Portela de Asas Abertas fecha sua última edição de 2017

Roda de samba

A última edição Portela de Asas Abertas foi realizada neste sábado(11) na quadra da azul e branco de Madureira, na Zona Norte do Rio, a roda de samba contou com a participação especial de Monarco, que substituiu o cantor e compositor, Paulinho da Viola, que comemora seus 75 anos de vida neste domingo, dia 12. Sambas ontológicos da águia foram relembrados e exaltados pelo público presente de várias partes do Brasil. Não faltou alegria e samba no pé, ano que vem tem mais!

 

O que é o “Portela de Asas Abertas”?

 

Apresentação:

Com o objetivo de apresentar às novas gerações as obras que fizeram parte da história da azul e branco de Oswaldo Cruz, o departamento cultural idealizou o projeto “Portela de Asas Abertas”, cujo nome referencia as asas da águia, seu símbolo maior. Trata-se de roda de samba bimestral, acústica, que acolhe grupos e sambistas de todo o Brasil, para recordar obras de grandes compositores da “Majestade do Samba”. Cultores do formidável repertório construído pelos compositores da escola da primeira metade do século anterior, acervo incomparável divulgado pela Velha Guarda formada nos anos 1970, responsável pela permanência de pérolas musicais em rodas de samba de todo o país.

É uma roda de samba – nos moldes de uma roda de samba tradicional – com músicos e cantores instalados no meio da quadra e cercados pelo público, para que sirva, além de um momento de diversão, como fonte de pesquisa para grupos que acompanham o repertório de grandes nomes que fizeram à história musical da escola. Na Portela é assim, fundadores e escola têm histórias que se entrelaçam. E com o projeto “Portela de Asas Abertas” esse laço foi mais uma vez evidenciado. Em cada edição da roda de samba, um grupo convidado e um compositor homenageado. Para acompanhar as finas iguarias do repertório portelense (sambas de quadra, sambas de terreiro, sambas-exaltação e sambas de enredo), muita alegria, ambiente familiar, fundamentos e fidalguia.

 

Comentários estão fechados.