Telecine exibe a Cultura Sound System com o filme Raízes de Sangue

Movimento Hip Hop

Na madrugada, deste domingo (17), às 04h00, o canal a cabo Telecine Premium dará um presente para os amantes da Cultura Sound System, exibindo o filme “Raízes de Sangue” (Yardie)…

Isso é lamentável! Incêndio atinge barracão da Acadêmicos do Sossego

 

 

No início dos anos 1970, os “sound systems” [“equipes de som” em bom português] atingiram o auge da sua popularidade, em Kingston, capital da Jamaica e se tornaram politizados em muitos casos. Os DJs costumavam satirizar assuntos atuais e eventos locais, assumindo o papel de “formadores de opinião”. Muitos equipamentos de som e seus proprietários foram rotulados como apoiadores de partidos políticos específicos da época [como o Partido Nacional Popular – PNP ou o Partido Trabalhista (Labour) da Jamaica – JLP]. No entanto, a maioria das equipes de som tentou manter uma certa neutralidade política, porém se mantendo como um fenômeno cultural e econômico. Assim, a Cultura Sound System foi afetada pelas vastas mudanças sociopolíticas ocorridas na Jamaica naquele momento…

É nesse cenário que “Raízes de Sangue” (2018), de Idris Elba, desenvolve parte da história retratando a Jamaica de 1973, onde o jovem Dennis (Aml Ameen) presencia de perto o assassinato do seu irmão mais velho, um DJ cuja missão era difundir a Paz em seu bairro através de festas ao livre e discursos de consciência. Dez anos depois, Dennis é enviado para Londres em uma missão perigosa, onde reencontra sua namorada e filha. Além de ter que enfrentar o passado, ele finalmente decide vingar a morte de seu irmão.

Mais um fim de semana solidário, ‘Campanha Ritmo Solidário’ faz doação de mais 90 cestas básicas

E para quem deseja mergulhar no fascinante mundo dos Sound Systems de Kingston, Raízes de Sangue é um saboroso prato cheio, que traz inúmeras pistas sobre o ambiente que tem origem em 1962, quando o lento crescimento econômico nos Estados Unidos e Inglaterra, ainda resultante do pós-guerra, influenciou o aumento da imigração jamaicana, sob a promessa de uma comunidade próspera para ingressar, em especial profissionais de qualificação comprovada na área de saúde – médicos e enfermeiros. Situação esta responsável por levar ao bairro do Bronx, em Nova York as populares “Block Parties” [festas de rua], influenciadas inicialmente por DJs como “King Mario” e posteriormente por outro jamaicano, creditado como um dos Pais do HIP-HOP, o “DJ Herc”, filho da enfermeira Nettie Campbell…..

“Acorda HIP-HOP!!”

 

Saiba mais:
https://www.telecineplay.com.br/filme/Ra%C3%ADzes_de_Sangue_19042

 

 

 

 

TAGS: Monótono! 200 anos da Casa França-Brasil Que isso, fera! Horóscopo Alto Astral de 11/05 a 17/05 Emanuele Morais inova ao fazer 1a live Camisa xadrez manga longa com nó Thaeme e Thiago lançam faixa inédita Arte negra! ‘Live com Griot,’ Campanha Ritmo Solidário Marília Mendonça lança música Camisa de Caveira sempre na moda Covid-19 fez triplicar assinantes de site adulto Alfredo Dias Gomes lança seu primeiro disco Dani Sperle posa para revista Moda: Blusa ombro caído Viradouro 2021

 

Colunista / Escritor e Pesquisador da Cultura Black: DJ Zulu TR 

 

 

 

 

 

Comentários estão fechados.