidos à segmentos neo-pentecostais dentro de presídios e, ao ganharem liberdade, proibiram o “Povo de Santo” de dar continuidade a seus encontros e assistências religiosas. Em seguida, foi organizado um protesto nas escadarias da Assembléia Legislativa com o intuito de chamar a atenção das autoridades públicas para os casos de cerceamentos das liberdades.
Após o episódio, a CCIR agiu novamente, e assim nasceu a 1ª Caminhada, onde reuniu no mesmo ano cerca de 30 mil pessoas. No ano seguinte, em 2009, recebeu 80 mil pessoas. Em 2010, 120 mil pessoas, que protestaram contra os preconceitos ligados à fé. Já na 4º Caminhada, computou 180 mil pessoas, que aderiram a luta da CCIR. A 5ª Caminhada em defesa da liberdade religiosa, registrou em torno de 150 mil pessoas. Nos anos seguintes, nas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª, somou em torno de 150 mil participantes. A 10ª reuniu mais de 100 mil pessoas na Orla de Copacabana. E no ano passado, em torno de 70 mil.
12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
Dia 15 de setembro, na Orla de Copacabana
Café da manhã, no CIB – Clube Israelita Brasileiro, para liderança religiosas e convidados.
Concentração marcada para às 11h no Posto 6 / Saída às 13h, rumo à Praça do Lido
TAGS: Boavista Shopping e Catho promovem ação de empregabilidade Vestidos Fluidos são tendência Trabalho! “Vozes do Samba” Feijoada do Leão Gil Jung fala sobre Coach Vera Lucia Corrêa não renunciou ao cargo de Presidente do Império Serrano Lierj firma parceria que oferecerá academia grátis para casais de MT e PB Primavera-verão 2019 /2020 Denise Dias exibe sua marquinha Marcelo Crivella triplica verba da Intendente Horóscopo Alto Astral de 2/9 a 8/9 1º festival de morango e chocolate Riotur recebe diretoria da Liesb “Marlene Dietrich ‐ as pernas do século” André Marinho retoma treino Império da Tijuca terá musa colombiana CaRIOca ProgFestival “Os 3 venenos de Shaolin”
-Rozangela Silva-
Assessoria de Imprensa