Vem aí o maior evento literário de Minas Gerais, 1ª Feira Literária de Tiradentes – FLITI 2020

26 a 29 de novembro – Tiradentes/MG

A 1ª Feira Literária de Tiradentes – FLITI é 100% gratuito cuja proposta principal é o incentivo à leitura e ao hábito de ler através do contato com autores, programações lúdicas e atividades artísticas literárias para todas as faixas etárias. O tema principal da 1ª edição da FLITI será a diversidade cultural mineira: A herança deixada  pelos africanos e indígenas. A dança, a culinária e a arte barroca também serão destaque na programação com participação de escritores locais e nacionais, editoras e livreiros.

Portela planta árvore de Baobá

 

 

Dentre os destaques da programação está o lançamento da edição comemorativa de 40 anos do Menino Maluquinho.  A nova edição vem acompanhada de conteúdo extra, com textos sobre o livro, fotos curiosas de Ziraldo, e uma linha do tempo do livro destacando as traduções e os títulos mais engraçados! O Menino Maluquinho é um clássico da literatura infantil brasileira, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, 129 edições e publicado em mais de 10 países! É bom lembrar que Ziraldo é mineiro de Caratinga, e faz 88 em outubro (24 de outubro de 1932)  mês dos 40 anos do O Menino Maluquinho

“A partir da leitura de um livro é possível experimentar papéis, descobrir possibilidades nunca pensadas, refletir sobre determinadas situações coletivas e individuais e ser impulsionados a sonhar e recriar suas vidas. O livro é um objeto transformador, que torna possível transportar o leitor para o mundo fictício, onde se pode encontrar respostas para muitas das perguntas do mundo real. Neste sentido a Feira Literária de Tiradentes – FLITI é um importante elo articulador de atividade cultural, que vem contribuir para a sociedade se expressar e adquirir  conhecimento na diversidade literárias”, diz a idealizadora da FLITI Cristina Figueiredo da Korporativa.

 

Acessibilidade e Democratização

Todos os eventos na FLITI serão gratuitos. O local de realização será no gramado do Santíssimo Resort, localizado no centro histórico da cidade de Tiradentes.  O lugar possui acesso facilitado e prioritário para o público PNE e o publico idoso terá horário prioritário, das 09 às 10h, de quinta a domingo.

Vale ressaltar que crianças e adolescentes da rede pública de ensino terão atenção especial na FLITI.

” A FLITI quer estimular a participação dos moradores de Tiradentes e cidades próximas com atividades para diversos públicos e faixas etárias”, complementa idealizadora da feira Cristina Figueiredo.

 

Flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável

A FLITI possui Alvará de Licença concedido pelo protocolo do Programa Minas Consciente e está seguindo todo seu protocolo. Ação do governo  destinado orientação  de forma responsável, da flexibilização das medidas de isolamento social em cada município, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. (https://www.mg.gov.br/minasconsciente)

 

Programação, editoras e espaços da FLITI – 1ª Feira Literária de Tiradentes

 

Editoras que estarão presentes com stands

  • Editora Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes – IHGT;
  • Editora Melhoramentos;
  • Editora Mandala Produções;
  • Editora Aquarius;
  • Editora Quixote + DO;
  • Editora Aletria;
  • Editora Bambolê;
  • Editora Bem-te-vi.
  • Além disso, a FLITI conta com a participação especial da chefe Beth Beltrão que irá proporcionar  aos visitantes um saboroso encontro com a literatura gastronômica-mineira.

 

Ônibus Biblioteca

O Ônibus Biblioteca FLITI é um ônibus adaptado como uma biblioteca sobre rodas e um acervo de 2.000 livros. Funcionará como um espaço de leitura e oferecerá empréstimos gratuitos de livros aos moradores de Tiradentes.

 

Programação completa (pode haver alterações)

 

26 de novembro – Quinta-feira

09:00 às 10:00 – Horário prioritário para idosos

10:00 – Cerimonial de abertura da FLITI com a presença do Ilmo. Prefeito José Antônio do Nascimento e do Secretário de Cultura e Turismo Sr. Henrique Rohrmann

10:30 – Abertura da FLITI com a presença  da escritora Nélida Pinon  – Membro da Academia Brasileira de Letras –  em vídeo,  que lançará seu novo romance “Um dia chegarei a Sagres” .

10:45 – Apresentação do livro “Eu e a Rússia” do escritor e poeta Marco Lucchesi – Presidente da Academia Brasileira de Letras – ABL (em vídeo)

11:00 – Palestra “Cozinhando com Letras” com a chef Beth Beltrão

11:30 – Apresentação do livro “Memória Ferroviária” com o escritor e professor Luiz Cruz

13:00 – Lançamento do livro “Uma menina de Minas” da autora Marcia Gomes.

14:00 – Bate-papo sobre o processo de pesquisa musicológica, criação e montagem do livro “Resgate da Obra de Fernand Jouteux em Tiradentes” com Henrique Rohrmann e Willer Silveira

15:00 – Lançamento do livro “Azuis” do escritor Hildebrando Pontes

16:00 – Lançamento do Livro “As aventuras de Ralf e Carlos no mundo da lua” com o ilustrador Bruno Grossi

17:00 – Lançamento da segunda edição do livro: “Todo Mar vai ser você” com a escritora Glaura Santos

18:00 – Palestra sobre a importância do exercício de leitura de imagens para o letramento e sua gama de possibilidades e variações com a escritora Marilia Pirillo

19:00 – Música e poesia “AVDAVIDA” com Claufe Rodrigues

 

27 de novembro – Sexta-feira

09:00 às 10:00 – Horário prioritário para idosos

10:00 – Bate papo com a escritora barbacenense Susana Furtado Dias sobre o livro infantil “A Gata Malhada e o Gato Paçoca”

11:00 – Palestra “Cozinhando com Letras” com a chef Beth Beltrão

11:30 – Apresentação do Livro “As 10 Lições de um Autista” com o professor e escritor Jonathan Nathan Alves (APAE São João Del Rei)

12:00 – Bate-papo com Claufe Rodrigues sobre “Prosa, poesia e música”

14:00 – Uma conversa sobre a obra da autora Marilia Pirillo “Escrevendo e ilustrando para crianças e jovens”

15:00 – Mano a mano com Mano Melo – Poesia Show!

16:00 – Bate papo com o escritor e ilustrador Bruno Grossi sobre “Como nasce o livro” desde o texto ao desenvolvimento dos personagens.

17:00 – Espetáculo de narração de histórias com Rosana Mont’Alverne “Mentiras que contam verdades” seguido de bate-papo e sessão de autógrafos.

18:00 – Lançamento do livro “Bíblia de Marechal Hermes” com o escritor XYZ.

19:00 – Coral de Seresta do Grupo Oficina de Teatro “Entre & Vista”

 

28 de novembro – Sábado

09:00 às 10:00 – Horário prioritário para idosos

10:00 – Manhã de autógrafos com o escritor Ronaldo Simões Coelho do livro “Pérola Torta” sobre Aleijadinho.

11:00 – Mano a mano com Mano Melo – Poesia Show!

11:30 – Apresentação do Livro “Morrendo de Rir” com a jornalista e escritora Luciana Savaget

13:00 – Lançamento do Livro Infantil “A Maratona de Cães”, da escritora barbacenense Susana Furtado Dias, ilustrado por Mariana Tavares

14:00 – Contação de história e bate-papo com a escritora Andrea Viviana Taubman sobre o livro “O Menino que Tinha Medo de Errar”.

15:00 – Apresentação de um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas com os contadores de história Jujuba e Ana. Cada história será abordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, destacando a música e oralidade.

16:00 – Lançamento do livro “Estrela o Pônei preguiçoso” do autor Alberto Lima Paolucci

16:30 – Lançamento do livro “O menino que perdeu o ônibus” do escritor e ilustrador Guto Lins, seguindo de bate papo sobre seus 30 anos de literatura infanto-juvenil.

17:00 – Lançamento do livro “Crônicas de A a Z” do escritor Eduardo Affonso e um bate-papo sobre a “A arte da crônica”.

18:00 – Lançamento do álbum “Tiradentes em Figurinhas”, de Rogério de Almeida – diretor do Museu da Liturgia e sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes – IHGT.

19:00 – Mesa com os Ilustradores Unidos pelo Z: Roger Mello, Guto Lins e Demóstenes Dumont conversam sobre a influência de Ziraldo na literatura brasileira.

 

29 de novembro – Domingo

09:00 às 10:00 – Horário prioritário para idosos

10:00 – Espetáculo de narração de histórias com Rosana Mont’Alverne “Primavera da Bicharada “seguido de bate-papo e sessão de autógrafos.

11:00 – Bate-papo com o cartunista EDRA sobre o livro “O Ziraldo ao mestre com carinho” e sua ligação sobre o universo do Humor Gráfico: Caricaturas, Charges, Cartuns e Quadrinhos.

12:00 – O Menino Maluquinho faz 40 anos, e passou voando! Conversa com Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo.

14:00 – Apresentação de um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas com Jujuba e Ana. Cada história será abordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, destacando a música e oralidade.

15:00 – Apresentação do livro “Saci Pererê” do autor Alberto Lima Paolucci.

16:00 – Apresentação do livro “O Pequeno Príncipe Preto “com o escritor Rodrigo França.

17:00 – Recital de poesia sobre Minas Gerais com a poeta e professora Carla de Amorim.

18:00 – Apresentação do espetáculo “Marionetes a fio” da Companhia de Inventos.

19:00 – Encerramento da FLITI com a BANDA RAMALHO.

 

 Patrocínio

Lojas Americanas

 

Parceiros institucionais

Prefeitura Municipal de Tiradentes/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Secretaria de Educação

 

Facebook: https://www.facebook.com/feiraliterariadetiradentes/

Inatagram: https://www.instagram.com/flitifeiraliterariatiradentes/

 

 1ª Edição da FLITI Feira Literária de Tiradentes

Data: 26 a 29 de novembro

Locais: Gramado do Santíssimo Resort – Centro Histórico de Tiradentes

Rua dos Inconfidentes, 140

Horário:  09:00 às 10:00 – exclusivo para idosos

10:00 às 20:00 – público em geral

 

 

 

 

TAGS: Horóscopo Alto Astral de 23/11 a 29/11 Bar do Zeca Pagodinho de 24 a 29/11  Teatro II do CCBB Rio reabre  Império Serrano divulga fantasias  Marcell Vale lança novo EP  Espaço Alma de Boêmio  Rainha dos Faisões  Casa França-Brasil estreia série de lives  Rocinha reabre quadra em dezembro  O Direito de Pensar  Festival Gastronômico Degusta Tijuca  Moda: Mini saia jeans  Lu Lobo se joga no samba Salgueiro celebra o Dia da Consciência Negra Apoteose Carioca se filia a Liga LIVRES  Cine África Projeto ‘Abrindo Portas’ Teatro Rival Refit  Thiago e Thaeme  Império da Zona Norte  Morre Djalma Sabiá Sossego comemora 51 anos Mês da Consciência Negra  Portela celebra a reabertura de sua quadra

 

-LEAD Comunicação-

 

 

 

 

Comentários estão fechados.