Vamos dar aquela espiadinha? Secretaria de Cultura do Estado apoia Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

Brasil, África, Caribe

O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas que, desde 2007, reúne na cidade Rio de Janeiro, diretores, cineastas e amantes do cinema negro, terá edição virtual em 2020. Serão 10 dias, com 36 sessões cada, divididas entre curtas, médias e longas metragens, totalizando 130 filmes, além de cursos e webinars gratuitos. O evento será realizado a partir desta quarta-feira (21/10) e vai até o dia 30 de outubro. Toda a programação está disponível no site do evento neste link, na plataforma INSSAEI e no Facebook do evento (AQUI). Os organizadores esperam receber 1.200 pessoas em cada sessão.

Empatia e aceitação: ‘Boy in the Woods’, animação que aborda autismo de forma extremamente sensível

 

 

Com patrocínio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, a edição 2020 terá como um dos destaques a relação do cinema com suas trilhas sonoras. Também será realizada uma homenagem aos 60 anos da independência do Mali, com um bate-papo com o cineasta malinês Souleymane Cissé, de 80 anos, reconhecido pelo elogiado “Finyé e Baara”. Para Janaína Oliveira, uma das curadoras do encontro, seu estilo e liberdade nas estratégias narrativas mostram a qualidade incontestável de seus filmes, que proporcionam uma oportunidade única de viajar na história e perceber as transformações na trajetória das cinematografias africanas.

 

((( Cursos e master class )))

Além das sessões com os filmes, o evento oferecerá cursos e master classes gratuitos, promovendo a troca de experiências entre os mais diversos olhares e perspectivas. As inscrições podem ser feitas antecipadamente nos canais de comunicação do festival.

Uma das novidades desta edição será a Gira de Projetos Zózimo Bulbul, destinada a roteiristas. A Gira consiste na seleção de três projetos de curta, longa e obra seriada, somando nove no total, para participarem de um pitching (apresentações curtas), que selecionará um de cada categoria para o recebimento de bolsas e mentorias.

 

((( História )))

Em 2020, Zózimo Bulbul (1937-2013) completaria 83 anos. Ele foi o fundador do encontro, que acontece desde 2007 e é realizado anualmente. O evento reúne profissionais do audiovisual em um espaço que se propõe a ser, além de um festival de cinema, um local para troca de informação e conhecimento, fundamentais para a formação de cineastas negros brasileiros, africanos, caribenhos e das Américas.

 

 

Serviço
Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas 2020
Data: Entre quarta-feira (21) e sexta-feira (30)

Eventos e Inscrições: www.afrocariocadecinema.org.br.
https://www.facebook.com/CentroAfroCariocadeCinemaZozimoBulbul/

 

 

 

 

TAGS: Cinco anos da revista Diamond Brazil 44º Mostra Internacional de Cinema de SP Prefeitura do Rj libera quadras de escolas de samba  Horóscopo Alto Astral de 19/10 a 25/10 Dia Nacional da Consciência Negra Samba da Feira está de volta Programação Bar do Zeca Pagodinho Ronaldo Gomes grava música Prêmio Light nas Escolas Olha cobra! É verdade! Gyselle Soares vira bruxinha Moda: Calça Clochard jeans Saúde da Mulher YouTube: ‘Aqui Tem Fofoca’ Renovar é preciso! Taty Zatto ostenta corpão Péricles conta história de amor em novo EP Carioca Maria Marcella Outubro Rosa Flor da Mina do Andaraí apresenta Carnavalescos Juliah lança novo single  “Você vem?”

 

-ASCOM Cultura-

 

 

 

 

Comentários estão fechados.