Sete escolas do Grupo Especial abriram os desfiles na Sapucaí neste domingo

Festa, luxo e muito glamour!

Luxo! Sete escolas do Grupo Especial abriram nesta noite de domingo, 12, a maior festa democrática do mundo, o carnaval. Apesar de alguns problemas em algumas escolas de samba antes de entrar na Avenida, tudo correu conforme esperado.

 

GRES Império Serrano

 

“Confio no meu verde e branco a seguir
Conceda o caminho onde eu possa reinar”

 

São sete anos sem desfilar no grupo especial, e a escola de Madureira Império Serrano, não veio somente para fazer um desfile mostrando a cultura da China.

Sim tivemos muralhas da China, as doutrinas chinesas também foram lembradas: alas mostraram o confucionismo, o taoísmo e o budismo. O segundo carro deu destaque a uma flor de lótus, símbolo de pureza.

A culinária deu o tom em fantasias que fizeram lembrar o macarrão e o chá.

Mas a emoção maior ficou por conta de amigos e parente do mestre Arlindo Cruz, que foi lembrando e homenageado em um grito de “VOLTA ARLINDO”.

Estavam presentes a cantora Maria Rita, Regina Case a esposa e o filho Arlidinho.

 

Clica no link pra ver as fotos do Império Serrano

 

 

 

GRES São Clemente 

 

“Vem ver! Convidei Debret
Pra pintar o desfile do meu carnaval”

 

A São Clemente entrou na avenida explodindo com a sua bateria e com essa forca veio mostrando os 200 anos do trabalho da EBA.

Carros e fantasias foram inspirados nas obras de grandes mestres da arte brasileira que têm ligação com a EBA, a mais importante escola de artes da América Latina. Destaque maior para as fantasias que  foram pintadas à mão, e alunos da Belas Artes participaram da produção no barracão da São Clemente. A escola também colocou o carnaval dentro do carnaval ao levar para a Sapucaí seis alas inspiradas em desfiles criados por carnavalescos formados na EBA.

 

Clica no link pra ver as fotos da São Clemente

 

 

 

GRES Unidos de Vila Isabel 

 

“Mergulhe fundo, o passado é a fonte
Quem nunca foi, jamais será”

 

Como foi de se esperar o brilhante Paulo Barros abusou para falar do futuro na avenida.

A escola mostrou na avenida que o “Futuro” estava na Sapucaí com a “Vila Isabel” com visual futurista, do brilho e das luzes. Vestidos de Leonardo da Vinci, integrantes da comissão e frente levaram círculos com projeção 3D à avenida. A fantasia da porta-bandeira também impressionou, com uma saia de LED “em chamas”.

E teve bolo na avenida , Martinho da vila comemorou seu aniversario de 80 anos com a sua escola e família em uma grande homenagem.

 

Clica no link pra ver as fotos da Unidos de Vila Isabel 

 

 

 

GRES Paraíso do Tuiuti 

 

“Meu Deus! Meu Deus!
Seu eu chorar não leve a mal
Pela luz do candeeiro
Liberte o cativeiro social”

 

Sobre um grito de conscientização e protesto a escola Paraíso do Tuiuti mostrou que na verdade ainda vivemos sobre o domínio de uma escravidão. Com um enredo citicando ao racismo e às dificuldades dos trabalhadores brasileiros e recontou a história da escravidão no Brasil, nos 130 anos da Lei Áurea. Não faltou fantoches irônicos e os  “paneleiros” que vestiram verde e amarelo. A escola passou tanta realidade na sua comissão de frente que, algumas pessoas que assistiam choravam junto a alguns integrantes.

Sem dúvida mas que um grito de revolta uma reflexão do que vivemos hoje e que a escravidão somente se moldou as tempos modernos.

 

Clica no link pra ver as fotos da Paraíso do Tuiuti 

 

 

 

GRES Acadêmicos do Grande Rio 

 

“Sou o velho guerreiro, um tropicalista
Eu não vim para explicar, vou te confundir
Se eu buzinar leva o troféu abacaxi”

 

Com todos os problemas que a escola  de Caxias passou na avenida, mostrou uma linda homenagem ao nosso Velho Guerreiro “Chacrinha. Não faltou o tradicional bacalhau, o gesto de jogar o bacalhau veio pela comissão de frente.

E como um bom filho sempre retorna a casa, a atriz Juliana Paes voltou a pisar na avenida no posto de rainha da bateria da Grande Rio, escola que levou muitos famosos para a Sapucaí: Thayla Ayala, Monique Alfradique, Gretchen, Rita Cadillac, Wanderléa, Paloma Bernardi e David Brazil.

A família de Abelardo Barbosa veio no quinto carro, que representava a chácara de onde ele fazia seus programas de rádio – e por isso recebeu o apelido de Chacrinha.

 

Clica no link pra ver as fotos da Acadêmicos do Grande Rio 

 

 

 

GRES Estação Primeira de Mangueira 

 

“Pra desfilar na Mangueira”

 

Em clima de “protesto irreverente”, vários trechos do samba, ironizaram a decisão de cortar metade da verba das escolas: “Se faltar fantasia, alegria há de sobrar (…)”; “Pouco me importam o brilho e a renda (…)”; “Outrora marginalizado já usei cetim barato pra desfilar”.

A escola verde e Rosa protestou contra a falta de dinheiro para esse carnaval. Não faltou nem um boneco de Judas representando o Prefeito Marcelo Crivella. A Mangueira homenageou blocos cariocas tradicionais: Cacique de Ramos, Bafo da Onça e Cordão da Bola Preta. Também foram lembrados blocos mais novos do Rio.Vários artistas desfilaram na escola como, Alcione e Alexandre Pires.

Destaque maior aos lembrar dos bate bolas, um grupo tradicional da nossa cultura e folclore.

 

Clica no link pra ver as fotos da Estação Primeira de Mangueira

 

 

 

GRES Mocidade Independente de Padre Miguel

 

“Theresa de Calcutá
Ó Santa Senhora, ó madre de luz
Venha para iluminar
Esse povo de Vera Cruz”

 

Monges que viravam deuses, elefantes que puxavam o carro abre alas, casamento indiano representado pela bateria. E porque não trazer Ghandi para a avenida? Sim a escola trouxe Ghandi para a avenida personagem de luz.

Um desfile emblemático com muito luxo e alegria, como foi dito por “Valter Botelho” … A mocidade veio com sangue nos olhos!.

Sim ela mostrou a que veio, veio para buscar o bicampeonato, a escola da Zona Oeste mostrou as semelhanças entre as culturas brasileira e indiana, com o enredo “Namastê… A estrela que habita em mim saúda a que existe em você”, de uma forma explendorosa.

Destaque para as Baianas vestidas de flor de lótus e a lembrança da madre Tereza de Calcutar em uma grande estátua.

 

Clica no link pra ver as fotos da Mocidade Independente de Padre Miguel 

 

Confira: Último dia de desfiles, seis escolas do Grupo Especial prometem grande espetáculo na Avenida!

 

 

Império Serrano – Foto capa: Portal Sambrasil – Parceiro Site AL

Patrocinador Projeto Itinerante Samba Bom 

 

 

 

 

Por – Andrea Lacocca – 

Jornalista / Assessora de Imprensa

Comentários estão fechados.