Saúde do homem: Cafu veste a camisa da campanha Trato Feito

São Paulo, dezembro de 2020

A campanha Trato Feito, criada pela Astellas Farma Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), tem como objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade do protagonismo nos cuidados com a própria saúde e incentivar a realização dos exames de prevenção, já que eles são responsáveis por diagnosticar doenças, entre elas o câncer de próstata, em estágios iniciais, quando há maiores chances de recuperação e cura. Por isso, o Cafu vestiu a camisa da ação e mostra ao público masculino a importância de visitar o médico e desmistificar tabus.

Criatividade e inovação: Carnavalesco Leandro Vieira revela fantasia do Império Serrano com ‘plumas fake’

 

 

Como ídolo de milhões de brasileiros, para o ex-jogador e capitão Cafu é essencial que haja a discussão sobre o tema. “Precisamos falar sobre a rotina de acompanhamento médico, isso é algo que deveria ser discutido frequentemente”, comenta. “A mensagem que eu deixo é que estamos falando de saúde e saúde é vida, por isso não podemos deixar de procurar um médico, não podemos ter vergonha de fazer nossos exames preventivos.”

Os dados sobre o cuidado do homem com a própria saúde são alarmantes. De acordo com a pesquisa realizada em parceria com o Instituto Lado a Lado, revista VejaSaúde e apoio da Astellas, que entrevistou mais de 2 mil homens de todas as regiões do Brasil sobre os seus hábitos e cuidados rotineiros, mais de um terço deles relataram não ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. Além disso, 37% dos homens até 39 anos e 20% daqueles acima dos 40 só visitam o médico caso sintam algum tipo de mal-estar. Os índices são ainda mais altos nas regiões Norte e Nordeste. Para completar, mesmo que 37% dos entrevistados enxerguem o urologista como o médico do homem, 59% deles não costumam visitar esse profissional.

Evento cultural online: Cassio Scapin dirige leitura de Inimigo do Povo, de Ibsen

No cenário do câncer de próstata, os resultados da pesquisa são similares. Embora 25% dos entrevistados afirmem ter um familiar próximo já diagnosticado, 36% dos participantes com 50 anos ou mais afirmam não visitar o urologista. Desses, 10% nunca realizaram o exame de PSA (exame de sangue necessário para a avaliação diagnóstica da doença) e 35% nunca passaram pelo exame de toque retal.

Segundo o Dr. Roberto Soler, diretor médico da Astellas, esses dados mostram que os homens precisam de muito apoio e incentivo para que não deixem os cuidados com a saúde em segundo plano. “Atualmente, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Outro ponto importante a ser mencionado é que, além do câncer de próstata ser, na maioria das vezes, assintomático, não conseguimos preveni-lo. Por isso, precisamos ficar atentos aos principais fatores de risco, que são: a idade avançada (acima dos 50 anos), histórico familiar e ascendência africana”, completa.

Eu disse que ia voltar, Unidos da Ponte anuncia Charles Silva como novo intérprete oficial da escola

 

 

Sobre os preconceitos e tabus que rondam os pacientes do sexo masculino, Dr. Antonio Carlos Pompeu, presidente da SBU, faz o alerta para a importância da informação. “Infelizmente, na nossa cultura, os homens são mais resistentes na busca de cuidados com a saúde de modo preventivo por se acharem fortes. Acreditam na premissa de que se não há sintomas, não há doença. No entanto, o câncer de próstata tem alto índice de cura se diagnosticado em fase inicial quando realmente não se tem sintomas. Some-se a isso ao preconceito com o exame de toque retal, que vem caindo, mas ainda existe”, comenta.

Para Cafu, conhecimento é a chave que leva aos cuidados com a saúde. “As campanhas de conscientização são essenciais para que os homens possam viver mais e com mais qualidade de vida. Assim como eu aprendi com a ‘Trato Feito’, muitos homens também podem aprender, principalmente sobre a importância de visitar o urologista ao menos uma vez ao ano, de fazer os exames de rastreamento e na identificação de sintomas. Como capitão, meu conselho aos homens é para quebrarem os paradigmas e preconceitos, quando falamos de saúde não podemos ter vergonha, precisamos nos cuidar”, finaliza.

 

Serviço:

Para mais informações sobre a campanha ‘Trato Feito’ acesse:

https://tratofeitocomasaude.com.br/

 

Referências

(1) Pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem

 

Sobre Astellas Farma Brasil

Astellas Farma Brasil, uma afiliada da Astellas Pharma Inc, localizada em Tóquio, no Japão, é uma empresa farmacêutica dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo através da provisão de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. A Astellas Farma Brasil se concentra em Urologia, Oncologia, Onco-hematologia, Imunologia e Doenças Infecciosas como principais áreas terapêuticas. A Astellas está na linha de frente da mudança na saúde para transformar ciência inovadora em valor para os pacientes. Para mais informações sobre Astellas Farma Brasil, visite: www.astellas.com/br

 

 

 

 

TAGS: Biblioteca Parque Estadual reabre as portas  Mariah Fernandes  Peça-série-metragem Anjo Negro  Discriminação racial  Viviane Bordin lança nova plataforma   Caveirismo está na moda  Horóscopo Alto Astral de 30/11 a 06/12  Lins Imperial apresenta 1º rei de bateria  Hopi Hari  Marcelo Delacroix  Degusta Tijuca é considerado melhor evento do Rio  Luís Martins lança novo álbum  Eu sou She-Ra!  Museu da Imagem e do Som  Branka lança clipe e música  Cantinho de Africanidade  Diego Nicolau vence samba na Botafogo Samba Clube  Portela planta árvore de Baobá  Teatro II do CCBB Rio reabre  Império Serrano divulga fantasias  Marcell Vale lança novo EP Espaço Alma de Boêmio Rainha dos Faisões  Casa França-Brasil estreia série de lives

 

Edelman SP

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.