Vem conhecer, vem! Projeto “InConto Marcado” comemora 10 anos disseminando a magia da literatura

Teatro itinerante de incentivo à cultura

Com patrocínio da Enel e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados – RJ, chega ao Rio de Janeiro o projeto InConto Marcado. Criado em 2010 pela atriz Daniele Yanes, que iniciou a carreira artística interpretando a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo (1981-82, Rede Globo), o projeto inicia fazendo a história acontecer, literalmente.  Através da proposta de teatro itinerante de incentivo à cultura, já circulou por 25 municípios do Ceará, atingindo um público total de 35 mil espectadores – entre alunos e professores da rede pública de ensino, beneficiados com espetáculos de qualidade baseados em obras da literatura brasileira e oficinas de teatro gratuitos para professores.

A partir de segunda-feira (21/09), Governo do Estado abre cadastro para renda emergencial da Lei Aldir Blanc

Para este ano, o projeto sofreu algumas alterações devido à pandemia e foi dividido em duas etapas a serem trabalhadas no Estado do Rio de Janeiro: atividades online a partir do dia 21 de setembro deste ano e a circulação em seis cidades do Estado em 2021 – sem perder o conteúdo informativo e educacional do projeto. Todas as informações estarão na plataforma www.incontomarcado.com.br.  O projeto, que tem como principais focos a difusão artística, acessibilidade e democratização do acesso à arte, foi ganhador do Prêmio FUNARTE de Circulação Literária 2010 e de quatro edições do Edital Mecenas das Artes do Ceará, com o patrocínio da ENEL (2014 a 2017). Em 2019 o espetáculo mais recente do projeto, Plantou Palavra Colheu Poesia, foi contemplado pelo edital de ocupação da Caixa Cultural e realizado nas cidades de Fortaleza e Salvador, com patrocínio da Caixa Econômica.

As ações começam com a live de lançamento do projeto no dia 21 de setembro com a Trupe do InConto Marcado, juntamente com o site interativo e o 1º episódio dos 6 vídeos que serão disponibilizados a cada semana, contando a história/narrativa do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia (uma adaptação do livro homônimo da escritora Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti). O público poderá acompanhar as ações pelo canal do YouTube do projeto (https://www.youtube.com/incontomarcado) e no site  www.incontomarcado.com.br. E de 28/09 a 31/01 haverá o Curso Online de Teatro para professores. Serão 80 vagas por cidade a serem preenchidas pela Secretaria de Educação do Estado e a produção do projeto, ou através de cadastro no site a partir do dia 21 de setembro. O foco do projeto também é o de descentralizar a cultura, chegando em lugares onde há escassez de projetos artísticos e culturais e educacionais. Estão no radar do projeto as cidades Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói. O material ficará disponibilizado até dia 31/01/2021.

Virtual: Centro Cultural Light participa da 14ª Primavera de Museus

 

 

A segunda etapa do InConto Marcado será em 2021 com a circulação do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia pelas cidades onde acontecerá o Curso de Teatro para professores – sem datas definidas, por enquanto. Sob direção de Daniele Yanes, mentora do projeto, roteirista e atriz, o espetáculo faz sua primeira imersão no sudeste do país e irá percorrer cidades da região serrana do estado. O espetáculo é uma bela oportunidade de absorver a cultura brasileira na sua essência. Os atores apresentam uma vibrante narrativa que exalta a cultura popular brasileira, destacando Patativa do Assaré, consagrado como um dos mais importantes poetas populares do mundo. O projeto é patrocinado pela ENEL, através da lei de Incentivo à Cultura.

Comemorando 10 anos do projeto, esta etapa fluminense do InConto Marcado reserva uma novidade: os músicos Carlos Malta e Rodrigo Sestrem produziram trilha sonora especialmente para o projeto. Sestrem, poeta, cantor e artista popular baiano, criou peças originais para o espetáculo como poemas e cordéis – além de letrar músicas já existentes do multinstrumentista, arranjador, compositor e educador carioca Carlos Malta. “A música tema do Cordel do InConto Marcado tem letra do Rodrigo e composição inédita e original do Malta. Já a música tema do Plantou Palavra Colheu Poesia foi feita a letra em cima de uma obra já conhecida do Malta, chamada Barrigada. E tem O Côco da Feira de Assaré, também inédita, entre outras”, diz Daniela.

Atuando também como arte-educadora, a curitibana Daniele Yanes conta que, de alguma forma, foi a vida profissional como atriz que a levou a pensar em um projeto que faz adaptações teatrais de grandes autores brasileiros para as crianças. Explica-se: com apenas 9 anos a atriz fez a personagem Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo, da TV Globo, o que já era um grande projeto de incentivo à leitura sob o legado de Monteiro Lobato. Ainda na infância interpretou a escritora Zélia Gattai, na série “Anarquistas Graças a Deus” (TV Globo). E, antes de tudo, é filha de leitores assíduos, o que credita que contribuiu muito na sua formação e consolidou a ideia de trabalhar com literatura e arte. “Sei e acredito no imenso poder de transformação e crescimento humano por meio dos livros e sabemos que o Brasil tem um dos mais baixos índices de leitores do mundo. E então senti que esse era meu interesse, seguir trabalhando com incentivo à leitura através do teatro e fazer a minha parte possível nessa cadeia de formar novos leitores. A partir dos anos 2000 comecei a dedicar mais ainda o meu trabalho para esse objetivo de colocar a arte à serviço da educação. Esse é meu foco e é nisso que deposito minha energia”, diz Daniele.

 

Plantou Palavra, Colheu Poesia

O espetáculo é uma singela homenagem aos poetas e à arte popular brasileira. Com uma estética vibrante e conteúdo musical, brincante e profundo, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo, poesia. A peça é uma adaptação teatral da obra de Socorro Acioli, escritora cearense, uma das mais referendadas autoras brasileiras de literatura infantil e juvenil da atualidade. No palco, Diego Marques, Jefferson Tinoco e Geórgia Amaro, atores cearenses da nova geração de grande talento, com formação em artes cênicas e arte popular, que dão vida a diversos personagens ao longo da narrativa.

Traçando um paralelo com a vida de Patativa, a peça narra a história de Francisco, um menino que se retira com a família para Assaré e conhece um agricultor e poeta chamado Antônio. A partir deste encontro, começa sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia. Com uma estrutura técnica independente o projeto possui a sua caixa cênica, num formato flexível com total autonomia podendo adaptar-se a diferentes locais, possibilitando a sua plena itinerância e circulação, tanto em teatros convencionais como em espaços alternativos e públicos (praças, quadras, etc).

Em Tempo: o espetáculo, devido à pandemia, sofreu uma adaptação para o formato on line. Serão seis episódios em um modelo que utiliza de várias linguagens para contar a história: teatro, literatura, música, animação. Os vídeos contam com recortes , aproveitando fotos, ações e interações gravadas ao vivo da peça que circulou por muitos lugares ao longo desses 10 anos , além da trilha do Carlos Malta (grande músico carioca). Tudo pelo www.incontomarcado.com.br a partir do dia 21 de setembro.

 

 

 

SOBRE DANIELE YANES 

Com mais de trinta anos de carreira, com experiência no Teatro, Cinema e Televisão, a atriz curitibana, ainda na infância, interpretou personagens marcantes. Na TV, foi a Narizinho do Sítio idealizado por Monteiro Lobato, e Zélia Gattai, na minissérie Anarquistas Graças a Deus. No cinema foi a personagem Expedita, filha de Lampião, no filme O Cangaceiro Trapalhão. Adulta, atuou nas novelas Renascer e Irmãos Coragem (Luiz Fernando Carvalho). Com formação em Artes Cênicas pelo CPT – Centro de Pesquisa Teatral (Antunes Filho) e Teatro Escola Macunaíma (SP), é atriz e gestora cultural, com mais de 40 projetos produzidos sob sua direção e em parceria com diversas produtoras culturais do país. Desde o ano 2000 trabalha com arte ligada à educação, de forma plural.

 

SOBRE A OFICINA

A Oficina de Teatro do projeto é sempre realizada de forma presencial. Entretanto, por conta da situação de pandemia em que vivemos, o projeto fará a ação em duas etapas, primeiro será disponibilizado a partir de agosto um Curso de Teatro Online para professores da rede pública de ensino. Serão 8 aulas com conteúdos didáticos e práticas, em formato digital (vídeos e textos).

A segunda etapa será a realização da Oficina de Teatro presencial nas seis cidades selecionadas para receber o projeto, para os mesmos professores inscritos no Curso Online. Terá a duração de 2h /aula, com até 80 participantes por cidade. Estimula os professores a se tornarem praticantes e multiplicadores das técnicas, dinâmicas, princípios e conceitos que já foram trabalhados no conteúdo do Curso online.

O curso oferece a professores importantes ferramentas das artes cênicas, com o objetivo de propiciar maior capacidade criativa e de comunicação, maior autoestima, desinibição, socialização e troca. E, sobretudo, apropriação de novos métodos de trabalho com o aluno para transmissão dos diferentes conteúdos, em busca de uma ressignificação da relação aluno/professor.

Utilizando recursos e técnicas das artes dramáticas são vivenciados exercícios de respiração, de conscientização e ampliação da capacidade vocal; dinâmicas interativas de sensibilização, de auto-observação e auto expressão; técnicas de expressão corporal; leituras e jogos dramáticos.

A oficina possui a duração de 10h/aula e atende até 80 participantes por cidade. Estimula os professores a se tornarem praticantes e multiplicadores das técnicas, dinâmicas princípios e conceitos trabalhados.

 

FICHA TÉCNICA

PROJETO INCONTO MARCADO 2020

PATROCÍNIO –Enel e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados – RJ

Direção Geral: Daniele Yanes

Direção de produção: Raína Biriba

Produção executiva: Moleque Produções

Assistente de produção: Diego Marques

Direção de arte: Raquel Theo

Designer e programação Visual: Raquel Theo e Víctor Romário (sítio)

Desenvolvimento da Plataforma (Sítio): Víctor Romário

Desenvolvimento Curso de Teatro Online: Diego Marques

Desenhos originais: Rosana Mapurunga e Raquel Theo

Dramaturgia: baseada na obra “Plantou Palavra, Colheu Poesia” de Socorro Acioli, com poemas originais de Rodrigo Sestrem e trechos de poemas de Patativa do Assaré

Adaptação e roteiro audiovisual do espetáculo: Daniele Yanes

Elenco: Daniele Yanes, Diego Marques, Geórgia Dielle e Jefferson Tinoco

Trilha Original: baseada na obra de Carlos Malta

Poemas Originais: Rodrigo Sestrem

Edição e Montagem da Série vídeos PPCP: Mariana Rocha e Daniel Figueiredo

Mídias Sociais: Julian Probst

Assessoria de Imprensa: Alexandre Aquino

 

ESPETÁCULO PLANTOU PALAVRA, COLHEU POESIA 2020

 

Direção: Daniele Yanes

Direção de Arte: Rociania Barreto Cavalcante

Dramaturgia: baseada na obra “Plantou Palavra, Colheu Poesia” de Socorro Acioli, com poemas originais de Rodrigo Sestrem e trechos de poemas de Patativa do Assaré

Adaptação e roteiro:  Daniele Yanes

Elenco: Diego Marques, Geórgia Amaro e Jefferson Tinoco

Consultoria musical: Carlos Malta

Trilha original: baseada na obra de Carlos Malta

Poemas originais: Rodrigo Sestrem

Figurinos: Miguel Campelo

Execução de figurinos: Devyson Freitas e Luciana de Lima

Cenários e adereços: Rociania Barreto Cavalcante

Idealização e confecção boneco Patativa: Miguel Campelo

Designer e programação visual: Raquel Theo

Mídias sociais: Julian Probst

Assessoria de Imprensa: Alexandre Aquino

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

 

SERVIÇO:

Projeto InConto Marcado – Primeira etapa

Onde: pelas plataformas online a partir do dia 21 de setembro deste ano: Canal do YouTube do projeto (https://www.youtube.com/incontomarcado) e no site www.incontomarcado.com.

– Lançamento plataforma InConto Marcado – 21/09

– Live de lançamento do site com a Trupe – 21/09

– Lançamento 06 vídeos com a narrativa do espetáculo – 1º episódio no dia 21/09 (depois 1 vídeo por semana):

 

1º episódio – 21/09

2º episódio – 28/09

3º episódio – 05/10

4º episódio – 12/10

5º episódio – 19/10

6º episódio – 26/10

Curso Online de Teatro para professores – 28/09 a 31/01

 

Projeto InConto Marcado – Segunda etapa: apresentação do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia em 2021

Circulação Rio de Janeiro – Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói (ainda sem datas definidas)

Duração: 55 minutos              

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

 

 

 

 

TAGS: Em Cima da Hora anuncia Rainha Já que é pra lacrar, ela lacrou! ALLU lança videoclipe “Cores” Mar, doce mar! Trio JANAJU Vigário Geral faz live Império da Tijuca escolhe hino Carla Rio e Pitú renovam parceriaHoróscopo Alto Astral de 14/09 a 20/09 Vizinha Faladeira Chave para transformar vidas Obras-primas de vidro, cor e história Quer casar comigo? Moda: Bermudas com barra dobrada Cantora e compositora Branka Darlin Ferratry é coroada rainha da ‘Sinfônica do Samba’ Sexy, charmosa e fatal! Evoluir e ajudar Thaeme e Thiago divulgam faixas inéditas Império Serrano realiza Super Live Jesus Luz faz live no Vidigal Taty Zatto exibe barriga definida

 

-Alexandre Aquino-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.