Que tal um Café da manhã com Villa-Lobos?

História do Choro até Villa-Lobos

A Cia Bachiana Brasileira apresenta o Podcast “QUADROS DE UMA ALMA BRASILEIRA”, que conta a história do Choro até Villa-Lobos, este gênero genuinamente carioca, que assim passou a ser chamado desde a sua origem em 1870.

Mc Máscara! ‘O Flamengo é Seleção’: hit que viralizou na web nunca é esquecido a cada gol do mengão

 

 

Este programa, uma homenagem à música brasileira através do seu mais importante compositor de nossa história, o igualmente carioca Heitor Villa-Lobos, foi contemplado pelo Edital para a Música intitulado “Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência”, do Itaú Cultural.

Ele está disponível ao público nas redes virtuais da Bachiana, mas precisa ser conhecido por todos os que se interessam pelas origens de nossa música.  Então, aproveitem o tempo de seu café da manhã para ouvir essa história e comoverem-se com parte de uma coleção pouco conhecida da música do Villa. No final, compartilhem o link para todos os amigos, ajudando na divulgação dessa música maravilhosa!

Para a história continuar, Carolina Ribeiro se junta a Ygor Silva na Direção de Harmonia da Sossego

Este Podcast ressalta quatro dos principais Choros de Câmara do compositor, terminando com o mais famoso de todos, o Choros n. 5, Alma Brasileira.

O conjunto dos maravilhosos solistas que este trabalho contou, foi formado por Turíbio Santos, violão; Marcelo Bomfim, flauta; Cristiano Alves, clarineta e Tamara Ujakova, piano, além do septeto de sopros com Paulo Passos, clarineta; Mauro Senise, saxofone; o saudoso Antonio Augusto, Josué Soares e Eliezer Conrado nas trompas; Marcos della Favera no trombone e o Coro masculino da Cia. Bachiana Brasileira com Ricardo Rocha na regência dos conjuntos.

Para o maestro Rocha, fundador e diretor musical da Sociedade Musical Bachiana Brasileira, esse trabalho destaca uma fase brilhante de Villa-Lobos, que é aquele da década de 1920-30, época em que amalgama e traduz, em música, toda a força e o espírito de nossa ancestralidade.

Sexta-feira é dia de Roda de conversa ‘Blocos de Rua – O Carnaval como possibilidade de exercício de direito à cidade’

Esperamos que vocês possam sentir um pouco das cores, do perfume e da beleza do espírito que nos habita, o espírito dessa alma tão brasileira!

Podcast – https://www.youtube.com/watch?v=p2-WUJIdqjM&feature=youtu.be

 

 

Sobre o maestro Ricardo Rocha

 

-Fundador e Diretor Musical da Sociedade Musical Bachiana Brasileira, Orquestra e

-Coro desde 1986, e da Cia. Bachiana Brasileira, em 1999

-Kappellmeister pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe, Alemanha

-Mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro

-Comendador pelo Poder Judiciário, da Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho,  do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª. Região

-Autor dos livros “Regência, uma arte complexa“, 2004, e “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma análise estrutural“, 2013 (Edições Ibis Libris,  RJ)

-Professor de História da Música na Pós-Graduação da Faculdade de São Bento do RJ,  2010-2017

 

 

Sobre a Sociedade Musical Bachiana Brasileira – SMBB

 

Fundada de fato no Rio de Janeiro em 1986 e de direito em 1993 em Cuiabá, Mato Grosso, SMBB – é uma associação civil, de caráter privado, sem fins lucrativos, tornada Bem de Utilidade Pública Federal através do Processo 08000-019379/99-00 de 4/4/2000 do Ministério da Justiça. Seu objetivo é a produção e a realização de atividades de música erudita, tais como: concertos, recitais, óperas, musicais, gravações, festivais, cursos de extensão, assim como seminários de música, aulas e atividades similares, realizados com alto padrão de qualidade e profissionalismo, nos quais todos os recursos auferidos são reinvestidos em prol de novos eventos musicais e de seu próprio desenvolvimento e expansão.

Cia Bachiana Brasileira, Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Com mais de 70 gravações  em seu  canal  do You Tube, 7 CDs, 4 DVDs e cerca de duas dezenas de programas para rádio e TV, a Cia. Bachiana Brasileira é o corpo artístico da SMBB, configurando a expressão de uma atitude cujas consequências estéticas constituem a sua meta e o seu principal diferencial. Desde 1999, desenvolve projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, buscando, de forma disciplinada e perseverante, uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira.

O alto padrão de qualidade com que executa do colonial brasileiro e barroco europeu à música contemporânea explica a posição ímpar que a Cia. Bachiana Brasileira ocupa hoje no cenário musical brasileiro, como atestam o recebimento do 1º Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e concertos seus apontados pelo jornal O Globo entre os 10 melhores de cada ano em 2007, 2008 e 2011.

 

Siga as nossas redes sociais

Instagram:

https://www.instagram.com/cia.bachiana/?hl=pt-br

https://www.instagram.com/ciabachianabrasileira/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/ciabachiana.brasileira

Site www.maestroricardorocha.com

 

 

 

 

TAGS: Na boleia do caminhão Canarinhos das Laranjeiras se filia a Liga LIVRES RJ Liesa 2021: vai ter ou não? Jesus Chediak recebe homenagem do Sececrj Vestido xadrez para o inverno 2020 Horóscopo Alto Astral de 13/07 a 19/07 Boas ações Tô chegando, hein! Terapia de casal em tempos de COVID-19 “Resistência” é o enredo 2021 do Salgueiro Camisa camuflada é hit no Inverno Sececrj e MultiRio firmam parceria! Sinopse da Unidos da Ponte Bordin encarna cowgirl sexy Denise Dias posa sexy Confirmado a morte de Luizinho Drumond Avante Rocinha! Tainá e os Guardiões da Amazônia Gari gata Moda: short jeans com meia arrastão

 

-Cláudia Tisato-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.