“Racionais MC’s” sem prazo para Retorno…?!

Hip Hop Nacional

“Racionais está de férias coletivas por tempo indeterminado”, esta foi a declaração de “KL Jay”, o DJ do maior grupo de RAP do país, à renomada revista “Rolling Stone Brasil”, publicada nesta quarta (21), acerca da pausa na rotina dos “Racionais MC’s” por sobre os palcos e em estúdios, por tempo indeterminado.

Seria realmente o fim do grupo que inseriu o RAP Nacional nos anais da MPB?! A Profecia se fez como provisto, segundo os comentários dos muitos “pseudos especialistas” do Movimento Cultural HIP-HOP Nacional…?!

Especulações à parte, o que se tem enquanto informação oficial, é que seus integrantes estarão se dedicando ativamente aos projetos “singles”, como é o caso do próprio KL Jay, prestes a retirar do forno a coletânea musical “Na Batida Vol. 2”, com previsão de chegada entre março e abril desse ano.

Aliás, o rapper “Edi Rock” já tinha dado uma prévia dessa previsível entressafra de prazo em aberto ao lançar seu segundo álbum solo “Contra Nós Ninguém Será”, em junho de 2013. Outra pista mais recente foi o lançamento em dezembro de 2016 de “Boogie Naipe”, primeiro álbum solo de “Mano Brown”, que traduz o intimismo de um artista amante do “Funk” e do “Soul”, que deixaria muito fã do RAP Underground Paulistano imprenssionado com sua concepção musical:

“A gente se reuniu, nós quatro, no ano passado, antes de acabar o ano. “Reunimos e falamos: ‘Vamos cumprir aqui e depois descansar. Cada um faz seu corre individual e tá tudo certo. O Racionais trabalhou demais. Fizemos um show memorável na Audio [referindo-se ao último show do grupo em dezembro de 2017 no “Audio Club”, uma das mais novas casas de shows e eventos de São Paulo, localizada no bairro da Barra Funda, projetada com conforto e comodidade para atender um público de 3.000 pessoas, além de tecnologia de ponta em som e luz], um p… show, para mim foi o melhor. E agora estamos descansando”, explica KL Jay quanto aos motivos reais que levaram aos Racionais descansarem as cordas vocais.

Quanto ao quarto homem do grupo, “Ice Blue”, além de administrar uma grife de roupas intitulada com seu próprio nome artístico, está também às vias de lançamento de um trabalho com o rapper “Helião”, do icônico grupo de RAP paulistano “RZO”.

Fundado em 1988, os “Racionais MC’s é formado pelos rappers “Mano Brown”, “Edi Rock” e “Ice Blue” e o “DJ KL Jay”. É creditado historicamente como o “maior grupo de RAP do Brasil” e como um dos “grupos artísticos mais influentes do país”. Com canções que abordam desde a destruição da vida de jovens negros e pobres das periferias brasileiras e o resultado do racismo e do preconceito, passando pela miséria diretamente ligada com a violência e o crime, enfatizando inclusive a incoerência do Estado representada pela brutalidade policial, bem como as drogas e a exclusão social, os Racionais ficaram conhecidos como “Os Cronistas Periferia” – derrubando uma espeça parede entre o som produzido na Favela e a “música politicamante poética” gerada pela MPB.

 

Confira: Black Spades – A Predecessora do HIP-HOP completa 50 anos de História

 

E, independente se o grupo venha a retornar de seu longo descanso ou não, enquanto existir um Baile Funk, ou um Show de RAP na Favela; uma festa numa casa noturna no asfalto, ou um momento simples de descontração entre amigos depositando moedas numa jukebox de um boteco do subúrbio, o nome Racionais MC’s estará eternamente vivo testificado por álbuns como “Raio X Brasil” (1993), “Sobrevivendo no Inferno” (1997) e “Nada como um Dia após o Outro Dia” (2002).

Paz e Respeito!!

 

 

Clica no play pra ver!

 

 

 

 

 

Por: DJ “Zulu” TR.

Fan Page: Acorda Hip Hop – Trilogia

Comentários estão fechados.