Zum zum zum, capoeira salva um, “Tem mulher na roda!”

Mulheres da capoeira e suas lutas

No dia 14 de dezembro próximo, a instrutora de capoeira Janaina, sob a supervisão de mestre Jagunço juntará em um mega evento desta arte afro-brasileira cerca de 300 capoeiristas oriundos de todo o Brasil para discutir assuntos relativos à mulher na roda de capoeira, como o assédio, intolerância e violência.

Festa! Unidos de Manguinhos convoca comunidade para grande ensaio e confraternização

 

 

Será um encontro de debates com apresentações realizadas por participantes de diferentes grupos de capoeira, mostrando a realidade das mulheres nas rodas de capoeira de modo geral.

A troca de ideias será mediado por Milene Vieira – psicóloga cognitiva comportamental e terá a participação especial da palestrante Dayana de Souza – assistente social especialista em políticas sociais e ativista negra pelos direitos das mulheres. Contará também, com a participação especial das mestras Sueli Cota e Arara.

Deborah Albuquerque encontra Emily Araújo e Mari Gonzalez em evento no Palácio Tangará

A ideia é usar a nossa atividade como um espaço de luta por igualdade entre capoeiristas, não importando o sexo do esportista. O evento será aberto a mulheres e homens, afinal, é de suma importância que “Eles” entendam de fato onde estão os maiores erros cometidos nas formas de lidar com as mulheres.

No Brasil, estima-se que 35% dos praticantes de capoeira são mulheres. O número daquelas que chegam à condição de mestras, no entanto, ainda é muito pequeno. Mesmo presentes, elas ainda enfrentam preconceito e outros tipos de violação.

O novo hit do verão e carnaval, Yago Mapoua grava clipe na Rocinha!

 

 

Evento cultural em Madureira discutirá o papel das mulheres capoeiristas nas rodas e as dificuldades que elas enfrentam na prática desta arte

Capoeirista de berço, a instrutora Janaína, percebe as diferenças de tratamento entre homens e mulheres na roda e luta para romper com a cortina da invisibilidade que foi jogada sobre as mulheres.

“Nós não queremos ter um espaço destacado somente para mulheres, queremos estar incluídas no contexto da arte e sermos respeitadas. Não somos objetos de enfeite nas rodas ou servimos apenas para bater palmas e responder côro, somos protagonistas também! E acima de tudo, somos Capoeiristas” – Janaina Bemvindo.

 

 

 

TAGS: Diogo Nogueira retorna ao Teatro Oi Casagrande Árvore do Rio Light será inaugurada sábado(14) Anderson Lopes não é mais ‘Vice-Presidente’ do G.R.E.S A Majestade do Samba Curicica anuncia contratação Tira tira! Mc Kekel grava clipe Lançamento do CD das Escolas de Samba do Grupo Especial Jojo Todynho grava clipe Lívia Andrade ostenta roupa em Festa Nota de Apoio ao Trem do Samba Bumbum perfeiro! Horóscopo Alto Astral de 2/12 a 9/12 Scarpin, o clássico das mulheres! Consultor Anderson Ferreira “Marlene Dietrich – as pernas do século” Gracyanne Barbosa chama a atenção Núbia Oliiver fala sobre 2020 O estilo está bombando“Lumiar” O Musical Dá um close nela

 

-Angel Comunicação-

Comentários estão fechados.