Obras-primas de vidro, cor e história: Theatro Municipal RJ é contemplado em edital internacional

Programa da Fundação Gerda Henkel da Alemanha

Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade da Prefeitura do Rio iniciam a primeira fase de recuperação do conjunto de vitrais do Theatro Municipal atingido durante manifestação em 2017 e oferecem um ciclo de palestras para especialistas sobre conservação de vitrais.

 

Os dezessete vitrais que decoram as fachadas e iluminam escadas e foyer do Theatro Municipal são de 1909, de autoria dos professores alemães Fernestein e Fűguel, fabricados pela Mayer & Co., de Munich, Alemanha. De grandes dimensões, esse conjunto de vitrais faz parte da pele de uma arquitetura classicizante, um tanto eclética e de inspiração francesa. Os temas das alegorias são todos alusivos às artes: figuras femininas, meninos, querubins, instrumentos musicais e também cartelas com inscrição de deuses gregos de gêneros do teatro e do Deus da música. São obras primas que decoram um dos principais teatros do país.

Relacionamento abusivo é o tema do novo trabalho da cantora e compositora Branka

 

 

 

Na noite de 1º de maio de 2017, um conflito entre manifestantes e policiais, atingiu o Municipal e um dos principais vitrais foi quase todo danificado. Em 2020, o Theatro participou de uma concorrência internacional através de edital e foi contemplado com o Programa da Fundação Gerda Henkel(Funding Initiative Patrimonies), de promoção da preservação de patrimônio cultural, especificamente em regiões do mundo que estejam em crise. É uma entidade de apoio a projetos na área das humanidades históricas que patrocina projetos na Alemanha e em vários lugares do mundo. O patrocínio no valor de Euro (€) 30.000,00 é para salvaguardar o Vitral Nº 13  e para o desenvolvimento do projeto executivo de restauro. O Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro apoiou e referendou o projeto.

Para promover a formação de mão de obra especializada em intervenção de vitrais históricos, foi idealizado o projeto “Vitral Nº 13 Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Proposta de restauração”. Trata-se da primeira etapa do Programa Patrimônio, Arte e Cooperação, desenvolvido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 2018, e voltado para gestores, conservadores e restauradores do patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

Liberdade e independência sexual: Lady Chokey fala sobre sexo!

 

 

O projeto é a primeira parte de um plano de trabalho que beneficiará a gestão e o saber fazer em vitrais históricos no Brasil a, objetivando catalogações, publicações, seminários, master classes e a formação profissionais e artesão, mão de obra em geral, capacitando profissionais  para intervir em vitrais com interesse artístico e histórico do nosso patrimônio.

Veja e leia a íntegra do pronunciamento da RioTur sobre os desfiles das escolas de samda do Rio

 

 

A duração dos trabalhos será de quatro meses, iniciando em setembro de 2020, com os cuidados e adequações necessárias à nova realidade, devido à pandemia. Com o uso de ferramentas digitais para discussões e avaliações técnicas, o local será exclusivamente destinado aos restauradores, tendo um ciclo de palestras com especialista do Brasil e Alemanha.

Futuro, ciência e tecnologia, longa nacional de ficção científica estreia em Gramado

 

 

Com o formato de webinário, serão realizadas quatro palestras ministradas pelo professor alemão Sebastian Strobl (University of Applied Arts – FH Erfurt, Alemanha), de graça, mediante inscrição, nos dias 14 de setembro, 13 de outubro, 09 de novembro e 07 de dezembro de 2020, às 10h30.  Será realizada também uma palestra gratuita, com a restauradora e especialista em vitrais brasileira Mariana Wertheimer (ACOR-RS), ainda em data ser definida.

 

Serviço:

Ciclo de palestras sobre conservação de vitrais – Elaboração de um projeto de conservação

Data: 14 de setembro – segunda-feira

Evento on-line das 10h30 às 12h30 (inglês/português)

Inscrições gratuitas através do link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_eV3FM5XBRPSzUeF5AvBNYQ

 

 

 

 

TAGS: Moda: Bermudas com barra dobrada Cantora e compositora Branka Darlin Ferratry é coroada rainha da ‘Sinfônica do Samba’ Sexy, charmosa e fatal! Horóscopo Alto Astral de 07/09 a 13/09 Evoluir e ajudar Thaeme e Thiago divulgam faixas inéditas Império Serrano realiza Super Live Jesus Luz faz live no Vidigal Taty Zatto exibe barriga definida Que avião! Metrô de SP apresenta obras de artes Flavia Gabê lança clipe Tucuruvi lança seu enredo 2021 Shows gratuitos onLine no YouTube Hambúrguer artesanal Flor da Mina do Andaraí apresenta nova logo Cine África online Benefícios do Yoga Parceria musical Sexy e sensual

 

-Cláudia Tisato-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.